Microsoft reestruturou divisão Research para ver mais invenções no mercado

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft reestruturou divisão Research para ver mais invenções no mercado

A Microsoft conta com uma divisão voltada para pesquisas conhecida como Research. Em suma, sua função é oferecer apoio a inventores que desejam ver seus projetos ganhando vida, e no que depender de Satya Nadella, diretor-executivo da empresa criada por Bill Gates, muitos deles devem chegar ao mercado em vez de ficarem esquecidas num canto qualquer.

Segundo o site Bloomberg Business, Nadella está disposto a realizar algumas mudanças nesse setor. Um exemplo dado pela página foi o que aconteceu em fevereiro de 2014, quando o executivo teve contato com uma demonstração de um software de reconhecimento de fala e queria que ele se transformasse no Skype Translator, algo que gostaria de usar três meses depois em sua primeira aparição pública. Mesmo com o prazo apertado, ele acabou se tornando parte do recurso de tradução da versão para desktop no Skype.

Nadella também enfatizou que quer mudar a forma como os times de pesquisa trabalham com o restante da companhia. Dos mil funcionários existentes na divisão Research, metade deles foi direcionado para a divisão MSR NExT (destinada a trabalhar em outros projetos que podem ter um impacto maior) em setembro de 2014, enquanto a outra metade está focada em encontrar formas de melhorar os produtos da companhia.

Satya Nadella quer fazer com que a divisão Research esteja sempre em contato com o restante da empresa

“Parte do mantra de Satya é ‘precisamos estar abertos a novas ideias, e é da Microsoft Research que elas vão aparecer'”, explicou Ed Lazowska, professor de ciência da computação da Universidade de Washington que integra o conselho do laboratório desde que ele foi fundado.

Comunicação é essencial

Com isso, fica claro perceber que a ideia de Nadella é fazer com que esse grupo esteja sempre conversando com outras divisões da empresa, evitando assim algo como o que aconteceu em 1998, quando Bill Gates mostrou um programa de mapeamento que foi construído posteriormente por Jim Gray (que integrava a Microsoft Research), mas que nunca chegou ao mercado. Anos depois, a Google disponibilizou o Google Maps, o que levou o fundador da Microsoft a obrigar seus engenheiros a trabalhar em algo parecido no prazo de 100 dias.

As grandes empresas deveriam dar ainda mais atenção aos seus centros de pesquisa? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.