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Anomaly: Warzone Earth
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Que tal atacar a torre para variar?

Cássio W. Barbosa

No ano de 2018, enquanto atravessa pela atmosfera terrestre, uma nave extraterrestre se parte em dois grandes pedaços que acabam caindo nas cidades de Bagdá e Tóquio. Logo após o acidente, um estranho campo de força encobre as áreas atingidas pelos destroços, logo batizadas de “anomalias”.

Em Anomaly: Warzone Earth, cabe ao jogador assumir o papel do comandante das tropas que irão adentrar essa zona misteriosa e tentar acabar com a ameaça de outro planeta. Embora o enredo pareça familiar aos fãs de games de tiro, em que histórias envolvendo um herói exterminador de inimigos alienígenas que deve destruir a base inimiga são comuns, este é um título de estratégia, mais especificamente do gênero Tower Defense.

A inovação fica por conta da função designada pelo jogador, que, em vez de defender o seu território como é tradicional no estilo, deve comandar os veículos que compõem o ataque à área controlada pelo inimigo.


As opções que terão de ser feitas durante a ofensiva vão desde a escolha das unidades que irão compor a sua equipe até qual será o caminho percorrido pelos seus aliados. Além disso, é dever do jogador utilizar as suas habilidades especiais para auxiliar o seu esquadrão na tarefa de atravessar percorrer o território inimigo e chegar ao seu objetivo.

Principalmente para os fãs de estratégia, Anomaly: Warzone é uma boa pedida. Afinal, ele é uma intervenção bem-sucedida no consagrado gênero Tower Defense e oferece um número razoável de unidades para comandar e enfrentar, assim como uma experiência bem divertida.

Além disso, o título oferece um bom padrão de qualidade e uma história que, apesar de não ser muito aprofundada, convence o jogador. Quem ainda assim estiver em dúvida se vale a pena arriscar pode pensar em levar em conta também os seus baixos requisitos mínimos, assim como o seu preço.

Fluidez no comando

Existem dois campos de ação para o comandante, cada um com a sua respectiva tela de visualização. O primeiro deles é o que permite planejar o caminho realizado pelos veículos que irão realizar o ataque. Para isso, a tela muda para um mapa mais simples da cidade, em que aparecem as rotas disponíveis, os inimigos encontrados pelo caminho e o tempo que será gasto para percorrer todo o trajeto. Tudo de um jeito que não fará nem o gamer mais obcecado por planejamento reclamar.

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Após isso, o líder do esquadrão deve acompanhar as suas unidades enquanto faz o reconhecimento da área e auxilia as suas tropas com as suas habilidades especiais. Há desde bombas de fumaça que diminuem a precisão das unidades extraterrestres até itens que criam distrações para que o seu batalhão passe por zonas abarrotadas de inimigos sem serem notado.

Um dos destaques do título é que todas essas ações podem ser realizadas praticamente apenas com o mouse, sendo que o teclado só chega a ser utilizado em ações pouco corriqueiras — como a aceleração do ritmo de jogo (necessária para passar pelos poucos momentos em que a calmaria atinge o game) e o acesso ao menu de compras e obtenção de upgrades.

Ambientação sonora de qualidade

Anomaly: Warzone Earth possui uma trilha sonora capaz de criar uma atmosfera envolvente, afinal, a música consegue casar bem a tensão e a expectativa iniciais aos ataques assim como a ação dos combates. Além disso, alguns pequenos cuidados, como a utilização de instrumentos orientais nas missões passadas em Tóquio, funcionam como a cereja do bolo nesse aspecto.

Outro ponto que merece destaque é o trabalho de dublagem realizado. Embora a história não se aprofunde na caracterização dos personagens, tanto a narração como os diálogos são bem produzidos, além de muitas vezes bem-humorados.

Turismo de guerra

O jogo se passa nas capitais do Iraque e do Japão. Em cada uma delas, o cenário é bastante convincente. Se em Bagdá é possível perceber tanques de petróleo e de gás em meio ao clima desértico, em Tóquio é possível encontrar todos os prédios e ruas largas, assim como alguns de seus pontos turísticos, como a Torre de Tóquio.

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Além disso, os detalhes que diferenciam as cidades não são apenas a chuva da capital japonesa em contraste com o sol de Bagdá. Marcações nas vias de trânsito, assim como o estilo dos carros de cada uma, fazem a diferença e tornam o visual agradável (ainda que em meio a cenários de devastação).

Elite da tropa

Dizem que um dos segredos que levou Alexandre, o Grande, a conquistar seu vasto império era o fato dele estar sempre junto à sua infantaria na hora das batalhas. A simples presença de seu comandante elevava a moral dos homens de seu exército de um modo que os inspirava a massacrar seus inimigos de forma avassaladora.

No caso de Anomaly: Warzone Earth, o seu papel na liderança do esquadrão que invade o território ocupado pelos alienígenas, além de decidir a melhor rota a ser seguida, é acompanhar os veículos aliados e protegê-los de quaisquer perigos.

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Para isso, além das bombas de fumaça e das falsas tropas que distraem os extraterrestres, existem as possibilidades de reparar os seus veículos danificados e do próprio comandante participar diretamente dos ataques.

Na verdade, é fundamental neste game que se faça isso. Afinal, a utilização dessas habilidades é limitada e a escolha dos momentos em que elas serão utilizadas podem definir a vitória ou a derrota. Isso incrementa o nível de desafio do jogo de um modo que só favorece a diversão.

Cara, cadê meu anti-aliasing?

Considerando o tamanho do jogo, é possível afirmar que as cidades são de fato bem detalhadas, além de que é interessante percorrer as suas ruas. No entanto, os gráficos são serrilhados mesmo em suas definições nas configurações máximas.

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Além disso, dentro das opções disponíveis, não é possível encontrar nenhuma que personalize cada um dos recursos individualmente. É possível apenas ajustar entre as definições “mais baixas” e “mais altas”. Não é nada que altere significantemente a experiência de jogo. Contudo, é sempre interessante poder personalizar as opções de modo que o game funcione da melhor forma possível.

Sério que eu já salvei a Terra?

São ao todo 14 missões no modo principal, divididas entre as duas cidades do game. Os objetivos são variados e o número, a princípio, satisfaz. Contudo, as primeiras seis missões na cidade de Bagdá acabam funcionando mais como um tutorial para que os jogadores conheçam a mecânica e as opções do jogo.

Dessa forma, o desafio de verdade parece começar apenas quando se chega à capital do Japão e não necessita de muito mais do que um fim de semana para ser terminado. Para suprir isso, existem dois modos de jogo infinito — um para cada cidade — que são desbloqueados uma vez que cada uma das campanhas é terminada.

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Pode ser que isso eleve o tempo de vida de Anomaly: Warzone Earth para alguns, principalmente os que gostarem do game. Todavia, a partir do momento em que restam apenas esses modos, os desafios deixam de inovar e, consequentemente, de cativar o jogador.

75 pc
Bom