A verdadeira árvore da vida!

Qualquer pessoa que tenha jogado experimentado Machinarium, da Amanita Design, deve ter prestado atenção no Humble Bundle de lançamento de Botanicula, o segundo game produzido pela companhia.

Lançado nesta semana no Steam, o game é um Point and Click da mesma forma que o seu antecessor. Contudo, desta vez o tom da aventura é bastante diferente. Enquanto Machinarium apresentava as esquinas sombrias de uma cidade de máquinas, Botanicula é ambientado em uma árvore cheia de cor e vida criada a partir da queda de uma estrela cadente.

Todavia, nem tudo é bonitinho e meigo no game, uma vez que um grupo de estranhos parasitas começa a sugar a vida de cada galho do local. A partir desta estranha invasão, o jogador passa a acompanhar um grupo composto de pequenos seres insetoides e vegetalescos que habitam a árvore em uma jornada para salvá-la.

Botanicula é uma das revelações mais interessantes dos últimos tempos no mundo dos games. Afinal, não é todo título que consegue prender a atenção do jogador do começo ao fim de sua campanha principal.

Img_normal
Com cerca de seis horas de jogo e dezenas de personagens escondidos ao longo de toda a campanha, Botanicula utiliza seus recursos sonoros de maneira magistral, além de apresentar uma direção de arte simplesmente de cair o queixo.

Deste modo, a última criação da Amanita Design não só é altamente recomendável, como também é praticamente obrigatório. Afinal, são poucos os jogos atualmente que fazem você se encantar durante toda a sua extensão, e Botanicula faz parte desta privilegiada categoria.

Uma aventura sensorial

Logo no início de Botanicula, é difícil não se encantar com os personagens e com os ambientes de Botanicula. Mesmo com as configurações gráficas mais baixas, o jogo é extremamente bonito e encantador, enquanto os personagens são extremamente carismáticos e cativantes.

Essa sensação apenas se amplia conforme o seu progresso no game, uma vez que, além de visitar novos e maravilhosos ambientes, tudo é embalada com uma trilha sonora fantástica e efeitos sonoros que transportam o jogador diretamente até a árvore em que se passa a aventura.

Img_normal
Outro fator que chama a atenção é a capacidade de Botanicula de prender a atenção do jogador do início ao fim ao mesmo tempo em que o mantém completamente encantado. Tudo isso eleva Botanicula àquela categoria de títulos que merecem ser vividos, e não apenas simplesmente jogados.

Agradavelmente desafiador

Diferentemente de outros jogos do gênero em que há diversos tipos de opções para utilizar objetos e relacionar-se com as criaturas encontradas, Botanicula opta pelo caminho da simplicidade e exige que o jogador apenas use a seta do mouse para interagir com os elementos do cenário.

Img_normalAinda assim, cada nova seção da árvore oferece desafios e enigmas distintos. Se em determinado momento é preciso apenas clicar sobre um inseto, em outro é necessário arrastar bolhas com a seta do mouse. No entanto, o game nunca revela qual ação exatamente deve ser tomada, cabendo a você encontrar a solução.

Resolver todos os problemas encontrados não só ajuda a liberar novas áreas da grande árvore, mas também a revelar estranhos e divertidos habitantes desse habitat – algo que só aumenta o encanto do jogador pelo título.

Criando interesse por botânica

Se você nunca prestou atenção na flora de sua região e acha que “tudo não passa de mato”, vai ser difícil manter a opinião em Botanicula. A começar pelo grupo de protagonistas, todos os personagens encontrados são fantásticos e encantadores.

Img_normalDeste modo, prepare-se para encontrar de tudo, desde peixes que “nadam” em torno de um determinado galho até uma grande lagarta que precisa de penas para voar. Além disso, em muitos casos, apenas encontrar estes seres não é suficiente. É necessário interagir com eles para descobrir novos segredos sobre o passado da árvore e ganhar cartas especiais.

Embora elas não tenham nenhuma função aparente, é por meio deste baralho que o jogador pode saber com quais criaturas já se deparou durante a sua jornada. Deste modo, para quem procura um desafio extra, sempre é possível tentar encontrar todos os seres de Botanicula.

Mau contato

Enquanto cada desafio exige uma aproximação distinta em Botanicula, há alguns momentos em que é necessário ter muita paciência. Isso porque a ação sugerida para o caso não funciona apropriadamente, sendo necessário reiniciar o jogo para resolver a situação. Enquanto isso não é frequente e pode corrigido com uma pequena atualização, isso ainda acontece e, quando ocorre, atrapalha.

Img_normalPara fechar apenas uma vez

Um dos maiores trunfos de Botanicula acaba sendo também uma de suas fraquezas. Como o game é fundamentado na surpresa de cada nova paisagem e no progresso de sua pequena jornada, uma vez que o jogo é completado não há muito mais o que fazer.

Os fanáticos por conquistas (principalmente no Steam) provavelmente tentarão encontrar todas as criaturas escondidas no game. No entanto, tirando isso, não sobram novidades no mundo de Botanicula.

90 pc
Excelente