53% dos donos de smartphones no Brasil têm menos de 30 anos

2 min de leitura
Imagem de: 53% dos donos de smartphones no Brasil têm menos de 30 anos

A Oi, operadora nacional de telefonia, encomendou uma pesquisa para definir os diferentes perfis de donos de smartphones no país. No total, foram entrevistadas cerca de 5 mil pessoas – usuários de todas as operadoras atuando no Brasil hoje, bem como assinantes de todos os tipos de planos disponíveis no mercado. O resultado serviu para que a companhia definisse os seus novos planos pós-pagos e controle.

A principal constatação da pesquisa é de que 53% dos brasileiros com menos de 30 anos de idade possuem um smartphone, o que não chega a ser uma grande surpresa. Entre os cidadãos na faixa dos 30 aos 45 anos, a parcela da população que tem um aparelho desse tipo já cai para 43%, enquanto apenas 24% das pessoas com idade acima dos 45 anos têm um celular smart.

Os mais novos também dão mais importância ao serviço de internet móvel do que as pessoas mais velhas. Ainda assim, a função mais útil para os usuários das três faixas etárias continua sendo os planos de voz. Para chegar a esse resultado, os organizadores da pesquisa solicitaram aos participantes que distribuíssem 10 pontos entre os três principais serviços dos pacotes de telefonia, que são voz, dados e SMS e extraíram a média de cada um.

Voz ficou em primeiro lugar, mas, quanto maior a idade dos entrevistados, maior foi a pontuação para essa função. Em segundo lugar, ficou o pacote de dados de internet, que recebeu uma média menor conforme a faixa etária aumentou. Os planos de SMS ficaram em último lugar, com praticamente a mesma nota nos três grupos. A tabela de pontos ficou da seguinte forma:

Voz

  • Até 29 anos – 4,3 pontos
  • 30 a 45 anos – 4,8 pontos
  • Acima de 45 anos – 5 pontos

Dados

  • Até 29 anos – 3,8 pontos
  • 30 a 45 anos – 3,2 pontos
  • Acima de 45 anos – 3 pontos

SMS

  • Até 29 anos – 1,9 ponto
  • 30 a 45 anos – 2 pontos
  • Acima de 45 anos – 2 pontos

A pesquisa da Oi também avaliou a proporção de usuários que utilizam mais de um chip em um mesmo aparelho simultaneamente. De acordo com o resultado, 32% das pessoas com idade até 29 anos possuem mais de um SIM card, enquanto na faixa dos 30 a 45 anos isso aumenta para 46%, diminuindo novamente para 41% no grupo acima de 45 anos.

Você se preocupa mais com os minutos que tem para fazer ligações, com seu plano de internet móvel ou com os SMS que pode enviar? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.