Aventure-se nas Grandes Navegações em um dos melhores jogos de estratégia dos últimos tempos.

O mundo dos vídeo games é uma faca de dois gumes, como se diz por aí. Por um lado, jogos incentivam o raciocínio lógico, o pensamento rápido e a precisão: já é comprovado que gamers tornam-se melhores pilotos de avião e melhores cirurgiões.

Por outro lado, a violência que o mercado todo esbanja faz com que muitos pais, principalmente, proíbam seus filhos de jogar vídeo games, impedindo tais crianças de aprenderem e aperfeiçoarem-se enquanto se divertem.

Anno 1404, porém, rompe esta barreira ao tornar-se um jogo simplesmente fantástico que praticamente não aproveita o combate como meio de desenvolvimento. É claro que já foram lançados, no decorrer dos anos, milhares de jogos não-violentos e de grande valor educacional, mas Anno 1404, ao contrário de tantos outros, possui uma experiência muito mais complexa, capaz de atrair a atenção dos fãs de jogos ultra-violentos como GTA IV.

Cruzando os sete mares

As paisagens meso-orientais são fenomenaisO maior diferencial de Dawn of Discovery — nome sob o qual o jogo foi lançado nos EUA — é que a aventura não possui seu foco em destruição e guerras, mas na construção de um “Novo Mundo”.

O jogo se passa por volta de 1404, como o nome europeu dá a entender, e seu objetivo é construir uma colônia em uma ilhota, expandindo-a até fazer de seu assentamento uma cidade de grande porte e poder econômico considerável.

Porém, são raros os momentos em que o jogador se vê obrigado a guerrear: em tantas horas de jogo quantas a equipe do Baixaki Jogos pode testar Anno 1404 (aproximadamente 10 horas) demos de encontro com dois pequenos embates marítimos, e só.

É claro que o jogador toma parte na última das Cruzadas, afinal estas guerras “santas” marcaram a época em que o jogo se passa e não é possível negar seu valor histórico, porém você não irá combater com seu próprio exército tão cedo no jogo.

Satisfazendo os moradores

Como já foi dito, o enfoque do jogo é na construção de sua própria colônia, que começa seus dias como um pequeno assentamento: um porto para trocas de mercadorias, um centro comercial e algumas casinhas.

Quando o jogador constrói as primeiras casas, dá de encontro com aldeões exigentes e dois quesitos são exigidos inicialmente: alimentação e companhia. Para manter seus moradores bem acompanhados, basta construir uma estrada de terra chegando do centro comercial até sua casa.


Para alimentá-los, é necessária a construção de uma cabana de pescadores à beira-mar. Posteriormente, quando 90 moradores estiverem ocupando seu assentamento, novas exigências serão estabelecidas: necessidade de bebida e necessidade de fé.

A fé exige que uma capela seja construída num local capaz de atingir toda a população, enquanto a bebida é satisfeita por uma plantação de cidras, que produz esta tão apreciada bebida da época.

Os impostos também são outro quesito importante de Dawn of Discovery: suas construções e navios possuem um custo de manutenção, e para mantê-las, é preciso estabelecer impostos aos seus moradores.

Diversas classes sociais

Quando as necessidades dos aldeões estão satisfeitas e a taxa de impostos cobrada deles é baixa (você pode modificá-la a qualquer momento do jogo), uma nova classe social passa a morar no assentamento, que ganha então o título de vilarejo: cidadãos.

As exigências deste novo grupo social são maiores: além dos já citados, cidadãos exigem roupas e diversão. Mas como seus gostos alimentares também são diferenciados, é preciso trazer especiarias do Oriente para agradá-los.

A diversidade de classes sociais impressiona

Além dos cidadãos, outras classes são os Patrícios, que exigem cerveja em suas bebidas, pão em sua alimentação e couro em suas roupas, requerem uma igreja (e não uma capela) para sustentar sua fé, além de outros aspectos diferenciados, como necessidade por riquezas e segurança.

São diversas classes sociais que expandem cada vez mais as necessidades de seu império, oferecendo um nível de dificuldade cada vez mais elevado ao jogo, visto que para agradar a todos os moradores de sua cidade é necessário constituir diversos assentamentos em ilhas diferentes para coleta de matéria-prima diversificada.

Navegação

Para continuar o processo de evolução de sua cidade é necessário manter contato com outros reinos e até mesmo fundar novos estabelecimentos em outras ilhas, onde a matéria-prima é diferenciada e o espaço para desenvolvimento, maior.

Assim, o jogador pode procurar algumas ilhas ao sul para disponibilizar ao seu império a plantação de bens como especiarias e tâmaras, além de leite de cabra, tapetes, coleta de quartzo, ouro e outros itens raros nas colônias do norte.

Mas então surge outro problema: como a navegação entre uma ilha e outra é lenta, muitas vezes torna-se cansativo acompanhar os navios que percorrem de uma ilha a outra através de um longo oceano.

Construindo uma catedralEm outras, o jogador simplesmente vai resolver outras questões e esquece do navio, deixando de transferir as mercadorias entre ilhas. Para resolver isso, os desenvolvedores criaram um sistema de automatização das rotas marítimas.

Basta criar uma rota nova, selecionar um porto pelo qual ela passará, ordenar quais mercadorias irá coletar ali e quais deixará, selecionar outros portos repetindo a operação e por fim escolher quais navios percorrerão a rota.

A guerra não compensa

Por outro lado, as batalhas marítimas não são muito agradáveis. A forma de combate deixa muito a desejar com um esquema automatizado muito fraco e sem graça, mas a questão é: o foco de Dawn of Discovery não é a guerra.

Dizer que o combate de Anno 1404 é um aspecto negativo do jogo é muito errado, visto este não é o enfoque do título e tornar o combate um ponto fraco é uma forma de impedir que os jogadores subvertam a experiência através de uma dominação bélica.

Construindo um império diversificado

Ao iniciar a construção de seu império, o jogador descobre que a evolução vem com uma variedade cada vez maior de construções à sua disposição, como construções voltadas à coleta de matéria-prima, plantações das mais diversas culturas e construções para trabalhar tais matérias-primas.

Um exemplo é a produção de cerveja: para obter cerveja, é preciso uma plantação de trigo, uma de ervas e uma construção que transforma as ervas e o trigo em cerveja. Também é possível construir um moinho que usa o trigo para produzir farinha e uma panificadora que usa a farinha para produzir pães.

Um dos plantios mais interessantes do jogo é o do cânhamo, planta da qual se extrai a maconha e o haxixe: no jogo, tais plantações servem para extração de fibras utilizadas na criação de roupas e cordas.

Missões muito bem ambientadas


A ambientação das missões do jogo é tão boa que até mesmo no modo de jogo contínuo elas estão disponíveis, e o fazem de uma maneira quase imperceptível. Um dos outros jogadores do mapa pede a você uma ajuda em determinado problema que está enfrentando, por exemplo.

Ao solucionar as missões o jogador ganha diversos materiais diferentes, como armamentos, grãos de trigo e ferramentas, além dos pontos de honra, que permitem adquirir itens especiais além de conseguir trocas de favores com outros líderes.


Além disso, as missões são simples e pouco confusas. Geralmente baseiam-se em encaminhar uma certa quantidade de determinada mercadoria ou matéria-prima como doação a um jogador em troca de outras.

Crescendo seu império

Isto faz com que elas não afetem diretamente a sua experiência: nenhum jogador vai deixar de resolver os problemas de seu próprio império para solucionar dores de cabeça alheias, você irá perder poucos minutos em troca de uma recompensa geralmente muito valiosa.

Água mais que perfeita

O aspecto gráfico de Anno 1404 é um dos quesitos mais fortes do jogo: texturas, movimentação e nível de detalhes do jogo são simplesmente impressionantes, mas o que mais chama atenção são a iluminação e movimentação da água.

O jogo possui um sistema de refração que oferece uma experiência fantástica: é possível observar a movimentação da água, os reflexos do sol no mar e até mesmo os efeitos de pedras no fundo da água, sofrendo a refração.

Para quem não sabe, refração é o nome dado a um fenômeno físico de acordo com o qual os raios de luz, ao entrarem na água, mudam de direção, criando uma confusão nas imagens sob a água que dá a impressão de que o objeto está em outro local, e não em seu local real.

Em Anno 1404, aliando a refração à movimentação das ondas, é possível observar distorções nas pedras no fundo da água. Além disso, quando baleias e outros grandes animais aquáticos, como golfinhos e peixes-espada (merlin) são avistados, sua movimentação na água também é muito realista.

O nível de detalhe do jogo chega ao ponto de oferecer, por exemplo, missões na qual o jogador deve encontrar pessoas específicas caminhando nas ruas de suas cidades, como candidatos a cavaleiros durante as cruzadas e até uma bruxa que deve ser levada ao Oriente Médio.

Narração de qualidade

Já pensou dirigir esta cidade?Num jogo como Anno 1404, onde é necessário administrar diversas colônias ao mesmo tempo, além de controlar navios e ainda concluir missões para seus aliados e parceiros comerciais, tudo feito em um mapa consideravelmente amplo, a narração é imprescindível.

Imagine a cena: enquanto você está resolvendo problemas de sua terceira colônia, surgem novos problemas na segunda colônia, que fica exatamente do lado oposto do mapa. Uma lista à esquerda da tela as revela para você, mas os dados levantados pelo narrador são de extrema importância para o jogo.

Como se não bastasse, a trilha sonora é extremamente bem contextualizada: quando o jogador está passando por perto de um covil de corsários (grupo de ladrões marítimos que deu origem às lendas de piratas), a música muda para um ritmo característico destes ladrões dos sete mares.

O mesmo acontece quando se passa próximo a uma civilização meso-oriental e também quando o jogador encontra uma civilização ocidental ao estilo da sua. Em todos os casos, a experiência sonora é digna do restante de Dawn of Discovery.

Um jogo digno de sua prateleira

Bem, apesar desta ser uma das maiores análises que o Baixaki Jogos escreveu nos últimos tempos, a conclusão dela se dá ao luxo de ser bastante resumida: o jogo vale a pena e ponto final!

Portanto, se você é um grande fã de jogos de estratégia em tempo real e acha que construir uma base, treinar soldados e construir armas de guerra para levar a um combate não é tudo neste gênero, Anno 1404 é a prova de que um jogo sem explosões para todos os lados ainda pode ser muito divertido.

91 pc
Excelente