iPhones poderão receber pagamentos de cartão de crédito via NFC

1 min de leitura
Imagem de: iPhones poderão receber pagamentos de cartão de crédito via NFC
Imagem: Apple Insider
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma nova atualização do iOS 15.4 deve implementar o recebimento de pagamentos via aproximação direto no iPhone. A novidade, que ainda não foi oficializada, utilizará o sistema NFC, já embarcado por padrão no smartphone da Apple, e pode oferecer a pequenos empreendimentos a possibilidade de aceitar cartão de crédito sem a necessidade de uma maquininha de cartão dedicada.

Até o momento, mesmo usuários que já recebem pagamentos de cartão de crédito em seus iPhones precisam de um terminal dedicado que se conecte ao telefone via Bluetooth. Como diversas fintechs e contas PJ digitais oferecem máquinas de pagamento gratuitas, elas ainda acabam sendo uma opção mais universal no Brasil.

Dois possíveis caminhos

A Apple comprou em 2020 a Mobeewave, empresa que desenvolveu uma tecnologia que permite que smartphones recebam pagamentos por aproximação utilizando leitor NFC. Dependendo de como a tecnologia for implementada na nova versão do iOS, isso pode representar o fim das máquinas de cartão, ao menos para os pequenos negócios que utilizam iPhones.

Caso a Apple permita que qualquer aplicativo utilize o sistema de recebimento por aproximação, prestadoras como Mercado Pago e PagBank podem simplesmente acrescentar a funcionalidade em seus apps. Com isso, a novidade eliminaria a necessidade da máquina de cartão, mas os pagamentos continuariam a ser processados por esses serviços.

Tarifa de gerenciamento de pagamentos do PagSeguroTarifa de gerenciamento de pagamentos do PagSeguroFonte:  PagSeguro 

Entretanto, o problema para essas contas digitais surge caso a tecnologia seja atrelada exclusivamente ao Apple Pay. Essa possibilidade, além de eliminar as maquininhas para donos de iPhone, coloca o serviço da Apple como concorrente direto das outras prestadoras — apesar de não cobrarem mensalidade, essas empresas cobram tarifas de gerenciamento sobre os pagamentos efetuados via cartão de crédito.

Vale lembrar que antes da Apple comprar a Mobeewave por US$ 100 milhões em 2020, a Samsung já financiava a startup e implementou a função de recebimento via NFC na linha Galaxy em 2019. Com cada vez mais aparelhos trazendo a tecnologia NFC embarcada, é bem provável visualizar um futuro em que todo smartphone seja também um terminal de pagamento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.