Xiaomi revela segredo de construção da sua TV transparente

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi revela segredo de construção da sua TV transparente
Imagem: Reprodução

Na última semana, a Xiaomi anunciou o lançamento da Mi TV LUX, um aparelho de luxo cuja principal característica é ser transparente. Agora, a empresa detalhou os processos que envolveram sua construção.

Para começar, tudo o que normalmente vai atrás da tela foi movido para outro local. Sendo assim, componentes eletrônicos e hardware de som se encontram na base do dispositivo. Considerando que eles ficariam sem o espaço habitual, foi necessário um cuidado especial para o resfriamento adequado. Logo, o chipset carrega um dissipador de calor e toda a base é pontilhada com aberturas que auxiliam no processo.

Acomodar componentes foi um grande desafio.Acomodar componentes foi um grande desafio.Fonte:  Reprodução 

Outro fato importante é que displays LCD e OLED não podem ser transparentes. Ainda assim, a companhia selecionou o OLED, que não necessita de luz externa para exibir imagens – o que reduz a quantidade de materiais utilizados.

Complementando a tecnologia, foi inserida uma matriz RGBW com design exclusivo, na qual apenas metade do painel é coberto com pixels, enquanto a outra carrega pontos finos o suficiente para que não sejam visíveis a uma distância normal.

Uma vez que as lacunas entre eles são igualmente minúsculas, o aspecto final do lançamento é garantido.

Pixels ocupam apenas metade do display.Pixels ocupam apenas metade do display.Fonte:  Reprodução 

Acabamento e futuro da tecnologia

Para não prejudicar a durabilidade da Mi TV LUX, a Xiaomi explica que o display de 55 polegadas é fundido a uma lâmina de vidro por meio de uma cola curável por UV. Em seguida, tudo é inserido em uma moldura de metal fina, responsável pela rigidez do aparelho.

Abaixo, você confere como o novo OLED se compara ao tradicional, sendo que à esquerda está o transparente.

Comparação entre novidade da Xiaomi e OLED tradicional.Comparação entre novidade da Xiaomi e OLED tradicional.Fonte:  Reprodução 

A inserção de câmeras frontais de smartphones atrás de telas do tipo é o próximo passo visado por empresas do ramo, e protótipos similares já estão sendo estudados. Isso só não aconteceu ainda porque, de acordo com a chinesa, a alta densidade de pixels dos displays é um obstáculo – o que acaba prejudicando a qualidade das capturas. Agora, pode ser que as coisas comecem a andar mais rápido.

Imagem: Smart TV Box Xiaomi Mi Box S 4K, 8GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart TV Box Xiaomi Mi Box S 4K, 8GB

O conversor de TV inteligente Xiaomi Mi Box S vem com Android TV, Google Assistente, roda vários aplicativos e qualquer serviço de streaming popular; além de vídeos em 4K.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.