Solte a voz! Cantarolar ajuda a descobrir nome das músicas no site Midomi

2 min de leitura
Imagem de: Solte a voz! Cantarolar ajuda a descobrir nome das músicas no site Midomi
Imagem: Medical Daily

Em uma época em que listas do Spotify tocam em festas, filmes usam trilhas sonoras cada vez mais diversas e pessoas sem muita noção tocam músicas em alto e bom som no transporte público, não é difícil ficar com uma canção presa na cabeça, sem ter como saber o título ou o autor da obra. Felizmente, a internet – sempre ela – encontrou uma maneira de dar uma mãozinha aos mais desesperados, bastando que você cantarole uma parte da faixa.

A ferramenta em questão é o site Midomi, que já está na ativa há algum tempo, mas, com o passar dos anos, foi melhorando cada vez mais seu acervo e sistema de identificação. Embora a página tenha alguns recursos similares aos do popular Shazam – que, uma vez instalado no celular, consegue analisar o que estiver tocando no ambiente –, seu diferencial é a capacidade de identificar a melodia em questão mesmo se o usuário cantar um trecho com a letra errada ou apenas usando os famosos “hummm, humm, hum” ou “nana na na nanana”.

Para tentar sua sorte na plataforma, o processo é bem simples e não pede nenhum tipo de cadastro: basta visitar o portal neste link, clicar no quadro que diz “Click and Sing or Hum” e deixar que a magia aconteça. Vale notar que alguns passos são exigidos para que tudo dê certo. Ao ativar a função, por exemplo, o seu navegador provavelmente pedirá uma ou duas vezes para que você autorize o acesso ao seu microfone, sendo necessário apenas clicar em “Sim” ou “Permitir” para dar seu aval.

Outra coisa que ajuda a melhorar suas chances de descobrir a origem daquela música “implantada” no seu cérebro é entoar a faixa por pelo menos 10 segundos, dando mais informações para que o sistema analise o material. Durante os nossos testes, percebemos que ao passo que a biblioteca de canções internacionais é bem grande, os hits brasileiros podem não ser solucionados tão facilmente – embora “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, e “Pelados em Santos”, dos Mamonas Assassinas, tenham sido reconhecidos rapidamente.

Vale a pena colaborar

Apesar de não ser preciso se registrar para aproveitar a ferramenta, efetuar o seu cadastro do Midomi oferece uma boa dose de vantagens para a comunidade em geral. A conta solicita apenas email, nome de usuário, senha e sua data de nascimento e possibilita que seus sucessos na plataforma sejam catalogados e sirvam para incrementar ainda mais o recurso – tornando-se base para pesquisas futuras. Do mesmo modo, é possível criar listas, dar nota para as músicas e compartilhar resultados nas redes sociais.

Como você resolve o caso de uma música presa na sua cabeça? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.