Imagem de Chime
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Chime

Nota do Voxel
76

Garanta seu passaporte para o céu comprando Chime

Não é difícil encontrar jogos casuais na XBLA, os rotulados propriamente como arcades. Porém não é fácil achar algo que vallha cada centavo investido. E, entre os títulos que cumprem o papel de entreter, é ainda mais complicado haver uma desenvolvedora voluntária em projetos sociais. Na verdade, só há uma companhia que fez isso.

Com a vasta experiência dos desenvolvedores da Zöe Mode de criar jogos musicais rítmicos, a OneBigGame iniciou seu projeto de caridade, com a ajuda gratuita do estúdio, e o resultado foi o surgimento de Chime. Todo o lucro obtido, que é 60% de royalties em cima do preço do produto (o resto vai para a Microsoft), ajuda instituições de caridade infantil.

Trata-se de um game em que o objetivo é fazer música, abarrotando a fase com diferentes peças na tentativa de criar "quadrados" (na verdade, qualquer figura com dimensões iguais ou maiores que 3x3), os quais elevam a porcentagem preenchida do cenário. Quando mais de 50% da fase é coberta, o próximo estágio é liberado. Como esperado em um arcade, parte da diversão é adquirir pontuações cada vez mais elevadas – como em Geometry Wars.

No entanto, a maior atração é a maneira que a música se forma de acordo com suas ações. O tutorial explica tudo, mas em resumo: no sentido vertical, quanto mais para cima, mais alto o tom; no sentido horizontal, a posição toca uma nota diferente; já os "quadrados" ativam porções especiais da balada e, dependendo de suas dimensões, os efeitos variam.

O estilo das músicas inclusas é eletrônico (lembrando o gênero trance). Há artistas conceituados e músicas igualmente cultuadas na trilha sonora. Segue abaixo uma lista dos artistas e suas contribuições, respectivamente:

  • Philip Glass – Brazil;
  • Markus Schulz – Spilled Cranberries;
  • Moby – Ooh Yeah;
  • Paul Hartnoll (Orbital) – For Silence;
  • Fred Deakin (Lemon Jelly) – Disco Ghosts.

Para quem não conhece nenhum dos nomes acima, vale conferir o clipe de "Ooh Yeah" de Moby. O vídeo foi adotado pelo artista como tema da canção através de um concurso oferecendo o prêmio de US$ 10 mil para o mais criativo. Matteo Bernadini foi o vencedor e destacou-se ao utilizar como tema os filmes pornográficos dos anos 70 (sem a parte do conteúdo inadequado).

Os modos de jogo contendo as cinco faixas são "Time Trial" e "Free Mode". O primeiro oferece três níveis de limite de tempo e o segundo permite jogar livremente, sem se preocupar com o contador de segundos. Para receber acesso ao "Free Mode" é preciso fechar a fase no "Time "Trial.

Deixando de lado a parte da caridade, Chime é altamente recomendável pelo custo-benefício ao oferecer uma experiência musical agradável de jogabilidade. É especialmente recomendado para quem gosta de música, tem interesse em novas experiências e nunca enjoa de quebra-cabeças de encaixar peças, filhos de Tetris.

Já para quem não liga muito para a melodia e busca uma experiência focada estritamente na jogabilidade visual (termo especialmente criado para o caso), Chime não conseguirá agradar ao oferecer quebra-cabeças de encaixar peças de nível regular – não básico, pois muitos títulos do gênero fizeram sucesso oferecendo muito menos.

Na dúvida, compre o game porque é divertido e barato. Para facilitar a decisão, lembre que você estará ajudando crianças que precisam de ajuda, tornando a aquisição a boa ação do ano. Então, a versão curta: vale a pena investir 400 MP em Chime.

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