O único sentimento mais forte que a raiva será a vontade de continuar jogando!

Houve um tempo em que os games se preocupavam com a capacidade intelectual dos jogadores. Não sobre se cada pessoa é mais ou menos capaz do que as outras, mas no sentido de estimular o raciocínio e o desenvolvimento da inteligência dos gamers. A simplicidade visual em termos de limitações técnicas era compensada pelo alto nível de desafio e pela complexidade de cada obra.

Não se pode afirmar que algo é unânime, mas a aceitação de títulos clássicos como Zelda: a Link to the past é enorme. O que dizer de Chrono Trigger, Super Metroid, Shadow Run? O conceito de hardware potente com capacidade gráfica exorbitante é uma característica moderna da indústria de jogos e acabou prejudicando um pouco o resto dos games, aqueles que não focam em aspectos visuais.

Nesse sentido, a From Software conseguiu reavivar os jogos que primam pelo respeito ao jogador com a dupla "Souls". A jogabilidade de Dark Souls é construída de tal maneira que não há favorecimento demasiado dos gamers, nem uma dificuldade avassaladora. As batalhas são fortemente baseadas em estratégia e no melhor uso possível que você consiga fazer de um estilo de luta.

Traduzindo: se você sair avançando, morrerá incessantemente. É preciso avançar com cautela, descobrir os cenários e se planejar para conseguir vencê-los. Cada inimigo deve ser encarado sem desdém, pois representa um perigo considerável à sua barra de vida. As mortes são um rito de aprendizado. Não há nada no jogo que motive você a continuar jogando, a não ser sua própria força de vontade, e ainda assim quem é adepto do game passa fácil das 100 horas de jogatina.

Dark Souls: Prepare to Die Edition foi lançado como uma versão portada dos consoles para o PC, sem a pretensão de melhorar qualidades técnicas. Como presente para os novos jogadores, a Namco adicionou um mundo inteiramente novo ao game e mais seis chefes de fase — que também estarão presentes no PS3 e Xbox 360 na forma de DLC.

Vamos descobrir como ficou o trabalho final da From Software.

Dark Souls: Prepare to Die Edition é uma obra que só está aqui nesta sessão de testes porque foi literalmente aclamada pelos fãs (em um abaixo-assinado entregue à Namco). A magia de Dark Souls continua a capturar a alma dos jogadores com tanta intensidade quanto o cheiro de carne assada detém a total atenção de uma pessoa que não come há dias.

A versão para os computadores peca em termos técnicos, com os gráficos muito aquém do que se espera de um jogo para computador — mantendo meros 30 frames por segundo. Os controles e a adaptação nula da interface dos meus com o jogador também são bastante decepcionantes. Isso é motivo para não comprar o jogo? Não!

Basta acoplar um joystick convencional ao seu computador, focar na qualidade do visual, no que diz respeito à direção de arte e ao visual sombrio do game, que Dark Souls: Prepare to Die Edition vai voltar ao alto patamar de RPG que ele ostenta. A jogabilidade desafiadora, os combates elaborados e a prerrogativa totalmente estratégica de avanço continuam as mesmas que nos consoles.

Img_normal

Todas as qualidades já existentes no game ganham novos ares para os jogadores mais experientes com a adição de uma nova área de muitos outros chefes. O enredo do game faz mais sentido em Prepare to Die Edition e, além disso, você consegue perceber melhor que seu papel na história depende tanto da perspectiva com a qual você vê os eventos que, mesmo que você opte por ser “bom” ou “mau”, ainda assim o conceito não é absoluto.

É uma pena que a desenvolvedora não tenha se preocupado com aspectos essenciais da conversão, a exemplo dos gráficos, que na versão atual estão travados na resolução de 1024x768. Mais triste ainda é percebermos que pessoas de fora estão tendo que trabalhar nestas correções (a exemplo do que foi feito por Durante, do fórum NeoGAF, com o seu patch que destrava a resolução do game).

Novamente, são ajustes simples, mas essenciais para os jogadores de PC, que teriam feito toda a diferença no quesito gráfico. Agora que você terminou de ler, pode ir começar a jogar. Está esperando o quê?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.