É possível! Programador faz Android 6.0 rodar em um Nexus S lançado em 2011

1 min de leitura
Imagem de: É possível! Programador faz Android 6.0 rodar em um Nexus S lançado em 2011

Um desenvolvedor que atende pelo apelido de Dmitry Grinberg conseguiu fazer o Android 6.0 Marshmallow rodar em um Google Nexus S. O objetivo foi provar que a atualização para a mais recente versão do robozinho verde pode ser portada até mesmo junto de dispositivos modestos. O celular hackeado por Grinberg recebeu seu último update em 2012, quando passou a executar o Android 4.1.2 Jelly Bean.

O que chama a atenção são as especificações técnicas do smartphone lançado nos idos de 2011: com tela AMOLED de 4 polegadas (480x800 pixels), o aparelho possui um chipset de 1 GHz single-core Qualcomm Hummingbird, 512 MB de RAM e 16 GB de espaço para armazenamento interno.

Segundo informa o Phone Arena, o maior desafio enfrentado pelo programador foi o de migrar todos os dados (sistema e pessoais) para uma única partição – celular antigos com Android têm dois espaços para o armazenamento. Como o 1 GB dedicado ao SO não é suficiente para suportar a instalação do Android 6.0 Marshmallow e demais apps, os 15 GB restantes tiveram de ser destinados tanto ao sistema operacional quanto à hospedagem dos dados do usuário.

De acordo com o desenvolvedor, a versão do “Android M” desenvolvida para o Nexus S é estável; sensores responsáveis por funções como NFC, WiFi, Bluetooth, GPS e até mesmo os recursos de câmera foram ativados e funcionam normalmente. Detalhes sobre o código criado podem ser conferidos por meio da página de Grinberg, aqui.

...

Qual foi a melhor versão do Android lançada até hoje? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.