App promete revolucionar gestos e ferramentas no multitouch [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: App promete revolucionar gestos e ferramentas no multitouch [vídeo]

O multitouch (dois ou mais movimentos ao mesmo tempo em uma tela sensível ao toque) evoluiu bastante em sensibilidade e função nos últimos anos, é verdade. Porém, essa tecnologia ainda pode ser muito explorada e tem sido objeto de pouca atenção de grandes empresas. A boa notícia é que uma companhia chamada Qeexo voltou os olhos ao assunto — e parece entender do assunto.

A marca está desenvolvendo uma plataforma chamada TouchTools, um software que faz o multitouch ser bem mais do que só arrastar conteúdos, pinçar para dar zoom ou girar elementos da tela. Basicamente, ele "recria" ferramentas físicas do cotidiano no display, permitindo que você utilize recursos como régua, câmera fotográfica, lupa, esquadro, borracha, compasso e muitos outros objetos. Tudo acontece digitalmente, rápido e de forma bastante interativa.

O vídeo acima mostra só alguns dos exemplos de como o software opera. Dependendo da posição dos seus dedos, ele automaticamente "abre" a ferramenta na tela para uso. Não precisa ativar em um menu nem nada: ele identifica a posição e o toque, como se você estivesse segurando um objeto invisível.

Tudo nos seus dedos

O funcionamento é baseado em "machine learning", o aprendizado automático do sistema. Ele compreende com o tempo a orientação das mãos e das pontas dos dedos para ficar cada vez mais preciso no reconhecimento de gestos. Isso é importante ainda porque faz com que qualquer tela multitouch se adapte, não tornando necessário criar um painel totalmente novo para rodar a plataforma.

Parece até que você está usando os objetos de verdade.

No protótipo, o TouchTools aparece operando em uma tela de 55", mas a empresa garante que será possível usar alguns dos recursos até mesmo em displays de smartphones. A empresa já disponibilizou o software para fabricantes e desenvolvedores interessados. Não há indicativo de lançamento para a plataforma, mas a Huawei é uma conhecida parceira da marca: é ela a responsável pelo Knuckle Sense, os gestos baseados nos nós dos dedos de smartphones como o Huawei Mate S.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.