Arte no papel: vídeos mostram criações espetaculares utilizando papel

1 min de leitura
Imagem de: Arte no papel: vídeos mostram criações espetaculares utilizando papel

Aliaksei Zholner já apareceu por aqui quando lançou seu último vídeo, em que mostrava um motor V6 feito inteiramente de papel e papelão. O jovem conseguiu replicar mecanismos, como o virabrequim, os pistões e o comando de válvulas, de forma minuciosa e detalhista. A peça é capaz, inclusive, de simular o funcionamento da versão de verdade, com o auxílio de ar comprimido.

Desta vez o rapaz acrescentou mais dois cilindros ao novo projeto, montando um motor V8 "funcional" de papel e papelão que cabe dentro de uma cápsula de kinder ovo. A atenção aos detalhes permanece a mesma: por exemplo, os cilindros têm apenas 5,5 milímetros de diâmetro.

Este é o quarto projeto de Aliaksei, que começou com um motor simples de um cilindro, passando para um quatro em linha e então chegando ao seu penúltimo projeto, o V6 funcional. Ele explica que as peças estão sendo produzidas em dificuldade crescente, então é possível que outros modelos maiores (V10 ou V12) possam aparecer em breve em seu canal no YouTube.

Dos motores para os aviões

Se o motor de Al Kh não foi o suficiente para surpreender, vale dar uma olhada na peça publicitária da Singapore Airlines, que tem o conveniente título de "nenhum detalhe é pequeno demais".

No vídeo, um artista (não identificado) cria diversas pecinhas em papelão que, quando montadas, replicam os diferentes assentos do Airbus A380, o maior avião da companhia.

Desde os bancos triplos da classe econômica até as suítes, todas as réplicas são feitas com um nível impressionante de detalhes com peças móveis – tão pequenas que precisam ser manipuladas com o auxílio de uma pinça.

Ao final, é possível ver ainda um modelo da aeronave que também parece ter sido feita em papelão, apesar de não ter o processo de montagem registrado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.