Gravadora de Jack White coloca vinil para tocar no espaço pela primeira vez

1 min de leitura
Imagem de: Gravadora de Jack White coloca vinil para tocar no espaço pela primeira vez

A Third Man Records é uma gravadora fundada em 2001 pelo músico Jack White, famoso por seu trabalho solo e com a banda White Stripes, que sempre realiza campanhas publicitárias utilizando a tecnologia. No começo de 2015, eles lançaram um sintetizador e amplificador retrô para comemorar o Record Store Day, data que celebra a cultura das lojas de discos independentes adoradas pelos colecionadores mais tradicionais.

Dessa vez, porém, a Third Man Records foi além e decidiu desenvolver um dispositivo capaz de tocar um disco de vinil em pleno espaço. Criado pelo designer Kevin Carrico com base na ideia do próprio Jack White, o toca-discos foi o primeiro a tocar um LP fora de nossa atmosfera, executando “A Glorious Dawn”, um sample feito com as vozes de Carl Sagan e Stephen Hawking pelo projeto eletrônico Symphony of Science do músico John D. Boswell.

Grande desafio

O maior problema enfrentado pela gravadora foi criar praticamente do zero um toca-discos capaz de rodar um LP em pleno espaço, visto que um dispositivo comum desses certamente não funcionaria no vácuo ou na alta temperatura do espaço próximo, a cerca de 28 km de altitude. Tudo foi erguido por um balão atmosférico, os mesmos que conduzem sensores e outros aparelhos envolvidos na previsão do tempo.

Um dos maiores desafios era conseguir fazer o disco se manter girando o máximo de tempo possível ao subir para o espaço

Segundo Kevin Carrico, um dos maiores desafios era conseguir fazer o disco se manter girando o máximo de tempo possível ao subir para o espaço. Outro grande problema foi a proteção do disco contra os raios de Sol, que incidem no dispositivo sem nenhum tipo de filtro que nossa atmosfera pode fornecer. Foi necessário usar uma folheação a ouro no LP e um dissipador de calor para evitar que ele ficasse deformado com as altas temperaturas.

Imaginação nas alturas

Jack White, o cérebro criativo por trás dessa ideia “maluca”, disse que a ação não é apenas uma jogada de marketing, mas também um acontecimento para “injetar imaginação e inspiração” na cabeça dos fãs de música. Se é verdade ou não, não sabemos, mas o evento é muito interessante e mostra que não é tão difícil assim chegar até o espaço e levar até ele nossas obras de arte musicais. Confira no vídeo abaixo o desenvolvimento completo do projeto em um documentário de quase duas horas:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.