Imagem de Awesomenauts
Imagem de Awesomenauts

Awesomenauts

Nota do Voxel
80

Tão incrível quanto desequilibrado

Em um futuro muito distante, a galáxia disputa a extração de um minério chamado Solar, encontrado no núcleo de planetas e asteroides. A batalha pela hegemonia da atividade é tanta que as empresas Zero e One estão prestes a declarar guerra para acabar com a concorrência e criar um perigoso monopólio extrativista. Para isso, nada mais óbvio do que contratar um grupo mercenário para fazer o trabalho sujo.

É a partir dessa proposta que Awesomenauts tem início. Mas não se deixe enganar pela suposta complexidade da trama, pois essa é a única coisa realmente séria em todo o game. Você percebe o clima bem-humorado já nos primeiros momentos do jogo, que recria a abertura dos desenhos dos anos 80 — lembrando muito o clássico “Bravestarr” — para mostrar que, mesmo com a tensão entre as duas facções, ainda há espaço para o riso.

Mas o grande mérito do título não está apenas em trazer esses clichês que marcaram a infância de muita gente aos consoles. Mais do que isso, Awesomenauts é um dos primeiros MOBAs (Massive Online Battle Arena) a chegar ao Playatation 3 e Xbox 360, o que torna a responsabilidade do game ainda maior perante os fãs do gênero.

Por estarmos falando de um game voltado às funções online, Awesomenauts peca em um ponto vital. A ideia de um jogo focado na experiência multiplayer é mostrar que todos os jogadores têm espaço, mesmo aqueles que começaram agora e estão dando seus primeiros passos em um MOBA.

Infelizmente, não é isso o que acontece. O desequilíbrio realmente incomoda e vai afastar os jogadores que não tiverem paciência ou força de vontade. Por mais divertida e engraçada que a proposta seja, de nada adianta se não há nada que o motive a evoluir até que você ganhe força o suficiente para fazer a diferença nas partidas.

Img_normal

No entanto, mesmo deslizando em um ponto básico, o game não é ruim. Aqueles que resistirem às surras iniciais vão se divertir muito com a irreverência de personagens tão carismáticos quanto Sheriffe Lonestar e Leon Chamaleon, principalmente pelo fato de as partidas serem muito empolgantes quando você deixa de apanhar.

No fim das contas, é possível perceber que Awesomenatus tem muito potencial para aqueles que decidirem ir além da frustração e, sobretudo, para os fãs do MOBA. Mais do que isso, ele mostra que o sistema de arenas de batalha é algo que funciona muito bem também nos consoles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.