OnePlus 6 Avengers Edition: review/análise [vídeo]

12 min de leitura
Imagem de: OnePlus 6 Avengers Edition: review/análise [vídeo]

OnePlus 6 é um celular que constrói sobre o legado da empresa chinesa e traz uma mistura de hardware poderoso, câmeras boas e software em ótima forma. Além das dificuldades naturais do processo de importação, ele tem seus pontos fracos – mas certamente os diferenciais da Avengers Edition, que recebemos para testes, não são parte deles. Vamos explicar todos os detalhes agora no nosso review.

Visual bonito e moderno, mas não inédito

Começando pelo design, todas as versões do OnePlus 6 vêm com vidro na parte da frente e de trás e metal nas laterais. Na frente, a tela é esticada na proporção de 19:9 com um notch, e na traseira as câmeras duplas ficam alinhadas verticalmente com o sensor de digitais logo abaixo, no meio do aparelho. O mais comum é encontrar o celular nas cores preto fosco ou preto brilhante, mas existem também edições mais raras, em branco ou em vermelho.

A variante que nós recebemos, a Avengers Edition, é a única que conta com a traseira quadriculada com o logo dos Vingadores e um detalhe dourado na chave que você pode usar para deixar o celular no modo silencioso, só com vibrações ou com toques sonoros ativados. Essa edição também tem outros extras legais na caixa, os quais vamos explicar ao longo do texto.

OnePlus 6 Avengers review

O OnePlus 6 não tem certificação de resistência a água. Veículos estrangeiros renomados, como o iFixit e o JerryRigEverything, chegaram a afirmar que o aparelho teria o que é preciso para receber uma certificação IP de algum nível, mas a fabricante diz que ele consegue resistir só a respingos-d’água e não recomenda mergulhar o smartphone.

Em geral, o OnePlus 6 traz um visual bonito, moderno e premium, mas não se diferencia das tendências que vemos para todos os lados no mercado de ponta em 2018 – exceto nessa edição dos Vingadores, claro. A pegada do celular é boa, e ele não é desconfortável de usar para quem não tem mãos pequenas, mesmo com a tela grande.

Riscos de quebra e proteção do Homem de Ferro

Normalmente, dizemos que um celular de vidro é algo perigoso para os desastrados, mas aqui há um agravante. Consumidores que compraram as primeiras unidades do OnePlus 6 relataram que a traseira apresentou rachaduras perto da área das câmeras mesmo sem que o celular tenha caído no chão. Isso não aconteceu com o nosso modelo, porém é bom ficar esperto para o risco de rachaduras mesmo se você não tratar o smartphone com a delicadeza do Hulk.

Tirando isso, pelo menos a fabricante manda todos os OnePlus já com película e case na caixa. Nas edições normais, a capinha é daquelas simples e transparentes, mas na Avengers Edition o case incluso é diferenciado. A empresa diz que o acessório é inspirado no Homem de Ferro, mas pela cor eu digo que na verdade é o Máquina de Combate.

OnePlus 6 Avengers review

Além de ser bem mais estiloso, esse case é bastante rígido, o que ajuda a proteger melhor o smartphone. A pegada com a capa estilizada fica um pouco pior por causa das laterais pontudas e esticadas, mas pelo menos o material é bem menos escorregadio que o vidro, e os botões continuam funcionando bem.

Display na medida certa

No display, o OnePlus 6 vem com um painel AMOLED ótico de quase 6,3 polegadas na proporção esticada e com resolução Full HD+. Muitos celulares de ponta já têm telas Quad HD+, mas a menos que você pretenda usar o celular junto com óculos de realidade virtual, o Full HD+ consegue fornecer um ótimo nível de detalhes. Além disso, as cores atingidas pelo display são vivas, os pretos são profundos, e o brilho é forte. Com tudo isso, a experiência de uso da tela é muito boa na hora de ver séries e filmes e de jogar.

OnePlus 6 Avengers review

Fotos com bastante detalhe

A OnePlus continua mandando bem no quesito câmera também. Na traseira são dois sensores da Sony: um com 16 MP, lente com abertura de f/1.7 e estabilização ótica, e o outro com 20 MP, lente com abertura de f/1.7 e zoom ótico de duas vezes. Com esse kit, ele consegue fazer fotos ótimas durante o dia.

Os cliques são rápidos, o foco automático é bom, e as imagens saem com grande nível de detalhes e cores vivas, tanto na lente normal quanto na de zoom. No escuro, a quantidade de ruídos no modo automático é pequena. A qualidade das fotos cai um pouco nas fotos noturnas com zoom, mas ainda assim continua boa em geral.

É possível usar o modo retrato para desfocar o fundo das imagens tanto com as câmeras traseiras quanto com a frontal. Não dá para ajustar a intensidade do desfoque, porém em geral fiquei satisfeito com o resultado. O zoom ótico é uma mão na roda quando o seu alvo estiver longe e também ajuda para fazer ótimas capturas em macro.

O único momento em que as câmeras do OnePlus 6 tiveram dificuldade foi dentro de um restaurante iluminado por várias luzes coloridas. Nessa situação, ele simplesmente jogou as cores para o vermelho, o que deixou as imagens pouco parecidas com a realidade. Caso você siga a cartilha da Viúva Negra e não goste de ficar com a conta ou com as fotos no vermelho, nessa situação o melhor é apelar para as opções do modo Pro, que são boas.

Vídeos e selfies

Nos vídeos, o OnePlus 6 consegue gravar em 4K a 60 fps, e tanto a qualidade quanto a estabilização ficam legais, mas o celular restringe a gravação a no máximo 5 minutos. Dá para dobrar esse limite reduzindo apenas a taxa de quadros, mas se você quiser filmar à vontade vai ter que se contentar com pelo menos 1080p a 60 fps. É possível filmar em câmera lenta com resolução Full HD a 240 fps ou em HD a 480 fps, porém o limite máximo é 1 minuto de duração da filmagem, e o resultado não fica muito bom se você não estiver sob a luz do sol.

A câmera da frente também tem um sensor Sony, com 16 MP e lente com abertura de f/2.0. As selfies saem boas em lugares iluminados, mesmo se a luz for artificial. No escuro, as fotos ficam claras, mas a quantidade de ruídos é bastante perceptível, mesmo se você usar a tela como flash. Nesse último caso, o OnePlus 6 vai apenas quebrar um galho.

Poder de fogo de sobra

No hardware, o OnePlus 6 traz tudo o que se espera de um top de linha de 2018. O processador é o Snapdragon 845, o que garante bastante poder de fogo. Nas edições normais, ele pode vir com 6 GB ou 8 GB de memória RAM e com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Especificamente no caso da Avengers Edition, a única opção é a com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno.

Todas as variantes têm slots para dois cartões SIM, mas não aceitam micro SD, então é bom você escolher bem sua opção antes de comprar. Seja como for, o OnePlus 6 é certamente um dos celulares mais rápidos que nós testamos até agora. Abrir e trocar de aplicativos, fazer multitarefas ou rodar games pesados são ações que ele faz com bastante agilidade e sem engasgar.

OnePlus 6 Avengers review

Quando você tiver acabado de tirar o aparelho da caixa, tanto a versão com 6 GB de RAM quanto a de 8 GB devem ter desempenhos bem parecidos. Talvez a mais parruda segure aplicativos abertos no plano de fundo por um período um pouco maior, sem precisar usar a joia do tempo ou algum feitiço avançado. Seja como for, você provavelmente só notaria vantagens maiores na memória extra depois de 1 ano de uso ou mais.

Benchmarks

Para ver como o OnePlus 6 se sai em comparação com seus principais concorrentes, o aparelho foi submetido a três aplicativos de benchmark. Os testes utilizados foram AnTuTu Benchmark 7.03DMark (Slingshot Extreme), PCMark e Vellamo.

OnePlus 6 AnTuTu benchmark

O app AnTuTu 7.0 permite testar interface, CPU, GPU e memória RAM dos dispositivos. Os resultados são fornecidos individualmente e somados para gerar uma pontuação total. E aqui também vale a máxima para os pontos: quanto mais, melhor.

OnePlus 6 3DMark benchmark

O 3D Mark oferece uma série de testes para benchmark de smartphones. Entre eles, o Slingshot Extreme permite comparar diretamente entre processadores e GPUs em conteúdos acima do Full HD. A resolução do display é um fator que pode afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

OnePlus 6 PCMark benchmark

O PCMark mensura o desempenho do celular durante tarefas comuns de produtividade, como navegação na web, edição de vídeos e fotos e trabalho com documentos e dados em geral. Assim como nos outros casos, totais de pontuação maiores significam resultados melhores.

OnePlus 6 Vellamo benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes aos smartphones, medindo o desempenho durante o acesso de conteúdo na internet por meio de navegadores no primeiro e a performance do processador no segundo. Novamente, números maiores indicam resultados melhores.

OxygenOS dá um gás

O sistema operacional do OnePlus 6 é o Android Oreo, que vem com as modificações da OxygenOS da fabricante. O esquema de utilização é bem parecido com o sistema puro da Google, com algumas opções extras de customização e trocando o feed da Gigante das Buscas por cards com informações sobre os seus contatos, apps recentes, dados do celular e uma opção para digitalizar cartões de convênios ou de fidelidade – do tipo que não serve para fazer pagamentos.

Algo que sempre me agradou nos aparelhos da OnePlus que eu testei é que o software da empresa é otimizado para passar a impressão de que ele é mais rápido, e você realmente sente isso quando está usando. Não sei se eles encurtaram o tempo das animações e transições do sistema, e na prática a vantagem sobre outras versões do Android é bem pouca, mas o fato é que eu aprecio a sensação de velocidade do OxygenOS.

OnePlus 6 Avengers review

Se há um problema que eu posso citar, é o fato de muitas palavras do sistema ficarem em português de Portugal mesmo que você escolha a opção do Brasil quando configurar o celular. Não é como se isso atrapalhasse na utilização, mas você vai ter que se acostumar a ler palavras como ecrã, controlo e contacto.

Na Avengers Edition, o celular também vem de fábrica com um tema exclusivo em preto e amarelo, além de alguns fundos de tela de "Vingadores: Guerra Infinita". Nada revolucionário, mas legal mesmo assim.

Bateria na média, recarga rápida

Indo agora para a bateria, o OnePlus 6 vem com reservas de 3.300 mAh. No nosso teste de stress, com reprodução contínua de um vídeo no YouTube por 1 hora com o brilho da tela no máximo, o ritmo de consumo de energia esgotaria a carga dele em 8 horas e 20 minutos, o que não é um resultado ótimo, mas pode ser considerado bom.

No cotidiano, o aparelho consegue aguentar até o fim do dia sem precisar ir para tomada, desde que você não abuse muito de games e da gravação de vídeos. Pelo menos quem quiser usar o celular à vontade sem se preocupar com a bateria vai poder recuperar energia rapidinho mesmo sem ter os poderes do Deus do Trovão.

OnePlus 6 Avengers review

A fabricante inclui o carregador Dash Charge em todas as versões do celular. Com meia hora na tomada, ele consegue ir de zero a 57%, e em 1 hora ele passa de 90%. Só nos 10% finais que ele desacelera, e aí a recarga total leva mais ou menos 1h35.

Extras

O speaker continua sendo mono e fica na pior posição possível, logo abaixo do celular. O som atinge um volume considerável, e a qualidade é decente, mas é bem fácil bloquear com a mão sem querer. O OnePlus 6 não vem com fone de ouvido na caixa, o que infelizmente é comum em celulares chineses. Pelo menos ele tem entrada para o acessório, então você pode usar qualquer um que tiver.

Vale dizer ainda que o leitor de digitais continua em uma posição fácil de alcançar na traseira e é bem rápido para reconhecer seus dedos e desbloquear a tela. O reconhecimento facial também continua bastante rápido, mas ainda não é tão seguro quanto as digitais.

OnePlus 6 Avengers review

A Avengers Edition tem mais um pequeno extra na forma de uma insígnia dourada dessas aqui, que vem com o símbolo de um de seis Vingadores possíveis: Thor, Hulk, Viúva Negra, Pantera Negra, Homem de Ferro ou Capitão América. A nossa é a do Thor, mas não tem como saber qual vai estar na sua caixa antes de abri-la. Até recentemente, as insígnias faziam parte de uma promoção, porém agora isso já acabou, e elas só servem como colecionáveis mesmo.

Vale a pena?

Nenhuma das versões do OnePlus 6 é vendida oficialmente no Brasil, então quem quiser um vai ter que recorrer a lojas como a GearBest. Os preços variam bastante por causa da cotação do dólar e de promoções relâmpago, mas dá para encontrar as edições normais com valores a partir de R$ 1.908 na configuração de 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento e chegando a uns R$ R$ 2.531 pelo modelo com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno.

Já o OnePlus 6 Avengers Edition existe só na opção máxima, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, e por enquanto custa pelo menos R$ 3.115. Além disso, vale lembrar que todos os preços que eu falei aqui não incluem impostos de importação, então se você der o azar de ser taxado, pode ter que pagar de R$ 200 a até 60% extra sobre o valor da compra.

OnePlus 6 Avengers review

Você não precisa ser um gênio bilionário playboy filantropo para conseguir pagar mesmo no pior dos casos, mas é uma grana considerável. Com muito azar, o importado pode sair mais caro que alguns top de linha disponíveis oficialmente por aqui. Além disso, a importação pode demorar bastante, e a OnePlus não tem assistência técnica oficial no Brasil. Pelo menos a GearBest garante a troca do aparelho caso ele chegue com algum defeito; é só não perder o prazo da devolução.

Considerando tudo o que falamos aqui, dá para concluir que o OnePlus 6 é um excelente smartphone e tem um ótimo custo-benefício, desde que você esteja disposto a correr os riscos da importação. Se isso não é um problema para você, pode comprá-lo sem medo de ser feliz.

-----

E aí, o que que você achou do OnePlus 6? E da Avengers Edition? Entendeu todas as referências? Diga nos comentários abaixo e deixe também qualquer dúvida que tiver sobrado, ou fale comigo pelo perfil @Leobrjor no Instagram ou no Twitter. Se estiver interessado em comprar um, confira os links a seguir para encontrar os melhores preços atuais e instale o plugin do TecMundo Descontos para o Google Chrome.

Opções de compra

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.