Nokia Networks testará “bolhas de conectividade” em espaços públicos

1 min de leitura
Imagem de: Nokia Networks testará “bolhas de conectividade” em espaços públicos

A companhia Nokia Networks testará em breve uma tecnologia nova, chamada pWave, que supostamente é capaz de intensificar conexões wireless em locais que congregam uma grande quantidade de pessoas. Desenvolvido pela startup Artemis Networks, o processo utiliza antenas como a da imagem acima para criar “bolhas de conectividade”.

Essas bolhas se formariam em volta de cada dispositivo com conexão wireless dentro de uma determinada área – smartphones, tablets, notebooks etc –, eliminando o ruído causado por incontáveis aparelhos ao redor também tentando se conectar simultaneamente. As bolhas, batizadas de pCells, teoricamente seguiriam os gadgets mesmo enquanto seus donos estivessem em movimento, garantindo que a conexão se mantivesse constante.

A Artemis Network foi fundada por Steve Pearlman, co-autor da tecnologia QuickTime da Apple, que saiu da empresa de Steve Jobs para criar seu próprio serviço de streaming de jogos, o OnLive. O executivo alegava que seu projeto com as antenas pWave era capaz de acelerar em até mil vezes a velocidade de conexões wireless em comparação com a tecnologia que utilizamos no cotidiano hoje.

Inicialmente as suas ideias não foram levadas a sério por ninguém na indústria, mas posteriormente a Nokia Networks resolveu testar o projeto, que pode evoluir de outras formas no futuro. Por isso, os equipamentos serão instalados inicialmente em grandes estádios e outros locais com grande circulação de pessoas e testados na prática, para testar a capacidade e a viabilidade da tecnologia. Mas caso a parceria com a Nokia não dê certo, Pearlman já está em negociações com uma operadora americana de telefonia móvel.

Você costuma ter problemas de conectividade quando está em locais lotados? Em quais situações, geralmente? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.