Como alterar a cor e deixar a Barra de tarefas 'transparente' no Windows 10

2 min de leitura
Imagem de: Como alterar a cor e deixar a Barra de tarefas 'transparente' no Windows 10
Imagem: YouTube/Windows

Já sabemos como adicionar ícones de programas e criar atalhos de pesquisas por sites na Barra de tarefas – bloquear ou reposicionar o botão são outras ações possíveis às custas de rápidas e simples configurações (entenda). Mas de que forma podemos personalizar as cores da interface de acesso aos apps do Windows 10?

A instalação de temas permite a alteração das propriedades gráficas do sistema, é verdade. Mas usuários que desejam obter controle total sobre o visual do sistema podem se frustrar, pois grande parte dos pacotes temáticos já possui uma abordagem estética pronta. Felizmente, opções de personalização disponibilizadas pela mais recente versão do Windows permitem o ajuste preciso das cores da Barra de tarefas.

Neste simples tutorial, portanto, você vai aprender não apenas a modificar a tonalidade da Barra de tarefas, mas também a deixar a interface sólida ou translúcida.

Nota: este artigo é destinado a usuários poucos experientes do Windows 10.

Como alterar a cor da Barra de tarefas

Abra as “Configurações” (ou “Settings”) por meio do botão Iniciar e clique sobre a opção “Personalização”.

Em seguida, acesse a aba “Cores” e explore as três opções de customização do botão que fornece acesso aos programas do sistema:

  • Escolha uma cor: desmarque a chave desta opção e selecione a cor que deverá ser aplicada à Barra de tarefas – clique em “Ativar” se você deseja permitir a escolha automática das cores de destaque. Atenção: a tela de fundo e as marcações exibidas pelos ícones dos programas ativos também terão sua tonalidade modificada;
  • Mostrar cor em Iniciar, na Barra de tarefas e na Central de Ações: ative esta função para que as modificações ajustadas pela opção acima sejam aplicadas – a Barra de tarefas, assim, será colorida de acordo com as preferências do campo “Escolha uma cor”;
  • Deixar o menu Iniciar, a Barra de tarefas e a Central de Ações transparentes: deseja atribui ao botão uma cor sólida? Então deixe esta opção desativada. Caso contrário, ligue a chave (“Ativado”) para deixar a Barra de tarefas translúcida.

A aplicação das alterações é feita de modo instantâneo.

Note que as alterações sobre os parâmetros de controle visual são aplicadas instantaneamente – o que facilita a escolha pelo tema que melhor corresponde às necessidades do usuário. Outras configurações acerca das preferências estéticas do sistema podem ser ajustadas em “Configurações de alto contraste”; selecione as opções disponíveis e avalie as sugestões gráficas sugeridas pelo próprio Windows.

As opções de alto contraste podem ser acessadas também através da aba "Cores".

...

Você prefere instalar temas para alteração automática das cores ou personalizar manualmente o visual do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.