Imagem de 2014 FIFA World Cup Brazil
Imagem de 2014 FIFA World Cup Brazil

2014 FIFA World Cup Brazil

Nota do Voxel
85

Brasilzão, alegria e samba na Copa feita do seu jeito

Falta pouco tempo para a Copa do Mundo do Brasil e, como de costume, a FIFA lança mais um game exclusivo para o evento. Disponível para PlayStation 3 e Xbox 360, 2014 FIFA World Cup Brazil (que no Brasil recebeu o nome de Copa do Mundo FIFA Brasil 2014) vai colocá-lo para pelejar pelo troféu como se você realmente estivesse jogando com uma das seleções.

Conforme comentamos na prévia, o jogo foi desenvolvido com base no motor gráfico de FIFA 14, portanto você não deve esperar grandes diferenças nos visuais, visto que o novo título aproveita a engine para explorar o futebol de outra forma. Assim, a dúvida que sobra é se vale investir o valor de um jogo completo em um game que tem apenas um modo de competição.

Bom, antes de começarmos a falar sobre os pormenores, é importante ressaltar que, ao contrário do que a demonstração dava a entender, a versão completa do jogo não foca apenas na Copa do Mundo. Você poderá se divertir em outros modos de jogo, algo que vamos comentar a seguir junto com os outros prós e contras do título.

Um jogo com cara de Brasil

As mudanças do jogo já começam na tela inicial e nos menus. Todo o visual e design de interface (incluindo placares, espaço para nomes de jogadores e outros detalhes) foram projetados levando em consideração as cores, os elementos representativos, as tradições e a cultura do nosso país.

Isso é muito legal de se ver, pois é uma chance de o mundo todo ver algumas das qualidades de nossa nação. É claro que boa parte do que é representado é bem clichê, pois não há chance de fazer um tour e conhecer a nação de perto.

Ao entrar nos estádios brasileiros, podemos ver todo o esmero que a FIFA teve em projetar os ambientes da forma mais fiel possível — aliás, em alguns casos, os cenários estão até mais completos do que no mundo real, visto que alguns locais ainda estão em construção. Antes de cada partida, há um passeio em torno do local, mostrando os detalhes do ambiente.

Como você deve imaginar, no modo Copa você pode escolher se quer jogar no Estádio do Maracanã, Estádio Nacional Mané Garrincha, Arena de São Paulo (Corinthians), Estádio Castelão, Estádio Mineirão, Estádio Beira-Rio, Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco, Arena Pantanal, Arena da Amazônia, Arena das Dunas ou Arena da Baixada.

Toda a emoção da Copa

O principal ponto deste jogo é colocar você no meio do grande evento da FIFA. Nisso, não há o que questionar. 2014 FIFA World Cup Brazil faz bonito em todos os sentidos e tenta deixar o clima o mais próximo possível daquele que temos ao visualizar as partidas na televisão, mas, claro, aqui você ainda tem a oportunidade de jogar e fazer uma seleção campeã.

Após selecionar o seu time, um pouco antes da bola rolar, o game mostra todo aquele procedimento que você está acostumado a ver na televisão. Há um giro completo mostrando toda a alegria das torcidas, as pessoas com o rosto pintado, a galera com as cornetas preparadas pra festa e outros detalhes.

Os gráficos da torcida são precários e parece que todo mundo veio direto do The Sims para ver o jogo, mas o que vale é a intenção, não é mesmo? Na beira do campo, temos os técnicos das seleções gritando com os jogadores para dar instruções e comemorar quando as equipes marcam gols.

Notamos também que há um capricho para deixar o entorno mais convincente. Há uma série de locais com as propagandas das marcas patrocinadoras e outras mensagens para que o jogador interaja online com as hashtags da FIFA. A equipe da mídia, os policiais e outros profissionais envolvidos no jogo também marcam presença.

Depois que o árbitro apita, começa outra emoção — aquela tensão toda de Copa do Mundo, com direito a lances perigosos e uma narração em português que consegue animar o jogo. Os encarregados por conduzir a narração e os comentários são Thiago Leifert e Caio Ribeiro, respectivamente. Para quem não gosta deles, dá para desativar a narração ou mudar o idioma.

Uma coisa muito legal é que a EA Games caprichou na adição de alguns comentários bem pertinentes referentes a acontecimentos passados de outras Copas. Claro, o repertório de falas é limitado, sendo que, quanto mais você jogar, mais ouvirá as mesmas frases.

O ritmo do jogo está um pouco acelerado se comparado ao de FIFA 14. Os jogadores correm mais, dão piques emocionantes (Neymar e outros tops são os mais exagerados), tocam com mais velocidade, não demoram para chutar com força e se posicionam muito bem.

Apesar disso, parece que muitos jogadores não estão devidamente motivados pelo evento, sendo que a maioria não se esforça para correr atrás da bola ou proteger a pelota. Isso é um pouco desanimador, principalmente quando o jogador desiste de correr em uma jogada que acaba resultando em um ponto para o adversário.

Reescrevendo a história

Para acabar com aquele mesmo falatório de que “FIFA é sempre igual”, “todo ano só mudam os uniformes” e “o jogo da Copa é um FIFA sem os clubes”, a EA Games resolveu caprichar. Agora, o game não fica restrito apenas ao Modo Copa, oferecendo uma série de diferenciais bem bacanas que motivam o jogador a continuar investindo seu tempo no game.

É possível jogar as eliminatórias com todos os times que participaram do processo. Os jogos são exatamente iguais aos que ocorreram no ano passado, sendo que você pode acabar até mudando a história, ao desclassificar algum time que tem sua vaga garantida na Copa.

Em 2014 FIFA World Cup Brazil, você pode jogar o modo da Copa com as chaves como estão definidas atualmente, personalizar as partidas ou mudar completamente os times que vão jogar. É possível selecionar qualquer uma das 203 seleções (é isso mesmo, tem tudo isso!), brincar em vários estádios e levar uma equipe fraca para um grande evento.

Todas as seleções são licenciadas, com uniformes originais, rostos fiéis dos jogadores, escalações reais e táticas bem parecidas com as dos times de verdade. Essa ideia de reescrever a história é bem legal e garante uma infinidade de opções para você jogar FIFA até cansar.

Online problemático

O jogo da Copa do Mundo funcionou quase sem grandes problemas técnicos durante nossa análise, mas não sabemos por qual motivo, razão ou circunstância que o modo online não funcionou da forma como esperávamos.

O Xbox 360 conectava normalmente ao servidor e encontrava um jogador pronto para a partida, porém, na hora do vamos ver, o game simplesmente apresentava uma mensagem de que o jogo não seria realizado pois havia um problema de incompatibilidade de elencos, o que tornaria a partida injusta.

Tentamos reiniciar os elencos, restaurar savegames, usar diferentes contas (todas do tipo LIVE Gold) e de diferentes países, mas não houve jeito. Perdemos um bom tempo e não houve nada que pudesse completar a conexão e nos colocar para jogar a Copa do Mundo online.

Vale a pena?

Se você já tem o FIFA 14, investir 200 reais em outro jogo muito parecido é algo que deve ser muito pensado. É importante pesar os prós e contras para refletir se vale a pena comprar um game que tem apenas o modo de Copa do Mundo (e alguns tipos de partidas diferentes relacionadas ao evento).

Claro, não podemos desmerecer o esforço da EA Games, afinal o jogo tem muito mais a oferecer do que apenas as seleções participantes da Copa e os estádios do evento. Aliás, jamais poderíamos reclamar dessa ideia de criar um game com todas as seleções da galáxia e com diversos estádios importantes.

De fato, 2014 FIFA World Cup Brazil merece muito mérito por inovar e fazer bonito em diversos aspectos. As pequenas alterações na velocidade de jogo, as músicas brasileiras, o colorido espetacular e algumas outras facilidades vêm a calhar.

Entretanto, ficamos com a pulga atrás da orelha e ainda pensamos se não seria mais lógico lançar o game como um DLC, visto que a engine é a mesma do FIFA 14 e as únicas coisas que mudam são a inclusão das novas seleções e dos estádios. Enfim, vale a pena jogar este game da Copa do Mundo — agora, quanto ao preço, fica a seu critério decidir se o jogo vale tudo isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pontos Positivos
  • Um jogo com cara de Brasil!
  • Trilha sonora condiz com nosso país
  • Jogabilidade melhorada
  • Todas as seleções do mundo!
  • Diversos estádios
Pontos Negativos
  • Um bocado caro para um jogo sem os clubes
  • Pequenos glitches durante as partidas
  • Online problemático