logo e3 2016

tudo o que rolou de melhor na E3 2016

Entre os dias 13 e 16 de junho de 2016, rolou mais uma edição da E3, um dos eventos mais importantes do ano para os jogos eletrônicos. Durante quatro dias, as principais empresas da área revelaram projetos inéditos, anunciaram novos hardwares e permitiram que os consumidores tivessem um relance do futuro dessa indústria.

Como se tornou tradição, as equipes do TecMundo e do TecMundo Games acompanharam de perto todas as novidades e trouxeram a você a cobertura mais completa do Brasil. Além de uma equipe remota — que acompanhou tudo a partir dos escritórios do Grupo NZN — tivemos redatores presentes nos Los Angeles Convention Center que testaram as principais novidades anunciadas e conversaram com os desenvolvedores responsáveis por ela.

O resultado desse trabalho você confere neste especial, que reúne resumos de conferências, listas de jogos anunciados, os destaques da feira e os resultados de nosso “Troféu TecMundo Games”. Prepare-se: neste Super Conteúdo especial você encontra o material mais completo da internet sobre a mais recente edição do evento que nenhum jogador pode deixar passar.

Principais anúncios

Confira as novidades apresentadas por alguns dos principais nomes da indústria

Electronic Arts

Este ano, a Electronic Arts decidiu apostar em um evento à parte da E3, o EA Play. No entanto, apesar de estar um espaço separado da feira, a companhia manteve sua tradicional conferência de imprensa e apresentou mais detalhes de títulos esperados como Titanfall 2, Mass Effect Andromeda e FIFA 17.

Apostando cada vez mais na engine Frostbite, a empresa também deu espaço para jogos independentes com sua iniciativa EA Originals. No entanto, o destaque ficou por conta de Battlefield 1, que volta ao passado para reinventar muito do que conhecemos da série de tiro em primeira pessoa.

Battlefield 1

Battlefield 1

PC, Xbox One e Playstation 4 - 21 de outubro de 2016

Ponto-chave da apresentação da EA, Battlefield 1 dá uma ênfase maior à dinâmica de batalhas e incorpora um sistema de clima dinâmico que muda totalmente a forma como você joga. Entre os elementos destacados pela empresa está a possibilidade de pilotar aviões, trens blindados e navios de guerra, entre outros veículos impressionantes.

▶ Trailer

Titanfall 2

Titanfall 2

PC, Xbox One e Playstation 4 - 28 de outubro de 2016

A Respawn Entertainment teve tempo para repensar seus erros e acertos após o primeiro Titanfall, trazendo uma experiência bastante renovada para a sequência. Além de apostar em um multiplayer mais insano, a empresa também promete um modo campanha interessante para aqueles que preferem jogar sozinhos.

▶ Trailer

Madden NFL 17

Madden NFL 17

PC, Xbox One e Playstation 4 - 23 de agosto de 2016

A EA segue apostando no futebol americano, dando uma ênfase maior ao campo dos eSports. A empresa vai promover quatro grandes torneios globais com uma premiação superior a US$ 1 milhão para permitir que jogadores habilidosos testem as forças de seus times.

▶ Trailer

Mass Effect Andromeda

Mass Effect Andromeda

PC, Xbox One e Playstation 4 - Março de 2017

Os fãs da Bioware ficaram um pouco decepcionados pelas poucas informações divulgadas sobre o novo Mass Effect. Com a promessa de oferecer um novo universo a ser explorado, o game deve ganhar mais informações até o final de ano, segundo promessas feitas pela empresa.

▶ Trailer

FIFA 17

FIFA 17

PC, Xbox One e Playstation 4 - 27 de setembro de 2016

Os gramados virtuais de FIFA vão ganhar uma nova cara graças à engine Frostbite, que traz ainda mais realismo para o jogo. A maior novidade fica pela inclusão de um modo carreira inédito, no qual os jogadores vão poder seguir a tragetória de Alex Hunter no mundo do esporte.

▶ Trailer

Fe

Fe

Data e plataformas indefinidas

Ainda sem plataforma ou data de lançamento, Fe é o primeiro resultado do projeto EA Originals. A intenção da empresa é dar a estrutura e o dinheiro necessário para que estúdios independentes apresentem idéias originais e interessantes capazes de se tornar novas referências de qualidade no mundo dos games.

▶ Trailer

Novidades de Star Wars

Novidades de Star Wars

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2017 e 2018

A EA confirmou que a DICE já está trabalhando em um novo Battlefront com cenas dos filmes mais recentes e confirmou que o game da série escrito por Amy Hennig chega às lojas em 2018. Além disso, ela confirmou um jogo em terceira pessoal desenvolvido pela Respawn que deve explorar uma era diferente do universo de Star Wars.

Bethesda

Após uma estréia bombástica na E3 de 2016, a Bethesda novamente deu início a feira com uma apresentação recheada de novidades. O destaque é Quake Champions, game que apresenta a série à geração ligada em jogos competitivos baseados em personagens com habilidades diferentes, com foco especial nos eSports.

A empresa também mostrou uma versão remasterizada de Skyrim para os consoles da geração atual, divulgou mais detalhes sobre o game de cartas The Elder Scrolls: Legends e surpreendeu muita gente com a volta de Prey. Entre DLCs para Fallout 4 e Doom, ela também cedeu espaço para o impressionante Dishonored 2 — no entanto, muita gente sentiu falta de Battlecry, game anunciado no ano passado.

Prey

Prey

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2017

A Bethesda decidiu reiniciar do zero o desenvolvimento do segundo Prey, que agora está nas mãos da Arkane Studios. Apresentando uma narrativa perturbadora, o FPS promete deixar o jogador paranóico com os eventos que estão acontecendo na estação espacial Talos I.

▶ Trailer

The Elder Scrolls: Legend

The Elder Scrolls: Legend

PC, MacOs, iOS e Android - Final de 2016

A Bethesda aposta em uma campanha com uma história relacionada diretamente com o universo The Elder Scrolls para diferenciar seu jogo de cartas. Atualmente em fase de testes Beta, o game promete ser um concorrente de peso para Hearthstone da Blizzard.

▶ Trailer

The Elder Scrolls V: Skyrim – Special Edition

The Elder Scrolls V: Skyrim – Special Edition

PC, Xbox One e Playstation 4 - 28 de outubro

Skyrim está de volta com uma apresentação gráfica atualizada pronta para tirar proveito do poder do Xbox One e do PlayStation 4. Também disponível para PC, o game vai ser oferecido de forma gratuita para quem já comprou a versão original e seus DLCs.

▶ Trailer

DLCs de Fallout 4

DLCs de Fallout 4

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2016

Os novos DLCs de Fallout 4 vão expandir os sistemas de construção de Fallout 4 e permitir que você encarne o vilão desse mundo pós-apocalíptico ou brinque de deus conduzindo experiências em seu próprio vault. Ao todo, a Bethesda vai oferecer um total de três pacotes adicionais para o RPG lançado no final de 2015.

▶ Trailer

Quake Champions

Quake Champions

Windows - 2017

Quake está de volta com suas batalhas em arena recheadas de ação e velocidade. Com jogabilidade voltada ao público fã de eSports, o FPS promete investir em personagens com habilidades próprias como seu diferencial.

▶ Trailer

Fallout Shelter

Fallout Shelter

Windows - Julho 2016

Sucesso no Android e no iOS, Fallout Shelter também vai chegar aos PCs em julho deste ano. O game também vai ganhar sua versão 1.6 que inclui o novo sistema “Quests” que adiciona novos personagens, inimigos e um sistema de combate mais avançado.

▶ Trailer

DLCs de Doom

DLCs de Doom

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2016

O primeiro pacote de DLCs de Doom vai trazer três mapas inéditos para o modo multiplayer: Offering, Cataclym e Ritual. Para atrair mais jogadores, a Bethesda anunciou que, durante um tempo limitado, é possível jogar a primeira fase do game de maneira totalmente gratuita.

▶ Trailer

Dishonored 2

Dishonored 2

PC, Xbox One e Playstation 4 - 11 de novembro de 2016

Revelado em 2015, Dishonored 2 apareceu de forma mais completa revelando a nova cidade de Karnaca. Além do herói do jogo original, Corvo Attano, você vai controlar sua filha Emily Kaldwin em uma jornada para destruir as estruturas de um governo corrupto.

▶ Trailer

Ubisoft

Com uma apresentação animada, a Ubisoft deu bastante foco em games que já eram conhecidos do público, como Watch Dogs 2 e Ghost Recon: Wildlands. No entanto, ela não deixou de lado novidades como a nova franquia Steep e a confirmação de seu primeiro game para o Nintendo NX (Just Dance 2017).

Também chamou atenção os segmentos dedicados ao novo game de South Park, a For Honor e Grow Up e às novas experiências de realidade virtual desenvolvidas pela companhia. Mantendo a tradição, ela também reservou espaço a Assassin’s Creed — que este ano fica distante do universo dos games para explorar as telas de cinema.

South Park: The Fractured but Whole

South Park: The Fractured but Whole

PC, Xbox One e Playstation 4 - 6 de dezembro

A sequência de Stick of Truth aposta em brincadeiras com o universo dos super-heróis para conquistar novamente a atenção dos jogadores. Entre as novidades está um sistema de combates com mais opções de movimentação e mecânicas que alteram o tempo e o espaço.

▶ Trailer

Just Dance 2017

Just Dance 2017

Praticamente todas - 25 de outubro de 2016

Primeiro game da série a chegar ao PC e ao esperado Nintendo NX, Just Dance 2017 mantém a tradição da série de oferecer um repertório pop atualizado. O título tem mais de 40 músicas que abrangem vários gostos musicais, incluindo nomes como Queen, PSY e Justin Bieber.

▶ Trailer

Ghost Recon: Wildlands

Ghost Recon: Wildlands

PC, Xbox One e Playstation 4 - 7 de março de 2017

Anunciado em 2015, Wildlands voltou a dar as caras em vídeos que mostram detalhes de sua jogabilidade e de seu mundo aberto — o maior já criado pela Ubisoft. Recheado de ação, o game deve ser particularmente interessante para quem gosta de jogar com um grupo de amigos.

▶ Trailer

Steep

Steep

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2017

A Ubisoft aposta nos esportes de inverno em sua nova franquia. Oferecendo um mundo aberto repleto de neve, o game permite que você trace suas próprias rotas em competições de snowboard, wingsuit, esqui e parapente.

▶ Trailer

The Division: DLC Survival

The Division: DLC Survival

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2 de agosto

Além de falar sobre o DLC Underground (mostrado na apresentação da Microsoft), a Ubisoft revelou detalhes do pacote Survival. Nele, os jogadores vão ter que procurar meios de sobreviver a uma nevasca que ameaça soterrar toda a cidade de Manhattan.

▶ Trailer

Eagle Flight VR

Eagle Flight VR

Oculus VR, HTC Vive e PlayStation VR - Final de 2017

A Ubisoft aposta em uma espécie de corridas entre águias como uma de suas primeiras experiências de realidade virtual. Disponível inicialmente para Oculus VR, o game também deve ser lançado para outras plataformas ainda no final de 2017.

▶ Trailer

Star Trek: Bridge Crew VR

Star Trek: Bridge Crew VR

Oculus VR, HTC Vive e PlayStation VR - Final de 2017

Nessa experiência baseada na série de sucesso, até quatro jogadores podem assumir papéis de comando em uma nave da frota espacial. O game vai usar a versão cinematográfica criada por JJ Abrams como base e vai permitir que você assuma a pele de jogadores com sexos, espécies e etnias variadas.

▶ Trailer

For Honor

For Honor

PC, Xbox One e Playstation 4 - 14 de fevereiro de 2017

O game que chamou atenção por seus combates brutais finalmente ganhou uma data de lançamento: 14 de fevereiro. Entre os destaques da apresentação está a confirmação de que o jogo vai ter campanhas single player para cada um de seus heróis.

▶ Trailer

>
Grow Up

Grow Up

PC, Xbox One e Playstation 4 - Agosto de 2016

Sequência do sucesso Grow Home, o game continua apostando em uma jogabilidade baseada em física. Na nova aventura, você vai poder plantar sementes para explorar cenários psicodélicos com vistas bastante belas.

▶ Trailer

Watch Dogs 2

Watch Dogs 2

PC, Xbox One e Playstation 4 - 15 de novembro

Revelado oficialmente pouco antes da E3, Watch Dogs 2 coloca o jogador em meio à cena hacker de São Francisco. Entre os anúncios feitos durante a conferência está o fato de que os jogadores do PlayStation 4 vão receber DLCs 30 dias antes das demais plataformas.

▶ Trailer

Trials of the Blood Dragon

Trials of the Blood Dragon

PC, Xbox One e Playstation 4 - 13 de junho

Misturando elementos da série Trials com Far Cry: Blood Dragon, o game apresenta uma estética que lembra bastante os filmes e desenhos dos anos 80. Apostando em uma história engraçada, o game testa suas habilidades em percursos recheados de obstáculos.

▶ Trailer

Sony

Enquanto muitos esperavam pela revelação do PlayStation 4 Neo, a Sony preferiu se focar exclusivamente na apresentação de novos games. Apostando em uma orquestra ao vivo, a companhia exibiu títulos de peso como o novo God of War, Resident Evil VII e Death Stranding, projeto inédito de Hideo Kojima.

Outras surpresas incluem um novo game de Spider-Man desenvolvido pela Insomniac e a aguardada volta de Crash Bandicoot na forma de remakes da trilogia original. Para completar, finalmente descobrimos a data de lançamento de Horizon: Zero Dawn, do esperado The Last Guardian e do PlayStation VR, que chega às lojas no dia 13 de outubro por US$ 399.

Days Gone

Days Gone

Playstation 4 - 2017

Nova franquia exclusiva da Sony, Days Gone aposta em um universo apocalíptico recheado de zumbis agressivos. Ao que tudo indica, o game vai ser um prato-cheio para jogadores que preferem apostar na agressividade do que na sutileza para sobreviver em um mundo hostil.

▶ Trailer

The Last Guardian

The Last Guardian

Playstation 4 - 25 de outubro de 2016

Após anos de espera, o novo projeto do Team ICO finalmente ganhou uma data de lançamento. O novo trailer divulgado pela Sony mostrou rapidamente alguns dos quebra-cabeças presentes no jogo e a presença de uma versão maligna da criatura que acompanha você na aventura.

▶ Trailer

Horizon: Zero Dawn

Horizon: Zero Dawn

Playstation 4 - 28 de fevereiro de 2017

Confirmando indícios anteriores, a Guerrila Games confirmou que Horizon: Zero Dawn só sai em 2017. Apostando em um mundo aberto pós-apocalíptico, o game tem um vasto arsenal de equipamentos e armadilhas para você derrotar os dinossauros mecânicos que dominam esse mundo.

▶ Trailer

God of War

God of War

Playstation 4 - 2017

Kratos está de volta em uma aventura bastante diferente. Apostando em um cenário inspirado na mitologia nórdica, o game quer apresentar um outro lado da personalidade do anti-herói responsável por dizimar o Olimpo.

▶ Trailer

Detroit: Become Human

Detroit: Become Human

Playstation 4 - 2017

O novo projeto da Quantic Dream aposta na liberdade de escolhas para envolver o jogador. No game você assume o papel de um androide que tem que desvendar uma série de crimes relacionados a seres mecânicos que estão se revoltando contra os humanos que os criaram.

▶ Trailer

Resident Evil VII

Resident Evil VII

PC, Xbox One, Playstation 4 e PS VR - 2017

Uma das maiores surpresas da E3 foi o ressurgimento de Resident Evil na forma de uma experiência assustadora para realidade virtual. Uma demonstração já disponível na PSN mostra que a Capcom quer voltar a explorar o terror como forma de atrair os fãs antigos da série.

▶ Trailer

Farpoint

Farpoint

PlayStation VR – 2017

Desenvolvido por uma pequena desenvolvedora independente, Farpoint nos leva a um mundo alienígena sob uma perspectiva em primeira pessoa. O game deve ajudar a provar se o gênero FPS consegue se adaptar ao novo universo da realidade virtual.

▶ Trailer

Star Wars Battlefront: X-Wing VR Mission

Star Wars Battlefront: X-Wing VR Mission

PlayStation 4 – sem data

Confirmando rumores de que vai trazer Star Wars para a realidade virtual, a DICE revelou um teaser de X-Wing VR Mission. Embora pouco tenha sido mostrado, a perspectiva de pilotar uma das icônicas naves da série já é suficiente para nos deixar bastante animados.

▶ Trailer

Batman Arkham VR

Batman Arkham VR

PlayStation VR – 2017

Em seu novo projeto, a Rocksteady volta a explorar o mundo de Batman sob uma nova perspectiva. A promessa é que a nova experiência faça você realmente se sentir na pele do famoso detetive dos quadrinhos.

▶ Trailer

Remaster de Crash Bandicoot

Remaster de Crash Bandicoot

PlayStation 4 – 2017

Atendendo a pedidos dos fãs, a Sony fez um acordo com a Activision para criar versões remasterizadas dos três primeiros games da série Crash Bandicoot. No entanto, a volta do herói deve acontecer através de Skylanders Imaginators, no qual ele vai fazer uma aparição na forma de um dos brinquedos interativos do game.

▶ Trailer

Final Fantasy XV VR Experience

Final Fantasy XV VR Experience

PlayStation – 13 de outubro de 2016

Experiência complementar a Final Fantasy XV, o novo game vai permitir que você assuma a pele de Prompto durante momentos-chave do RPG. Já confirmado para PlayStation VR, o título deve ser acessível a partir do dia 13 de outubro deste ano.

▶ Trailer

Call of Duty: Modern Warfare Remastered

Call of Duty: Modern Warfare Remastered

PlayStation 4 e Xbox One – 4 de novembro de 2016

Versão atualizada de um dos capítulos mais consagrados de Call of Duty, Modern Warfare Remastered chega às lojas junto com o novo Infinite Warfare. Embora o conteúdo do jogo seja o mesmo em todas as plataformas, os donos do PlayStation 4 vão poder aproveitá-lo 30 dias antes da concorrência.

▶ Trailer

LEGO Star Wars: The Force Awakens

LEGO Star Wars: The Force Awakens

PC, Xbox One e Playstation 4 – 28 de junho

Com lançamento programado para o final de junho, o novo LEGO Star Wars explora o universo do capítulo The Force Awakens. Durante sua conferência, a Sony anunciou que uma demonstração gratuita do game já pode ser baixada através da PSN.

▶ Trailer

Death Stranding

Death Stranding

PlayStation 4 – 2017

Apresentado por Hideo Kojima — que recebeu tratamento VIP —, Death Stranding é o novo projeto misterioso da Kojima Productions. Contando com a presença do ator Norman Reedus, o jogo ainda está em fase inicial de desenvolvimento e deve demorar um bom tempo para sair.

▶ Trailer

Spider-Man

Spider-Man

PlayStation 4 – 2017

O amigão da vizinhança tem uma nova chance de brilhar nos videogames graças à Insomniac, conhecida por Ratchet & Clank e Sunset Overdrive. Situado em um universo próprio, o game promete apresentar as aventuras de Peter Parker de um jeito épico nunca visto anteriormente.

▶ Trailer

Microsoft

Em 2016, a Microsoft abraçou de vez a integração entre os PCs com Windows 10 e o Xbox One através do programa “Play Anywhere”. A partir dele, basta pagar uma vez para ter o mesmo título nas duas plataformas, que agora também ganham servidores integrados — o que deve contribuir para melhorar a experiência online oferecida pela empresa.

A companhia também correspondeu aos rumores da internet ao anunciar a produção de dois hardwares novos e um novo modelo de controle com cores customizáveis. Já no que diz respeito aos jogos, a empresa chamou atenção ao mostrar títulos de peso que chegam às lojas ainda este ano, reservando um espaço um pouco menor para aqueles cujo lançamento só acontece em 2017.

Xbox One S

Xbox One S

Começo de Agosto

A versão mais “magra” do Xbox One traz algumas melhorias de hardware que possibilitam assistir filmes em resolução 4K e que os games trabalhem de forma mais eficiente com soluções de upscale para o padrão. Agora contando com uma fonte de energia interna, o console é 40% menor que seu irmão mais velho e chega às lojas com o valor inicial de US$ 299 (R$ 1.044).

▶ Trailer

Forza Horizon 3

We Happy Few

Windows 10 e Xbox One – 26 de julho

We Happy Few é uma aventura perturbadora criada pela Compulsion Games que chamou atenção em sua demonstração. No vídeo mostrado durante o evento, o personagem controlado pelo jogador é atacado por ser considerado um “downer”, alguém que não está mais sob o efeito de uma droga que obriga todos a serem perpetuamente felizes.

▶ Trailer

Gears of War 4

Gears of War 4

Windows 10 e Xbox One – 11 de outubro

Inicialmente revelado somente para o Xbox One, Gears of War 4 também vai chegar aos PCs com Windows 10. Graças à iniciativa “Play Anywhere”, uma única compra garante o jogo nas duas plataformas e a possibilidade de compartilhar saves e usar os mesmos servidores que seus amigos.

▶ Trailer

Forza Horizon 3

Forza Horizon 3

Windows 10 e Xbox One – 27 de setembro

O próximo capítulo de Forza traz a franquia para a Austrália, que oferece os cenários mais gigantescos e variados já criados pela Turn 10. A sequência oferece uma campanha cooperativa para até quatro pessoas e uma quantidade de carros que supera qualquer trabalho anterior do estúdio.

▶ Trailer

ReCore

ReCore

Windows 10 e Xbox One – 13 de setembro

Produzido pelo pai de Megaman, Keiji Inafune, ReCore é um game de ação em terceira pessoa recheado de batalhas e mecânicas interessantes. A produção é uma parceria da Comcept com a Armature Studio, empresa formada por designers que já trabalharam em Metroid Prime 3: Corruption e no conceito Maverick Hunter para Megaman X.

▶ Trailer

Killer Instinct DLC

Killer Instinct DLC

Windows 10 e Xbox One – 27 de junho

Já esperado pelos fãs de Killer Instinct, o General RAAM da série Gears of War passou a ser disponibilizado aos jogadores durante a própria coletiva da Microsoft na E3. Parte do pacote completo (e pago) do game, o personagem pode ser testado gratuitamente por todos que baixaram a versão básica do título no PC ou no Xbox One.

▶ Trailer

The Division Underground DLC

The Division Underground DLC

Windows 10, Playstation 4 e Xbox One – 27 de junho

O primeiro grande DLC pago programado para The Division ganhou data de lançamento e seus primeiros detalhes durante a coletiva. No novo cenário, você vai ter que batalhar contra inimigos que se reuniram nos subterrâneos de Manhattan com a intenção de lançar um ataque vai trazer o caos de volta à cidade.

▶ Trailer

Inside

Inside

Windows 10 e Xbox One – 29 junho Xbox

Exibido pela primeira vez durante a E3 de 2015, o novo projeto do estúdio PlayDead finalmente ganhou uma data de lançamento para Xbox One e PC. Para comemorar, a desenvolvedora decidiu liberar o download gratuito de tempo de Limbo durante tempo limitado — dia 20 no console de mesa e nos dias 21 e 22 no Steam.

▶ Trailer

Gwent: The Witcher Card Game

Gwent: The Witcher Card Game

Windows 10, Playstation 4 e Xbox One – 2017

Introduzido em The Witcher 3: Wild Hunt como um passatempo opcional, o jogo de cartas Gwent vai ganhar em breve uma versão independente. A CD Projekt RED promete novos itens e regras revisadas como forma de manter os jogadores entretidos por tempo prolongado.

▶ Trailer

Minecraft Realms

Minecraft Realms

Windows 10 e Xbox One – 27 de setembro

Minecraft ganhou novidades na forma de Realms, um serviço pago de hospedagem de servidores que promete facilitar as partidas multiplayer. Cada servidor suporta um total de 10 jogadores nas versões do game da Xbox One, Windows 10, Mac, iOS e Android.

▶ Trailer

Xbox One Codinome Scorpio

Xbox One Codinome Scorpio

Meados de 2017

Ainda rodeado de mistérios, o Xbox One Codinome Scorpio promete ser a próxima grande evolução do mundo dos consoles. Com lançamento prometido para 2017, a máquina deve rodar games na resolução 4K e ter suporte nativo à realidade virtual — uma versão especial de Fallout 4 já está confirmada para o sistema. O produto vai ter suporte a todos os periféricos e à biblioteca completa da versão atual, tendo como principal objetivo “não deixar ninguém para trás”.

▶ Trailer

Tekken 7

Tekken 7

Windows 10, Playstation 4 e Xbox One – Início de 2017

Atualmente restrito aos arcades japoneses, o novo capítulo da série Tekken chega aos consoles de mesa e ao PC em 2017. Entre os destaques do título está a presença de Akuma, personagem surgido em Street Fighter.

▶ Trailer

Dead Rising 4

Dead Rising 4

Windows 10 e Xbox One – Final de 2016

O próximo capítulo de Forza traz a franquia para a Austrália, que oferece os cenários mais gigantescos e variados já criados pela Turn 10. A sequência oferece uma campanha cooperativa para até quatro pessoas e uma quantidade de carros que supera qualquer trabalho anterior do estúdio.

▶ Trailer

Scalebound

Scalebound

Windows 10 e Xbox One – 2017

Apresentando inimigos em uma escala gigantesca, o novo game da Platinum teve sua versão para Windows 10 confirmada pela Microsoft. Parte do sistema Play Anywhere, o game tem tudo para ser um ótimo RPG de ação.

▶ Trailer

State of Decay 2

State of Decay 2

Windows 10 e Xbox One – 2017

O novo capítulo da série continua a jornada pela sobrevivência dos moradores de Trumball Valley. Poucos detalhes foram revelados até o momento, mas um modo de jogo cooperativo já foi confirmado pelos desenvolvedores.

▶ Trailer

Halo Wars 2

Halo Wars 2

Windows 10 e Xbox One – 21 de feveiro 2017

Já esperado pelos fãs de Halo, Wars 2 tem lançamento confirmado para Windows 10 e Xbox One no dia 10 de fevereiro de 2017. A Microsoft também divulgou que o Beta do game já está no ar com data para terminar no dia 20 de junho.

▶ Trailer

Sea of Thieves

Sea of Thieves

Windows 10 e Xbox One – 2017

O primeiro projeto inédito da Rare em anos, Sea of Thieves é um game de pirataria para ser jogado entre os amigos. Adotando um visual cartunesco, o título tira bastante proveito da integração entre o Xbox One e o Windows 10.

▶ Trailer

Nintendo

Mantendo a tradição estabelecida em anos recentes, a Nintendo não realizou uma conferência na E3 deste ano. No entanto, desta vez a empresa decidiu ser mais radical e aboliu até mesmo as apresentações Direct, se focando principalmente em apresentar The Legend of Zelda: Breath of the Wild em sua transmissão Treehouse

Felizmente, a companhia reservou alguns jogos inéditos para seus fãs, embora os tenha anunciado de forma um tanto “escondida”. Infelizmente, a empresa manteve sua palavra e não anunciou nenhum detalhe do NX, misterioso console programado para 2017 que promete “retormar os fãs do Wii” nas palavras da Ubisoft.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Wii U e Nintendo NX – Início de 2017

O novo capítulo da série Zelda aposta em um mundo aberto para evitar que a série fique estagnada. Adotando elementos de games de sobrevivência e um sistema de equipamentos mais variados, o título promete oferecer um universo gigantesco com mais de 100 desafios espalhados por seu mapa.

▶ Trailer

Pokémon Sun & Mon

Pokémon Sun & Mon

Nintendo 3DS – 18 de novembro de 2016

Em sua Treehouse, a Nintendo apresentou alguns dos novos sistemas presentes em Sun & Moon e revelou novas criaturas para o jogo. Entre as adições mais interessantes está a possibilidade de consultar a tela inferior do 3DS para descobrir a efetividade de um golpe e qual mudança de status ele pode provocar nos oponentes.

▶ Trailer

Mario Party Star Rush

Mario Party Star Rush

Nintendo 3DS – 4 de novembro de 2016

A Nintendo promete mudar um pouco a dinâmica da série Mario Party com star Rush. Com a promessa de que “sempre é seu turno”, a empresa apresenta novos desafios e um sistema em que você pode recrutar personagens conhecidos como Mario para ajudá-lo a ser o vencedor.

▶ Trailer

Paper Mario: Color Splash

Paper Mario: Color Splash

Nintendo Wi U – 7 de outubro de 2016

Apostando no bom humor, o novo Paper Mario coloca o jogador em uma jornada para trazer de volta a cor para um mundo assolado pelo mal. Apostando em elementos de plataforma como sua mecânica básica, o título mistura elementos do mundo real para envolver os jogadores.

▶ Trailer

Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past

Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past

Nintendo 3DS – 16 de setembro de 2016

Após muita espera, os fãs ocidentais de Dragon Quest finalmente vão poder ter acesso ao remake do sétimo jogo da série principal. Além de trazer gráficos atualizados que usam todo o poder do 3DS, o game ganhou uma tradução nova e um roteiro ampliado em relação à versão original.

▶ Trailer

Rhythm Heaven Megamix

Rhythm Heaven Megamix

Nintendo 3DS – 15 de junho de 2016

Surpresa reservada para E3, o novo Rhythm Heaven está disponível para o Nintendo 3DS desde o dia 15 de junho. Exclusivo para o eShop, o game compila 70 fases dos três primeiros jogos da série e adiciona a elas 30 minigames inéditos que podem ser aproveitados através do modo historio ou no multiplayer para até quatro pessoas que só exige uma cópia do título para funcionar.

▶ Trailer

Ever Oasis

Ever Oasis

Nintendo 3DS – 2017

A nova propriedade intelectual da Nintendo é Ever Oasis, game que tem como cenário um deserto que deve ser transformado e desenvolvido pelo jogador. No papel de um garoto ou de uma garota, você pode enfrentar inimigos e construir lojas que vendem equipamentos para outros aventureiros.

▶ Trailer

YO-KAI WATCH 2

YO-KAI WATCH 2

Nintendo 3DS – 30 de setembro de 2016

Dando prosseguimento à invasão da linha YO-KAI WATCH no Ocidente, o segundo game da série traz uma jogabilidade de RPG aprofundada e mais de 100 criaturas novas para você encontrar. O game chega às lojas em duas versões — Bony Spirits e Fleshy Souls —, cada uma oferecendo uma aventura ligeiramente diferente da outra.

▶ Trailer

Monster Hunter Generations

Monster Hunter Generations

Nintendo 3DS – 15 de julho de 2016

O novo game da série que é fenômeno de vendas no Japão traz de volta alguns dos inimigos mais icônicos de entradas anteriores com habilidades renovadas. A promessa é que até mesmo jogadores veteranos vão ter que quebrar a cabeça para sobreviver a esse mundo, cuja demonstração já foi distribuída a um número limitado de pessoas.

▶ Trailer

Square Enix

A Square-Enix também preferiu não realizar uma coletiva própria na E3 deste ano, mas realizou diversas pequenas apresentações no espaço que ocupou durante a feira. O carro-chefe da companhia sem dúvida foi Final Fantasy XV que, após anos de espera — e uma mudança de nome — finalmente vai ser lançado em setembro deste ano.

A companhia também trouxe mais detalhes de games já conhecidos como Deus Ex: Mankind Divided, I Am Setsuna, World of Final Fantasy e Dragon Quest Builders. No campo das novidades, finalmente pudemos ver a nova engine de Kingdom Hearts em ação no prólogo para o capítulo final da série e descobrimos detalhes sobre Agents of Mayhem, o novo projeto da Volition — estúdio responsável pela franquia Saints Row.

Final Fantasy XV

Final Fantasy XV

Xbox One e Playstation 4 - 30 de setembro

Após anos de espera, Final Fantasy XV finalmente está pronto para chegar aos consumidores de todo o mundo. Prometendo mais de 200 horas de jogatina, o game conta a história do príncipe Noctis e sua jornada pessoal de crescimento, que é complementada por uma animação e por um filme em computação gráfica.

▶ Trailer

Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Playstation 4 - 2017

Versão remasterizada do game lançado em 2006, The Zodiac Age aumenta a resolução da aventura e traz a ela modelos de rostos atualizados. Entre os destaques do título está seu sistema de combate que prioriza a realização de ações em tempo real.

▶ Trailer

Agents of Mayhem

Agents of Mayhem

PC, Xbox One e Playstation 4 - 2017

Inspirado na série Saints Row, Agents of Mayhem coloca você no comando de um esquadrão dedicado a exterminar vilões em escala mundial. O jogador escolhe um time formado por três agentes com habilidades especiais próprias e pode alternar livremente entre eles durante os momentos de ação.

▶ Trailer

Deus EX: Mankind Divided

Deus EX: Mankind Divided

PC, Xbox One e Playstation 4 - 23 de agosto de 2016

Adam Jensen está de volta em um novo capítulo da série Deus Ex. Símbolo da união entre humanos e máquinas, o protagonista vai ter que lidar com uma nova ameaça que coloca pessoas “puras” e indivíduos modificados em lados opostos de um campo de batalha.

▶ Trailer

I Am Setsuna

I Am Setsuna

PC e Playstation 4 - 19 de julho

I Am Setsuna é uma volta à forma clássica dos RPGs da Square, usando como inspiração clássicos como Chrono Trigger para construir seu universo. O game aposta em sistemas bem consolidados em uma história interessante para manter a atenção daqueles que cresceram amando o gênero.

▶ Trailer

Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue

Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue

Playstation 4 - Dezembro de 2016

Mantendo a tradição de apostar em nomes extensos, a Square Enix uma remasterização de Dream Drop Distance unida a um novo capítulo que serve como prólogo para Kindgom Hearts 3. Entre os destaques do game está a estreia da série na Unreal Engine 4, criada para a geração atual de consoles.

▶ Trailer

NieR: Automata

NieR: Automata

Playstation 4 - Início de 2017

Desenvolvido em parceria com a Platinum Games, NieR: Automata nos apresenta a um futuro distópico no qual uma equipe de heróis se une para derrubar um governo tirânico. A personagem principal é uma androide com equipamentos militares de última geração especializada tanto em combate à distância contra confrontos em proximidade.

▶ Trailer

World of Final Fantasy

World of Final Fantasy

Playstation 4 e Vita - 25 de outubro

Um verdadeiro tributo á história da série, World of Final Fantasy apresenta vários personagens marcantes com um visual bastante fofo. Também chama atenção o roteiro elaborado e o sistema de combate profundo que prometem oferecer mais de 100 horas de diversão.

▶ Trailer

Dragon Quest Builders

Dragon Quest Builders

Playstation 4 e Vita - 14 de outubro

A Square Enix aposta na fórmula consagrada por MineCraft misturada ao universo de Dragon Quest para atrair a atenção dos fãs da série. Seu objetivo aqui é aproveitar um grande playground recheado de elementos interativos que podem ser usados para construir o que você quiser.

▶ Trailer

Destaques da E3 2016

Os jogos e empresas que mais chamaram atenção este ano

Escolha do leitor


Como sempre, as conferências e os jogos apresentados durante o evento dividiram opiniões. Afinal, não somente a qualidade geral dos anúncios foi bastante alta este ano, como preferências pessoais (e a plataforma que você tem em casa) influenciam na decisão de quais produtos agradaram ou não.

Buscando saber qual game mais agradou nosso público durante a E3 2016, realizamos no TecMundo e no TecMundo Games uma pesquisa de opinião para saber a opinião de nossos leitores. Computamos mais de 12 mil votos distribuídos entre mais de 90 títulos diferentes. Confira os 10 jogos que mais se destacaram e receberam pontos este ano.


O TecMundo e o TecMundo Games também realizaram eleições internas entre seus contribuidores para escolher quais os jogos mais interessantes da feira. O que é importante não é a ordem seguida pelos 10 títulos escolhidos, mas sim o fato de que é preciso ficar de olho neles, pois muitas novidades devem surgir até que todos sejam lançados oficialmente.

Muitas de nossas escolhas se confundiram com a de nossos leitores e, infelizmente, tivemos que deixar nomes de peso como Mass Effect Andromeda, Persona 5, Deus Ex: Mankind Divided e vários outros de nossa lista. A preferência foi para games apresentados durante a própria E3 e para títulos que, de uma forma ou outra, podem ter passado despercebidos por quem acompanha nosso trabalho.

As escolhas do tecmundo games

God of War

God of War


  • Desenvolvedora: Sony Santa Monica
  • Publicadora: Sony
  • Plataformas: Playstation 4
  • Data de Lançamento: 2017

God of War é conhecido por sua brutalidade e pelas mecânicas responsivas, que garantem uma experiência excelente para quem gosta de games de ação. Na E3 deste ano, a Santa Monica correu riscos ao apresentar uma aventura renovada em que Kratos ganha uma personalidade mais complexa. A aposta deu certo, e God of War já é um dos nossos jogos mais esperados para 2017.

Battlefield 1

Battlefield 1


  • Desenvolvedora: DICE
  • Publicadora: Electronic Arts
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
  • Data de Lançamento: 21 de outubro de 2016

Battlefield é uma série conhecida por oferecer uma experiência de guerra marcada pela variedade de veículos, mapas gigantescos e combates emocionantes. Após apostar em conflitos com características futuristas, a DICE volta no tempo para mostrar os eventos da Primeira Guerra Mundial, conflito que ajudou a moldar o Século XXI. Para o jogador, isso se traduz em novas mecânicas, cenários e armamentos bastante diferentes daqueles a que estamos acostumados.

Resident Evil VII

Resident Evil VII


  • Desenvolvedora: Capcom
  • Publicadora: Capcom
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation VR, PlayStation 4 e PC
  • Data de Lançamento: 2017

Resident Evil está de volta de uma maneira completamente diferente do que a maioria do público poderia imaginar. Deixando de lado a ação que consagrou os jogos recentes da série, o novo capítulo foca em uma experiência que aposta no terror psicológico para manter você amedrontado. A demonstração liberada pela Capcom pode não ter relação com a história principal, mas é mais do que suficiente para nos deixar ansiosos.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild


  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Publicadora: Nintendo
  • Plataformas: Wii U e NX
  • Data de Lançamento: Início de 2017

Após vários capítulos que apostavam em uma fórmula semelhante, a Nintendo decidiu mudar totalmente o que conhecemos como Zelda. O resultado é um game de mundo aberto que mantém as características da série ao mesmo tempo em que incentiva o jogador a explorar novos cenários e a decidir sozinho qual caminho deve seguir.

Gears of War 4

Gears of War 4


  • Desenvolvedora: The Coalition
  • Publicadora: Microsoft
  • Plataformas: Xbox One e Windows 10
  • Data de Lançamento: 11 de outubro

Gears of War 4 chega com a promessa de dar continuidade à série de sucesso depois que ela saiu das mãos da Epic Games. Para tornar isso possível, o estúdio The Coalition aposta em uma história com novos protagonistas, inimigos totalmente desconhecidos e diversas armas alucinantes. O game é um dos primeiros participantes do sistema “Play Anywhere”, em que uma única compra rende o direito de jogar suas versões para Xbox One e Windows 10.

For Honor

For Honor


  • Desenvolvedora: Ubisoft
  • Publicadora: Ubisoft
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
  • Data de Lançamento: 14 de fevereiro de 2017

Samurais, vikings e cavaleiros medievais participam de batalhas sangrentas nessa nova propriedade intelectual da Ubisoft. Entre os elementos que se destacam no título está um sistema de combates tático no qual qualquer erro pode custar sua vida e o fato de que a Ubisoft realmente está disposta a criar uma história que faça sentido de toda a mistura de elementos do game.

Forza Horizon 3

Forza Horizon 3


  • Desenvolvedora: Turn 10 Studios
  • Publicadora: Microsoft
  • Plataformas: Xbox One e Windows 10
  • Data de Lançamento: 26 de julho

Forza sempre foi uma série conhecida por sua qualidade, e dessa vez a Turn 10 Studios decidiu trazê-la para a Austrália. Isso permitiu ao estúdio criar o maior mundo aberto de toda a sua história, preenchendo esse cenário com uma grande variedade de desafios. Somando tudo isso à maior quantidade de carros já visto em um game da franquia, temos um produto que deve agradar a todos os fãs do automobilismo virtual.

South Park: The Fractured but Whole

South Park: The Fractured but Whole


  • Desenvolvedora: Ubisoft San Francisco
  • Publicadora: Ubisoft
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
  • Data de Lançamento: 6 de dezembro

The Fractured but Whole une o humor ácido que marca a série South Park a uma história inspirada no universo dos super-heróis, sem ter medo de fazer piada com nada nem ninguém. Tudo isso é somado a um sistema de batalhas que aprimora o que foi visto em The Stick of Truth e promete agradar quem é fã de RPGs de qualidade.

Days Gone

Days Gone


  • Desenvolvedora: Bend Studio
  • Publicadora: Sony
  • Plataformas: PlayStation 4
  • Data de Lançamento: 2017

Desenvolvido pelo estúdio responsável por Uncharted: Golden Abyss, Days Gone une a necessidade de sobreviver a um mundo apocalíptico a um cenário repleto de possibilidades. Seus inimigos são os Freakers, criaturas selvagens estúpidas que ganham pelos números e por sua capacidade rápida de evolução. Usando suas habilidades de caçador de recompensa, o protagonista Deacon St. John busca por outros sobreviventes ao mesmo tempo em que lida com hordas que podem cruzar seu caminho a qualquer momento.

Death Stranding

Death Stranding


  • Desenvolvedora: Kojima Productions
  • Publicadora: Sony
  • Plataformas: PlayStation 4
  • Data de Lançamento: 2017

Com tratamento de estrela, Hideo Kojima apresentou o que parece ser mais um teaser conceitual do que um jogo em si na conferência da Sony. Por mais que o jogo ainda vá demorar um bom tempo para ser lançado, o histórico do diretor somado à liberdade criativa de que ele dispõe atualmente é mais do que suficiente para deixar qualquer um ansioso.

Cobertura TecMundo Games

Confira os números registrados pela equipe do TecMundo Games

Na edição 2016 do maior evento de games do ano, o TecMundo e o TecMundo Games realizaram umas coberturas mais completas de sua história. Além de acompanharmos todas as conferências ao vivo (e publicarmos as principais notícias com qualidade e rapidez), também voltamos com o Checkpoint em edições ao vivo dedicadas à cobertura, comandadas por Gabriel Soto Bello e Igor Napol.

Também precisamos destacar o trabalho de nossa “equipe de campo”, formada por Guilherme “Sarda”, Matheus Zimmer e Bruno Micali, que acompanhou apresentações, conferiu games em primeira mão e entrevistou diversos desenvolvedores. E, claro, não podemos deixar de agradecer a nossos leitores, que estiveram junto conosco nessa jornada.

Utilizamos 5 CANAIS DIFERENTES para fazer as transmissões ao vivo:

A média de espectadores simultâneos foi de 15 a 20 mil pessoas, com picos que superaram os 40 mil usuários durante a transmissão da conferência da Sony no dia 13 de junho. Durante todas as transmissões, os apresentadores interagiram com o público através do Twitter com a hashtag #TecMundonaE3. Ao todo, milhares de mensagens foram trocadas durante a cobertura da E3 2016.

Centenas pessoas compartilharam vídeos e participaram ao vivo da nossa transmissão. A compilação disso você confere a seguir.

Assim como no ano passado, o Facebook continuou sendo uma ferramenta importante para chegarmos até o nosso público. Durante a E3 2016, quase 1 milhão de pessoas foram alcançadas pelas nossas publicações, que incluíram diversas transmissões ao vivo, notícias e artigos com primeiras impressões. No período, cerca de 4 milhões de pessoas visitaram o TecMundo, gerando mais de 13 milhões de Pageviews, somando o TecMundo e o TecMundo Games.

Sardão

Nossa cobertura lá fora trouxe mais de 40 vídeos e mais de 30 matérias incluindo entrevistas, hands-on e mais uma série de conteúdos produzidos com todo o amor e carinho. E que também ajudaram a trazer a taça de um campeonato especial promovido pela Capcom entre jornalistas do mundo inteiro, no qual o TecMundo Games representado por Guilherme “Sarlos” sagrou-se vencedor invicto.

Troféus

As empresas e os jogos que estão de parabéns

Sony

Melhor Conferência

Sony


A Sony se destacou por uma conferência que foi direto ao ponto. Sem perder tempo falando de números ou dando explicações demais, a empresa apresentou uma sequência impressionante de games e conquistou o público com anúncios como o do novo God of War e Resident Evil VII. Até mesmo na hora de falar de realidade virtual a empresa acertou, divulgando sem enrolações o preço do PlayStation VR e alguns dos jogos criados para o dispositivo. Em outras palavras, ela entregou uma conferência que deve servir como guia futuro para as outras empresas do ramo.

Microsoft

Empresa de Destaque

Microsoft


A Microsoft mostrou nesta E3 que está disposta a mudar as regras do jogo e a encontrar um novo caminho para seu futuro. A empresa não somente teve a coragem de apresentar dois novos hardwares, como aposta cada vez mais na integração entre o Xbox o Windows 10, tratando seus games mais como um serviço do que um console fechado. Mesmo que nem todas as decisões da empresa agradem ao público, o fato de que ela está disposta a pensar de maneira diferente e a se arriscar merece ser elogiado.

Resident Evil VII

A Maior Surpresa

Resident Evil VII


Vamos ser sinceros: há muito tempo que a série Resident Evil não podia ser considerada exatamente como sendo “de terror”. Assim, surgiu como uma grata surpresa o trailer que a Capcom divulgou, em que a empresa mostra que está disposta a se arriscar para criar uma experiência que deixa o jogador extremamente tenso.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O Grande Jogo da Feira

The Legend of Zelda: Breath of the Wild


Mesmo a Nintendo apostando em um formato de apresentação que alguns consideraram arrastado, The Legend of Zelda: Breath of the Wild se mostrou capaz de conquistar o coração de quem nunca pensou em ter um Wii U. A união de uma estrutura de mundo aberto moderna à já conhecida qualidade da série promete resultar em um game que não vamos ter nenhum problema em ficar jogando durante anos.

Death Strained

O Jogo Mais Aguardado

Death Strained


Em um meio dominado por jogos feitos à base de pesquisas de mercado, Hideo Kojima consegue marcar sua personalidade em todos os projetos nos quais se envolve. Depois de um período atribulado com a Konami, o desenvolvedor está livre para apostar em novas ideias e revolucionar novamente esse cenário. O resultado pode demorar a surgir, mas estaremos sedentos para conferi-lo assim que isso se tornar possível.

O remaster de Crash

A Maior Decepção

O remaster de Crash


Após vários rumores e uma aparição em Uncharted 4, era difícil não esperar com animação pelo retorno triunfal de Crash Bandicoot. Em vez disso, recebemos a notícia de que os três primeiros jogos da série vão ser remasterizados — sem nenhuma imagem para acompanhar — e que o personagem vai aparecer no próximo Skylanders. Notícias boas, sem dúvida, mas muito distantes de ser aquilo que a maioria do público esperava.

Comentários

Design: Saito Takeuchi & Bruna Fujie

Redação: Felipe Gugelmin

Vídeo: Gabriel Sotobello & Rodrigo Vana

Coordenação: Gustavo Abrão, Igor Panki & Vinicius Karasinski