A guerra mais pesada de sua vida [vídeo]

Gameplay BJ

O DLC Armored Kill, de Battlefield 3, deixa clara sua intenção desde o título. Se os veículos já eram o grande destaque e diferencial do modo multiplayer do game, o conteúdo que chegou recentemente aos assinantes Premium leva isso à última potência. Aqui, você não é de nada se resolver andar por aí a pé, e a vitória nos combates é de quem fizer melhor uso das máquinas de guerra.

O conteúdo traz quatro novos mapas – incluindo a maior arena já vista na história da franquia – e cinco veículos inéditos. Entre eles está uma fortaleza voadora que serve não apenas para destruir os inimigos, mas também como ponto de ressurgimento de jogadores, lançados com paraquedas para o mapa.

Battlefield 3: Armored Kill, por enquanto, está disponível apenas para assinantes do serviço Premium no PC, PlayStation e Xbox 360. Os jogadores comuns deverão esperar mais algumas semanas para ter acesso a tudo isso. E, acredite, a expectativa vale a pena.

Se você é daqueles que reclamam do tom “Rambo” assumido por Battlefield 3, Armored Kill pode servir como sua redenção. O título ecoa games antigos da franquia e apresenta uma ação ainda mais cooperativa que a dos outros DLCs, fazendo bom uso dos veículos e da guerra extremamente realista que a DICE se propôs a retratar.

Se você procura apenas isso, vale a pena esperar o lançamento individual de Armored Kill. Caso essa seja exatamente a cereja que faltava, Battlefield 3 está completo e a compra da assinatura Premium nunca valeu tanto a pena.

Cheiro de pólvora e fumaça

Em Battlefield 3: Armored Kill, o horizonte raramente é tranquilo. A todo momento, é possível enxergar batalhas acontecendo ao longe e em grande escala. Com a adição de inúmeros veículos e variados pontos para serem capturados ou defendidos, o combate é frenético o tempo todo e, às vezes, acontecem simultaneamente em diversos pontos do mapa.

Não é incomum ver a briga entre tanques de guerra pelo domínio de uma base ser interrompida pela aparição de um avião bombardeiro, que despeja bombas e tiros em todos que estiverem pelo caminho. Ao mesmo tempo, um franco atirador que acredita estar em posição de vantagem acaba se tornando alvo fácil de uma grande máquina de guerra.

Img_normal
O modo inédito Tank Superiority evidencia isso ainda mais. De posse dos veículos, grupos de jogadores lutam entre si pelo controle de pontos definidos no mapa. É aqui que ocorre a maioria das explosões e a fumaça toma conta da tela. O combate agressivo é praticamente garantido, e Armored Kill mostra boa parte de sua força.

O magnífico áudio do título da DICE também é de grande importância aqui. Caso você esteja usando um fone ou sistema de som com boa qualidade, é impossível não ficar impressionado com a fidelidade dos efeitos de explosões e tiros, que indicam perfeitamente a distância dos combates e mostram quão perto aquele míssil passou do jogador sem atingi-lo.

Explosões estratégicas

Games de tiro em primeira pessoa, normalmente, estão dominados por jogadores que correm feito malucos, atirando em tudo que se mexe. Ou, então, pelos malditos campers, que ficam estacionados em um único local privilegiado matando todo mundo. Essas duas categorias terão sérias dificuldades em Armored Kill, que traz de volta muito do senso estratégico que transformou a franquia Battlefield em um sucesso.

Os veículos não são apenas máquinas de guerra. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Quando bem utilizados, podem se transformar em armas poderosíssimas para proteger objetivos ou vencer um combate. O suporte aéreo é essencial para as batalhas que ocorrem no solo, enquanto o bombardeiro, apesar de sua trajetória automática e previsível, serve como um ótimo ponto de ressurgimento para soldados a pé.

Img_normal
O uso do ambiente também é essencial. Os mapas de Armored Kill não são lineares e possuem diferentes rotas e caminhos a serem seguidos. Alborz Mountains é um grande exemplo disso, com diversas planícies, florestas e montanhas que podem ser usadas para criar killboxes para os inimigos e facilitar o planejamento estratégico. Pensar antes de agir, aqui, é praticamente uma necessidade.

Arenas bem construídas

O aspecto estratégico de Armored Kill também é fruto dos cenários perfeitamente construídos pela DICE. Pontos de controle e bandeiras bem posicionadas possibilitam diversas formas de ataque, ao mesmo tempo em que privilegiam todos os tipos de jogadores.

O sistema inteligente de ressurgimento também propicia a movimentação dos soldados pelos mapas, gerando combates simultâneos por diversos pontos de interesse ao mesmo tempo. Quem souber fazer um bom uso dessa característica se dará muito bem nas batalhas.

Mas que solidão...

O grande destaque de Battlefield 3: Armored Kill também pode ser sua maior falha, principalmente nas versões para PlayStation 3 e Xbox 360. Os cinco quilômetros quadrados de Bandar Desert, o maior mapa da franquia, propiciam um combate variado e intenso, mas também dificultam a chegada do jogador aos pontos de conflito.

Mesmo em partidas lotadas, com os 64 jogadores presentes nos servidores da edição para computadores, o jogador pode se ver andando a esmo pelo cenário em busca de algo para fazer. Caso seu veículo seja destruído e você esteja no meio do nada, a sensação de frustração é ainda maior. Será preciso percorrer longas distâncias – a pé e vulnerável – para retornar à ação. Ou usar a função de suicídio para retornar a uma base e pegar um novo veículo.

Img_normal
Os jogadores das versões de console do game sofrerão constantemente com este problema. Com no máximo 32 jogadores e menos pontos de interesse espalhados pelo mapa, Armored Kill no PlayStation 3 e Xbox 360 pode se tornar uma experiência ruim muito rapidamente.

Fotos de guerra

Pequenos defeitos gráficos também podem ocorrer caso você não tenha um PC potente o bastante ou esteja jogando no Xbox 360 ou PlayStation 3. Nos momentos em que o combate fica realmente intenso, com diversos veículos, explosões e partículas voando por todos os lados, a taxa de quadros por segundo pode apresentar reduções perceptíveis.

Tais incidentes são raros, mas existem. Apenas os olhos mais atentos, porém, vão considerar  isso um problema. Todo o restante dos jogadores estará mais preocupado em sobreviver à chuva de balas para notar uma pequena redução na velocidade da ação.

88 pc
Ótimo

Outras Plataformas

88 ps3
88 xbox-360