Imagem de Commander: Conquest of the Americas
Imagem de Commander: Conquest of the Americas

Commander: Conquest of the Americas

Nota do Voxel
60

Complicar um RTS nem sempre é o caminho para o sucesso

A época? Século XIV e meados do século seguinte. Em Commander: Conquest of the Americas, você incorpora um colonizador que procura dominar os territórios conhecidos do Novo Mundo. É isso mesmo: o continente americano deve ser explorado e colonizado por você e pelos demais comandantes da Europa.

Este RTS (jogo de estratégia em tempo real), desenvolvido pelos mesmos criadores de East India Company, não possui modo multiplayer, mas a área single player é dividida em quatro modos: Campaigns, Battle, Quick Battle e Historical Battle.

As campanhas nada mais são que as sagas de colonizadores na briga pela conquista do Novo Mundo. Se o jogador simplesmente escolhe a opção Campaign, deve seguir as indicações dos conselheiros — há um para cada setor: econômico, social, militar... — e cumprir missões para ser vitorioso. Deve-se reforçar que os advisors intervêm se o gamer não estiver exercendo suas obrigações satisfatoriamente.

No submodo Free Campaign, porém, você tem liberdade para tentar diferentes estratégias em busca do domínio americano. Vale lembrar que os dois modos de campanha são finalizados no ano de 1650 e há sete nações à disposição: Britain (atual Reino Unido), Netherlands (Holanda), France (França), Denmark (Dinamarca), Spain (Espanha), Portugal e Holy Roman Empire (Sacro Império Romano). Cada uma delas possui características específicas referentes a quesito estratégicos, como bônus para certas unidades ou tecnologias.

Além disso, são oferecidas opções de dificuldade para cada aspecto do jogo. Dito isso, o estrategista pode determinar tanto o nível de dificuldade geral (Easy, Normal ou Hard) quanto o nível de dificuldade dos embates navais (as mesmas três alternativas). Por fim, é possível definir até mesmo o patamar de realismo nessas batalhas — Battle Realism — através das opções Normal, Simulation e Fast-paced (mais praticidade e menos fidelidade).

Na área Battle, há a chance de embarcar em um combate náutico com parâmetros configurados pelo próprio jogador. O gamer pode personalizar certas condições de batalha, como as esquadras (três para cada lado; cada uma com cinco embarcações), a área da ação (North, South ou Middle), o mapa tático (mar aberto, ilhas ou continentes; em terra firme, pode-se escolher entre a presença de fortificações ou não), as condições de tempo (dia, amanhecer, pôr do sol ou noite) e os níveis de dificuldade e de realismo.

Img_original

Nesse caso, o objetivo é vencer fazendo com que os navios inimigos afundem, fujam, sejam rendidos ou sejam abordados. Em Quick Battle, o princípio é o mesmo, com a diferença que o ambiente de batalha é gerado aleatoriamente e o jogador modifica apenas duas categorias: tamanho do mapa (Small, Medium ou Large) e tipo do mapa (mar aberto, ilha ou continente; há outras opções para os dois últimos itens).

Por fim, Historical Battle — como o nome sugere — leva o estrategista a participar de eventos históricos nas navegações marítimas. Os seguintes combates são apresentados: Battle of Cape Rachado (portugueses e holandeses), Battle of San Juan de Ulúa (espanhóis e britânicos) e First Battle of Cape Finisterre (franceses e britânicos).

E por que o TecMundo Games fez uma descrição tão extensa da área single player de Conquest of the Americas? Pelo simples fato de que o game possui apenas esse modo e, infelizmente, não proporciona muita diversão em qualquer uma das opções de jogo oferecidas.

Commander não é um jogo para qualquer pessoa. Estrategistas acostumados com franquias como StarCraft e Age of Empires podem facilmente se atrapalhar com o estilo deste título. Isso não é muito favorável para os responsáveis por este game, pois restringe o produto a apenas uma parcela do público apreciador do gênero estratégia.

Img_original

De qualquer forma, Conquest of the Americas não é capaz de agradar nem mesmo aqueles que gostam de batalhas navais. A época na qual o jogo se passa é agradável, mas não é o suficiente para justificar os problemas da jogabilidade e dos demais aspectos. E, tecnicamente, este game não tem nenhum diferencial expressivo em relação a títulos semelhantes para PC.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.