Voxel

Confira as apostas do TCG e a cobertura completa do VGA 2011! [vídeo]

Último Vídeo

GOTY. Apesar de possuir apenas quatro letras, essa pequena sigla deu muito o que falar em 2011 — assim como em anos anteriores. Bastava um grande título chegar aos consoles para que alguém já o considerasse um candidato a jogo de ano. Só nos comentários das análises feitas aqui no BJ, foram eleitos dezenas de Games of the Year. Porém, a hora de eleger o verdadeiro GOTY chegou.

A indústria possui várias premiações, mas a principal é, sem dúvidas, o Video Game Awards. Mais conhecido como VGA, o evento é organizado pelo canal americano Spike TV e é considerado o acontecimento mais importante do mercado, sendo o equivalente dos jogos ao Oscar.

Neste ano, o VGA acontece no dia 10 de dezembro, a partir das 22h30, horário de Brasília. Como você conferiu aqui no BJ, a lista de indicados não traz muitas surpresas, mas várias polêmicas. Caso você não se lembre, os seguintes títulos estão concorrendo ao cobiçado prêmio:

Quem vai ganhar? Ainda não sabemos, mas isso não impediu que nós, da equipe BJ, especulássemos algumas possibilidades. Para isso, reunimos os redatores que analisaram cada um dos indicados para discutir por que aquele título pode ganhar. Ou não.

No vídeo que abre este artigo, você confere a opinião e o favorito de cada um — além de saber quem são as pessoas por trás dos textos do site. Isso sem falar dos grandes jogos que ficaram de fora e mereciam estar disputando o prêmio.

Aguarde... Carregando a enquete.

Uma prévia de 2012

Porém, o VGA não é um evento que apenas premia as empresas e os jogos lançados. Muitos estúdios aproveitam o momento para anunciar novos projetos ou liberar informações sobre um game que está por vir. Em 2010, por exemplo, tivemos o primeiro trailer de Batman: Arkham City e as informações iniciais de Mass Effect 3.

Para amanhã, algumas surpresas estão reservadas. É o caso do The Last of Us, o misterioso título da Sony que recebe um detalhes todos os dias. Após alguns teasers misteriosos e uma possível referência em Uncharted 3, enfim saberemos do que o jogo se trata.

Além disso, como você viu no vídeo, outras revelações estão por vir. É o caso de:

E o Troféu BJ?

Ficou indignado com a falta de Gears of War 3 na lista de indicados? Acha que Dark Souls deveria concorrer a mais prêmios? Se as escolhas do VGA não o agradaram, saiba que você pode dar seu apoio na escolha dos Melhores do Ano do BJ.

A votação para as diversas categorias começam nas próximas semanas, então não deixe de participar!

AO VIVO

 

22:06 Boa noite, galera! Vamos fazer a transmissão do Video Game Awards por aqui. Como a Spike TV não disponibilizou transmissão via streaming, não teremos um vídeo ao vivo com a premiação. Desse modo, acompanhe as novidades nesta página. Para isso, basta dar F5 para acompanhar as novidades. Enquanto isso, também estamos aguardando o início do show.

22:13 De acordo com a organização do Video Game Awards, o chamado pré-show começa às 22h30. É nesse momento que teremos os primeiros anúncios e trailers. A premiação começa somente às 23h.

22:25 Pronto, galera! Conseguimos um streaming do evento! Agora é só esperar começar.

22:44 Pedimos desculpas pelo transtorno. Também fomos pegos de surpresa.

22:50 O primeiro trailer exibido foi de Hitman: Absolution. A premissa é apresentada no final do vídeo: "O assassino original". O que isso significa?

22:53 Primeiro anúncio: Tony Hawk's Pro Skater HD. Será lançado digitalmente e custará menos de US$ 20

22:59 Temos um novo Tekken Tage Tournament 2! O jogo chegará aos consoles no final de 2012!

23:01 Temos um pequeno vídeo que brinca com Batman: Arkham City. Nele, o apresentador do VGA, Zachary Levi, é consultado por Hugo Strange.

23:08 Agora Levi está brincando com os membros da indústria presentes no evento. "Hoje a noite é de vocês!"

23:09 Ele acaba de ser "atacado" por um soldado, que senta em sua cabeça após derrubá-lo.

23:10 Uma brincadeira com Portal 2. Alguns robôs do game surgem virtualmente no palco.

23:11 Cenas do game são exibidas. Levi — que também é o protagonista da série Chuck — se diz um grande fã do game.

23:12 O cantor will.i.am, da banda Black Eye Peas, sobe ao palco para mostrar The Last of Us.

23:13 Os rumores eram reais. É um game da Naughty Dog. Vemos uma criança correndo por um local abandonando e vê alguém enfrentando um infectado, que se parecem com as crituras de Uncharted: Drake's Fortune. O mundo é realmente pós-apocalíptico, com cidades abandonadas e tomadas pela vegetação. A protagonsita parece ser uma menina. Os gráficos são realmente muito bonitos.

23:16 Hora de conhecermos o melhor jogo de Aventura de 2011. E o vencedor é... Batman: Arkham City!

23:17 Batman também foi eleito o melhor game adaptado e melhor jogo para Xbox 360

23:19 É isso mesmo? Batman levou melhor Xbox 360? A apresentadora do prêmio de melhor ação também mencionou isso, mas não ficou claro. Será que o Morcego realmente derrubou Gears of War 3?

23:25 Ao que parece, teremos o misterioso anúncio da BioWare!

23:25 Tivemos as primeiras imagens reais de Mass Effect 3. Um robô e um monstro gigante lutam ao mesmo tempo em que Sheppard e os demais personagens tentam escapar e acabar com as ameaças. No final, vemos a Terra sendo atacada.

23:30 O misterioso game da BioWare é Command & Conquer: Generals 2. O jogo está sendo desenvolvido em parceria com a EA e usará a engine Frostbite 2.

23:37 Mais um candidato a Jogo do Ano é exibido. Imagens de Batman: Arkham City.

23:39 Kevin Jonas — sim, de Jonas Brothers — apresenta o trailer de Rainbow 6 Patriots. Vemos um grupo invadir um escritório, amarrar uma bomba em um senhor e arremessá-lo pela janela! Tenso.

23:49 Alan Wake's American Nightmare é anunciado para Xbox LIVE. O jogo parece manter a mesma essência do anterior e com uma atmosfera ainda mais envolvente. Ao que parece, teremos ficção virando realidade e Wake lutando para acabar com essa loucura.

23:51 Uma homenagem aos 25 anos de The Legend of Zelda.

23:52 Shigeru Miyamoto surge no palco sob o símbolo da Triforce. O público vai à loucura.

23:53 A boa notícia é que ele não anunciou a aposentaria.

00:02 Tony Hawk sobe ao palco, mas para mostrar The Amazing Spider-Man, o novo game do herói. O jogo está sendo desenvolvido pela Beenox. O vídeo mostra robês da Oscorp atacando Nova York. Homem-Aranha surge e enfrenta as máquinas, incluisve um robô gigantesco. Mas é isso? Nada de vilões? Duende Verde, Lagarto... Ninguém?

00:04 Hulk Hogan sobe ao palco para anunciar:

  • Melhores gráficos: Uncharted 3
  • Melhor jogo de PS3: Uncharted 3
  • Melhor jogo de Wii: The Legend of Zelda: Skyward Sword
  • Melhor jogo com sensores de movimento: The Legend of Zelda: Skyward Sword
  • Melhor jogo de luta: Mortal Kombat
  • Melhor canção original: Bastion
  • Melhor jogo para portátil: Super Mario 3D Land
  • Melhor jogo Indie: Minecraft
  • Melhor jogo para PC: Portal 2
  • Melhor multiplayer: Portal 2
  • Melhor DLC: Portal 2
  • Melhor dublagem feminina: Portal 2
  • Melhor dublagem masculina: Portal 2

00:21 Transformers: Fall of Cybertron é anunciado! Uma música romântica para mostrar Optiimus Prime e outros robôs lutando em um planeta em decadência. Apesar de serem robôs gigantes, estamos diante de uma guerra, com feridos e baixas. Apesar de não termos nenhuma imagem de jogabilidade, vemos os Autobots e outras facções em combate. O lançamento é para o outono de 2012, ou seja, entre os meses de setembro e dezembro do ano que vem.

00:25 Ao que parece, teremos Autobots, Decepticons e Dynobots.

00:30 Para anunciar o melhor jogo de tiro, ninguém melhor do que Charlie Sheen. E em uma categoria com grandes nomes, o vencedor é... Call of Duty: Modern Warfare 3.

00:34 Cliff Bleszinski, da Epic Games, surge. Qual será o grande anúncio? Eis que vemos Fortnite. Trata-se de um conceito estranho, com zumbis, criaturas das sombras em um visual cartunesco. Mas vindo da Epic, podemos esperar algo bom.

00:42 Cena inicial de Diablo III! Vemos as páginas de um livro ganharem vida, mostrando uma batalhe épica do Bem contra o Mal. Até que uma moça acorda no que parece ser uma biblioteca e um senhor fala sobre as forças do Inferno estarem se aproximando e que as trevas estão prestes a atacar este mundo. Nesse momento, uma bola de fogo acerta o lugar.

00:50 Agora é a hora de BioShock Infinite. Vemos os cidadãos de Columbia ajudando pessoas feridas, dando destaque a Elizabeth. Em seguida, temos um conflito, quase como uma manifestação popular com muita violência. Ao que parece, estaremos no meio desse caos.

00:54 Particularmente, esperava mais desse trailer de BioShock. Nada de novo, apenas imagens da cidade e do "Big Daddy voador" em ação.

00:57 Chegamos à categoria de Personagem do ano. E o vencedor é o Coringa! Ele ainda faz uma brincandeira com a Rocksteady mostrando o script de Batman: Arkham World.

00:58 E o Game of the Year finalmente foi anunciado: The Elder Scrolls V: Skyrim! O jogo ainda foi eleito o melhor RPG de 2011 e a Bethesda eleita a melhor desenvolvedora.

00:59 Zelda não ganhou. Não apareço fantasiado no próximo vídeo.

01:00 Kojima sobe ao palco para mostrar o trailer de Metal Gear Rising. O novo trailer mostra Raiden mostrando sua perícia na espada. Os movimentos são bem ágeis, quase ao estilo Devil May Cry. Além disso, temos um pequeno congelamento na cena para que o personagem possa "fatiar" os inimigos. As batalhas estão de tirar o fôlego.

01:03 O jogo está sendo produzido pelo estúdio de Kojima e desenvolvido pela Platinum Games, de Bayonetta, o que justifica a jogabilidade ágil.

01:05 Ao que parece o título ganhou um subtítulo novo, sendo chamado de Metal Gear Rising: Revengeance. O trailer acaba com Raiden lutando com outro soldado robótico.

01:07 É isso aí, galera! O VGA 2011 acaba por aqui. Obrigado a todos que acompanharam o evento pelo BJ e desculpem pelos transtornos durante a transmissão! E não deixem de conferir as principais novidades do Video Game Awards amanhã aqui no TecMundo Games!

Você sabia que o Voxel está no Facebook, Instagram e Twitter? Siga-nos por lá.