Mais uma caçada a insetos alienígenas!

Alien Swarm foi anunciado pela primeira vez em 2005 seguido do subtítulo “Infested”. A ideia era simples, e parecia também interessante: produzir um remake de um dos mods (modificações feitas sobre a matriz de um jogo pré-existente) mais populares de Unreal Tournament 2004, o homônimo Alien Swarm. Havia uma vantagem evidente, é claro. Existia então a poderosa e moderna Source Engine para colocar a nova matança de alienígenas para funcionar.

Só que por volta do ano de 2007 o blog de desenvolvimento de Alien Swarm foi inexplicavelmente negligenciado, deixando muitas incertezas. Entretanto, recentemente a Valve não apenas resolveu reativar a produção do título, como ainda anunciou que o time por trás do desenvolvimento seria precisamente o mesmo que produziu o primeiro Alien Swarm — embora, vale dizer, a produção tenha ocorrido nos intervalos dos títulos principais da produtora, como Left 4 Dead e Portal 2.

Mas tudo bem. Afinal, a experiência do remake parece realmente muito próxima do jogo original. A ideia aqui segue de perto a onda recente de jogos simples, rápidos... E que deixam centenas de corpos desmembrados para trás. A diferença é que, em meio a uma febre de jogos sobre destroçar zumbis — cujo principal expoente é outro título da Valve, o já citado Left 4 Dead —, Alien Swarm, assim como o jogo original, vai jogá-lo bem no meio de uma nave infestada de alienígenas tão descerebrados quanto hostis.

Realmente não existe uma grande trama arquitetada aqui. Você faz parte de uma missão encarregada de buscar sobreviventes em uma colônia espacial que passou por um, digamos, pequeno revés biológico. Se necessário for, o melhor é mesmo mandar tudo pelos ares com dúzias de armas de alto calibre e explosivos — naturalmente, essa é a única opção aqui.

Isso significa apenas uma coisa: dezenas e mais dezenas de alienígenas famintos lançando-se sem descanso sobre você e — essa é a parte realmente interessante — mais quatro amigos potencialmente suicidas. Pois é, aparentemente, qualquer objetivo, por mais simples que seja, fica muito mais divertido quando se joga cooperativamente. E o melhor? As tradicionais divisões em classes, em que cada um cumpre com o seu papel. Vamos aos detalhes.

Se vale mesmo a pena? Complicado afirmar, já que se trata de um jogo gratuito. Mas sim. Provavelmente Alien Swarm vale o tempo que você vai gastar destruindo os botões do seu teclado e mouse enquanto tenta se manter vivo em cenários totalmente tomados por alienígenas hostis.

Quer dizer, é verdade que a história é uma versão simplificada de Aliens: O Resgate, como também é verdade que a jogabilidade não exatamente surpreende. Entretanto, desmembrar alguns insetos extraterrestres com três amigos parece uma boa pedida, além de uma ótima oportunidade de revisitar um mod que marcou época. E tudo isso — nunca é demais enfatizar — sem gastar nenhum vintém.

Está aberta a temporada de caça aos insetos

Pense em Alien Swarm como um Zombie Apocalypse com insetos alienígenas gigantes e, naturalmente, sem os zumbis. Com uma câmera de ângulo fixo e um campo de batalha isométrico, você terá que atravessar diversos cenários futuristas — um tanto clichês, é verdade — para cumprir alguns objetivos secundários e encontrar a saída. Se isso é divertido? Com certeza que é.

É claro que não é diversão para qualquer um. Se a sua ideia sobre um bom jogo de alienígenas envolve uma trama tensa, intrincada e cheia de reviravoltas, esqueça esse jogo e volte para o seu Dead Space. Entretanto, se o seu estilo é atirar sem parar enquanto qualquer coisa no cenário se mexer, existe uma boa possibilidade de Alien Swarm ser o seu jogo.

Os insetos formam enxames constantes, tornando obrigatório o desenvolvimento de alguma tática entre os membros do seu grupo. E isso fica ainda mais interessante quando se observa a divisão de tarefas em Alien Swarm.

Qual é a sua profissão?

Por mais incrível que pareça, nem tudo pode ser resolvido com uma ocasional chuva de balas em Alien Swarm. Dessa forma, existem aqui quatro divisões, cada qual com uma incumbência (mais ou menos) exclusiva. O “Special Weapons” (Armas Especiais) é o sujeito das armas grandes, barulhentas e que fazem muito estrago — lança chamas e metralhadora de torrete, para citar alguns. O “Tech” (Técnico) é aquele sujeito que aparece quando alguém diz: “por que eu não consigo derrubar esta porta com uma granada?”

“Medic” (Médico), como o nome indica, é o profissional do grupo responsável por manter braços e pernas devidamente atados aos seus respectivos corpos. E, por fim, o “Officer” (Oficial) é uma espécie de “comissão de frente” que reúne boa parte dos atributos dos demais com um acentuado poder de fogo.

Mas existe um detalhe particularmente interessante na divisão de classes de Aliens Swarm: embora os peritos existam, qualquer classe reúne habilidades afins para sobreviver ao cenário infestado do jogo. Dessa forma, um “Officer” pode curar-se com um kit médico enquanto que um “Special Weapons” provavelmente não teria maiores problemas para soldar uma porta. Mas, é claro, nada como um perito para realizar tarefas de um perito — e existem missões em que eles são de fato indispensáveis.

É gratuito

Exatamente. Se você já começava a considerar se valia ou não apena gastar alguns trocados para baixar Alien Swarm, uma boa notícia: o jogo pode ser baixado inteiramente de graça através do Steam — sistema de comércio digital da Valve. Nunca foi tão barato estourar algumas cabeças alienígenas — assumindo-se que você consiga saber onde ficam as cabeças.

Cuidado com o fogo amigo!

Antes de sair disparando a sua lustrosa escopeta para todos os lados, é bom você saber de uma coisa: o chamado friendly fire (fogo amigável, na tradução literal) é uma realidade aqui. E sim, isso pode tornar as coisas bem mais intensas — sem falar em dar um novo tom às discussões entre membros do grupo...

Felizmente, Alien Swarm traz também um antídoto para a auto-aniquilação da sua equipe anti-insetos. Trata-se do sistema de mira. A direção de todos os disparos é mostrada antecipadamente por uma mira laser. Dessa forma, tem que ser realmente muito desastrado... Ou muito malevolente para disparar nos demais membros da equipe. No mais, o sistema de mira é suficientemente preciso para mantê-lo vivo — o que, infelizmente, não é inteiramente válido para o nível de dificuldade “insane”.

Sistema de nivelamento

Eis uma boa vantagem para que você se digladie dezenas e dezenas de vezes nas missões online de Alien Swarm. A cada nova missão – terminada, que fique claro — o seu personagem ganhará pontos de acordo com a sua performance. Pontos que podem se transformar em novos níveis. Novos níveis que se transformam em novas possibilidades de armas que você pode escolher antes de cada missão.

Isométrico e funcional

O sistema de câmeras aqui não é propriamente inovador, mas é sem dúvida bastante funcional. Conforme citado no início do texto, trata-se do bom e velho padrão isométrico, que aqui mantém uma câmera com inclinação constante de 70°. Mas isso não impede que se instale certo clima de tensão: os alienígenas podem surgir de praticamente qualquer parte do cenário... E também nunca se sabe o que um canto escuro pode reservar.

Prazo de validade limitado

É o mal de todo jogo que aposta em uma mecânica simples e repetitiva. Pode ser bem divertido no começo, mas a falta de objetivos maiores — e de fases adicionais — acaba tornando a coisa toda previsível e cansativa com relativa rapidez. Nem mesmo o bom sistema de nivelamento de Alien Swarm fará com que você se esqueça de que está destroçando as mesmas criaturas, nas mesmas fases, pela “milionésima” vez. Ainda bem que é de graça, certo?

Mantenha—se vivo... Ou torne—se um espectador

Sabe as chamadas “safe rooms” de Left 4 Dead? Aquelas salas totalmente isoladas das infestações de zumbis e que podiam ser utilizadas para um momento de respiro e reestruturação do seu grupo? Bem, não existe nada sequer parecido aqui. Uma vez que um personagem morre, ele se vai pelo resto da fase. E aí é tentar outro jogo ou passar um longo tempo como espectador — observando como os seus companheiros, provavelmente mais espertos do que você, conseguem terminar a fase (ou não).

75 pc
Bom