TIM italiana testa tecnologia que dobra a velocidade das redes 4G

1 min de leitura
Imagem de: TIM italiana testa tecnologia que dobra a velocidade das redes 4G

A sede italiana da TIM está testando novas tecnologias de conexão que prometem fazer com que as redes 4G atuais pareçam lentas em comparação. A companhia está trabalhando com a solução Full Duplex, que promete dobrar a capacidade de transmissão da rede LTE, entregando uma experiência próxima do que deve ser o 5G no futuro.

A empresa realizou seus testes com a novidade perto da cidade de Turim em uma parceria com a startup norte-americana Kumu Networks. Usando um repetidor inteligente, elas conseguiram transmitir e receber o sinal de móvel na mesma frequência de forma duplicada, o que ampliou consideravelmente sua capacidade de transmissão.

A tecnologia é aplicável nas atuais redes 4G a partir do uso de pequenas células de retransmissão, normalmente empregadas em áreas onde não há a disponibilidade de uma solução tradicional de backbone. “Estamos muito orgulhosos de anunciar este primeiro teste ao vivo. Mais uma vez, a TIM demonstra sua capacidade e seu compromisso de contribuir para a inovação mundial, confirmando sua liderança em pesquisa e desenvolvimento da nova geração da banda larga”, afirmou Gabriela Styf Sjöman, diretora de engenharia da TILAB TIM.

A previsão é que o 5G comece a ser implementado em 2020, não somente trazendo inovações para usuários comuns, mas também ajudando a estabelecer o que se chama de “Internet das Coisas”. Segundo a TIM, a novidade aumenta a velocidade máxima de transferência de arquivos e permite que milhares de dispositivos conversem entre si com uma latência muito baixa.

Você costuma usar redes de telefonia de alta velocidade? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.