Infestando o portátil da Nintendo com extraterrestres e diversão

Os donos de Nintendo DS certamente ficaram muito contentes com o lançamento do Nintendo 3DS e também muito ressabiados. Será que a empresa continuaria a lançar games para o portátil anterior, uma vez que seu irmão mais novo ocupa todos os lugares sob os holofotes?

Recentemente, a empresa anunciou o lançamento de Aliens: Infestation. O game é sobre os parasitas espaciais conhecidos como “aliens”, que se hospedam dentro de corpos humanos, reproduzindo-se e aumentando rapidamente em quantidade.

O game é desenvolvido pela Gearbox Software e distribuído pela SEGA, sendo que se trata de um Side Scroller “moderno”, com pitadas de suspense do gênero survival. Algo como se mesclasse um metroid com o andamento de Metal Gear Solid.

O enredo de Aliens: Infestation segue o mote dos filmes, sendo que uma equipe de fuzileiros espaciais atraca em uma estação espacial para buscar saber o que aconteceu com outra nave anterior que misteriosamente desapareceu. Será que o game consegue carregar o peso da franquia?


Se você é um dos donos de Nintendo DS (ou 3DS, lembrem-se: retrocompatibilidade) e ainda não tem Aliens: Infestation, o que está esperando para pegar o seu? O game é compra obrigatória para amantes dos portáteis e para fãs da série dos perigosos alienígenas.

O game apresenta poucos problemas e traz como sua maior qualidade a enorme interação do jogador com a jogabilidade. Prepare-se para suar, atirar e até levar sustos enquanto mata muitos aliens para tentar resgatar seus companheiros desaparecidos.

Clique aqui para conhecer os critérios de análise do Baixaki Jogos.

Nervos de aço

O clima de tensão que Aliens: Infestation consegue transmitir é fenomenal.  Quem conseguir ter paciência de ler os longos textos que contextualizam a jogabilidade, certamente ficará completamente hipnotizado pela trama. E o mais extraordinário é que quem não ler a história também!

A trilha sonora é bastante interessante e se sai muito bem, levando em conta as limitadas capacidades do console portátil. Os efeitos sonoros seguem a mesma linha e em conjunto com a ambientação gerando o clima de grande tensão.

Como se não bastasse o peso dos acontecimentos, a munição das armas maiores é relativamente bem escassa. Outra das características que contribuem para a imersão que os gamers têm com o jogo e para o ódio aos inimigos.

Malditos alienígenas

Todos os combates do game portátil são muito instigantes. Todas as criaturas são desafiadoras, têm inteligência artificial relativamente apurada, podendo subir ou descer escadas ou abrir portas para ir atrás dos fuzileiros. Os aliens são rápidos e contam com ataques de curtas e médias distâncias, e alguns até conseguem ferir a longo alcance.

Img_normal

Várias vezes, os monstros espaciais aparecem repentinamente, causando sustos, e exigindo rapidez de ação dos jogadores. Atenção para os chefes: os combates são bem mais demorados que as lutas convencionais e certamente os gamers terão que concentrar seus esforços mais de uma vez para acabar com os algozes.

Orientação

Um pouco depois que o game começa, há uma parte na qual o jogador adquire um mapa da nave em que ele está. As orientações são extremamente úteis no decorrer do jogo. E ainda mais: os gamers podem largar “flares” para marcar determinadas locações de maior importância, como recargas de munição e salas com itens para recuperar vida.

NPCs animados

O game conta com a presença de variados personagens que se juntam à sua equipe ao longo do contexto e outros com diferentes finalidades. Alguns disparam pequenas animações, como a de um alien saindo de dentro das entranhas de um soldado aterrorizado. Outro, ainda, dão informações úteis e até itens, com uma mulher logo que você adquire o acesso ao nível dois, que provê munição para sua metralhadora.

Img_normal

Referências alienígenas

Os fãs da série Alien vão ficar deliciados com várias referências que o game faz aos filmes clássicos da franquia. As locações lembram vários ambientes das películas e a ambientação faz jus aos melhores terrores espaciais.

Filhote de alien

Os jogos para video games portáteis acumulam em sua maioria a infeliz característica de serem mais curtos ou de contarem com menor tempo de jogabilidade útil. Aliens: Infestation segue a linha e também conta com pouco mais de 2 ou 3 horas seguidas de jogabilidade para

Tiros incertos

Img_normal

A única ressalva quanto a jogabilidade, mesmo com o bom nível de desafio que o título apresenta, é quando à direção dos tiros. Não se trata exatamente da mira propriamente dita, e sim de onde acertar um inimigo para conseguir infligir danos com mais eficiência.

O que acontece é mais o menos o seguinte: quando um inimigo qualquer aparece você pode atirar nele de pé eu ficar abaixado (o que é ótimo para desviar dos ataques dos bichos). O problema é que às vezes as criaturas morrem rapidamente e outras vezes parece que as suas balas não surtem efeito. E isso acontece com relativa frequência, ficando um pouco irritante em alguns momentos.

Perdidão

Img_normal

Tudo bem que os cenários das fases do game são bonitos e fazem excelente referência aos filmes. Porém, em vários momentos eles são tão repetitivos que você não tem mais certeza se já esteve ali ou se é uma locação nova. Exatamente por essa característica que o sistema de especificação de direcionamentos do game foi apontado como um ponto positivo, pois se você não se ativer ao mapa o tempo todo, certamente não encontrará aonde ir com muita facilidade.

Claro que isso não estraga a experiência de jogabilidade, mas é certo que a empobrece bastante. Seria muito mais intrigante visitar algumas locações diferentes ou quem sabe passar por interiores de outras estações espaciais. Qualquer coisa que parecesse diferente já seria o bastante.

80 ds
Ótimo