Imagem de Cars: Race-O-Rama
Imagem de Cars: Race-O-Rama

Cars: Race-O-Rama

Nota do Voxel
59

Bom para os fãs do filme, ruim para os fãs de corrida

Carros é um longa-metragem da Pixar que fez sucesso devido a uma série de fatores: humor, qualidade, simplicidade... O filme também teve repercussão no mundo dos video games com o lançamento do game Cars. O jogo é igualmente simples e tenta atingir principalmente as pessoas mais jovens que gostaram do que viram nos cinemas.
Não tardou para que viesse uma sequência para o game original. Cars: Race-O-Rama conta com ainda mais modos de jogo — todos com foco, é claro, nas corridas com os famosos personagens do filme — para que aqueles que aprovaram o primeiro título possam se divertir novamente com Lightning McQueen, Chick Hicks e os demais veículos de corrida.
É uma pena, entretanto, afirmar que Race-O-Rama não é um bom jogo. Tudo bem, a acessibilidade é inquestionável e o nível de fidelidade em relação ao longa-metragem é razoável, mas... Parece que a equipe da Incinerator Games (estúdio da própria THQ) se esqueceu de caprichar nos recursos técnicos do game e explorar o potencial das plataformas PlayStation 3 e Xbox 360.
Mas vamos às principais características do título distribuído pela gigante THQ. Primeiramente, é importante lembrar que o jogo conta com dois principais modos: Story Mode e Arcade Mode. Enquanto o gamer tem a oportunidade de conhecer mais sobre a saga de Lightning McQueen nos diferentes locais do filme através do Story Mode, o Arcade Mode agrupa uma série de pequenos modos de jogo variados para quem quer correr sem grandes preocupações.
Além disso, o game é bastante simples. Não é possível personalizar os comandos de corrida, mas (para o alívio de muitos) os controles são bem acessíveis. Na versão para PlayStation 3, há um segundo conjunto de comandos que envolve a utilização do Sixaxis, o sensor de movimento do controle da Sony.
Os desafios podem ser encarados através de três níveis de dificuldade: Beginner, Average e Professional. A inteligência artificial, infelizmente, deixa um pouco a desejar e facilita as coisas para o jogador até mesmo no nível Average. Se você quer experimentar um jogo bastante competitivo e desafiador, Race-O-Rama não é a melhor opção.
De modo geral, o game estimula o jogador a correr da melhor maneira possível na tentativa de desbloquear um grande número de itens: peças, personagens, mapas... Muitas vezes, é importante repetir uma etapa mais de uma vez para ter acesso aos bônus. Um bom exemplo é a coleta de três Sparkplugs (velas de ignição) em uma corrida.
Voando baixo

O jogo conta, ainda, com uma leve personalização dos veículos. E vale lembrar que Lightning McQueen não é o único personagem famoso a ser controlado. O que você acha de controlar Mater (o "reboque" de Radiator Springs) em eventos por tempo?

Entretanto, é triste constatar que nem mesmo as particularidades de Race-O-Rama — como as corridas com Monster Trucks e as "seções de fotos" em pleno ar — salvam o game do fracasso. O conjunto simplesmente não convence e os diferentes modos de jogo apenas enaltecem os defeitos da jogabilidade insossa.
Pessoas que possuem um senso crítico mais aguçado definitivamente não gostarão deste game. Está claro que o alvo da THQ foi o público mais jovem, visto que tudo é bastante acessível e são muitos os modos de jogo oferecidos. Quem realmente gostou do longa-metragem da Pixar pode até se interessar pelo título da Incinerator Games, mas é impossível deixar de afirmar que os problemas inundam a tela.
A fraca jogabilidade combina negativamente com a falta de polimento técnico. Animações entrecortadas, falhas nos controles de volumes e na qualidade de sons e diálogos, comandos nada confortáveis e outros infortúnios denigrem ligeiramente a imagem positiva que o filme transmite. Quem apenas quer conhecer um bom título de corrida pode se decepcionar fortemente com Cars: Race-O-Rama.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.