Imagem de Banished
Imagem de Banished

Banished

Nota do Voxel
80

Recomeçar a vida pode não ser tão ruim assim

Banished é um gerenciador de vilas medievais que utiliza um conceito bastante interessante. Enquanto o jogador assume o papel do prefeito que administra o crescimento do local, a história de sua vila começa quando os seus primeiros habitantes são banidos de outra cidade, precisando então estabelecer-se em um local e organizar-se para sobreviver.

Ao criar um novo jogo, há uma série de opções para definir como será esse novo começo, incluindo a definição de se a nova vila será em uma área pequena, média ou grande (e mesmo a menor delas oferece uma área considerável de jogo) ou se ela será situada a beira de um rio ou nas montanhas. Tudo isso é escolhido pelo jogador antes de gerar um novo mapa de maneira procedural, de modo a tornar cada nova partida uma novidade.

Quando o jogo enfim começa, é difícil não tentar definir Banished como uma espécie de SimCity medieval. No entanto, a criação da Shining Rock Software traz mais ao gênero do que uma simples mudança de ambientação para um período histórico.

Para começar, todas as construções disponíveis no game podem ser feitas desde o início, desde que o jogador tenha os recursos necessários para erguê-las. Desse modo, se você preferir abrir uma mina de carvão e aço logo no começo do jogo, isso é possível (apenas tome cuidado para que a alta taxa de mortalidade nas minas não reduza drasticamente a pequena população inicial da campanha).

Se o game oferece bastante liberdade para que você faça o que quiser, ele também conta com uma série de tutoriais rápidos e práticos que ensinam os princípios básicos para a sobrevivência dos seus aldeões. No caso, basta deixar que eles não sintam fome e tenham um abrigo no início, além de ser preciso ajudá-los a se proteger do rigoroso frio do inverno e de eventuais doenças – algo que pode parecer fácil a princípio, mas um único deslize aqui pode comprometer toda a sua população.

Enquanto o game é bastante acessível (não apenas por conta dos tutoriais, mas também pela facilidade em lidar com os menus, que podem ser fixados à tela), é bastante provável que leve algum tempo até que você consiga fazer a sua população vencer os primeiros invernos.

A partir daí, é necessário prestar mais atenção ao índices de saúde da população para evitar epidemias que acabem de uma só vez com a força de trabalho de sua vila. Ao mesmo tempo, também é necessário prestar atenção para ver se o crescimento populacional não parou repentinamente, uma vez que uma vila pequena povoada majoritariamente por idosos pode encontrar sérias dificuldades em se sustentar.

Enquanto é possível aprender logo a cuidar das necessidades de seus aldeões, também é importante atentar-se ao recursos naturais. Apesar de haver uma grande de reservas inicialmente, é interessante criar formas de renová-las (como criar matas de reflorestamento) para evitar ter que se deslocar cada vez mais longe em busca delas. A preocupação ambiental também ajuda a manter algumas bonificações, como as ervas medicinais encontradas em seções mais antigas dos bosques.

Apesar de alguns problemas (como a alteração de velocidade, que só pode ser acessada a partir de um submenu, em vez de estar sempre presente em um único comando do teclado), o game oferece uma experiência sólida e bastante diversificada, uma vez que é possível testar várias estratégias ao longo das partidas – em especial, se o jogador decidir tentar realizar as conquistas do Steam.

Com tudo isso, Banished consegue manter a complexidade dos jogos de gerenciamento ao mesmo tempo em que apresenta uma proposta bastante acessível, e diferente. Recomendado não apenas para fãs do gênero, mas também para iniciantes que sonham em ver o crescimento de sua própria população.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pontos Positivos
  • Acessível, com todas as construções disponíveis desde o início
  • Possibilita diversas estratégias para cada cenário
  • Consegue ser bastante desafiador, mesmo em momentos mais prósperos
Pontos Negativos
  • Há um conjunto um pouco limitado de construções no total
  • Atalho de velocidades "escondido"