Facebook ligeiro: rede social alerta EUA sobre ciberataque iraniano

1 min de leitura
Imagem de: Facebook ligeiro: rede social alerta EUA sobre ciberataque iraniano

No atual contexto de medo que o mundo enfrenta em função dos ataques terroristas na França, qualquer notícia mais sensível é lenha na fogueira. Agora, hackers do Irã invadiram os sistemas do Departamento de Estado dos EUA, e a Terra do Tio Sam só foi alertada que isso ocorreu por onde? Pelo Facebook, acreditem vocês ou não.

De acordo com o The New York Times, os oficiais do departamento receberam o aviso de uma invasão de hackers do Irã graças a um sistema de alerta inédito, recentemente implantado pela rede social de Mark Zuckerberg.

Segundo o veículo norte-americano, os invasores planejavam utilizar contas de funcionários mais jovens do staff do governo para comprometer pessoas que atuavam em cargos superiores da divisão.

O Irã, cabe destacar, não é nenhum novato em espionagem online. O país já criou um site de notícias falsas para enganar oficiais, comprometer suas contas e também cometeu um ciberataque ano passado ao governo estadunidense. Porém, de acordo com um oficial que preferiu não se identificar ao NYT, esse último ataque foi “muito mais sofisticado”. Os invasores estavam cientes de quais pessoas estavam trabalhando no arquivo iraniano sobre o acordo nuclear com os EUA.

Resta aguardar o desfecho do episódio para ver se haverá alguma represália dos EUA na mesma moeda – e os norte-americanos também manjam bastante de hacking.

Facebook alerta ciberataque do Irã a agência dos EUA: o que você tem a dizer sobre a eficácia da rede social para isso? Comente no Fórum do TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.