Grandes aventuras, humor forte e muita ação com Daxter.


Jak e Daxter eram dois humanos da vila Sandover. A dupla embarcava para a ilha Misty, lugar que todos indicavam (inclusive o sábio Samos) para NÃO ir. Em confrontos diretos com os dois lunáticos do lugar e seus horrendos servidores, um acidente grave ocorre com Daxter. Ele cai em um poço de substâncias estranhas, e acaba se transformando em uma mistura de doninha com lontra.

A dupla retorna para casa e busca ajuda de Samos para reverter o processo horrível. As únicas pessoas que poderiam lhe ajudar, segundo Samos, eram duas, e eram exatamente as duas pessoas corrompidas da ilha Misty. A dupla de heróis se vê compelida a combater os malignos, e acaba derrotando-os. A forma mística que o poder das pessoas ganhadoras da batalha é a única capaz de fazer Daxter voltar ao normal. Então o pequeno bicho toma uma decisão importantíssima: deixa Jak salvar o mundo e assume sua forma animal para sempre.

 


O quinto título da famosa franquia Jax and Daxter é agora incorporado pelo pequeno “lontra-doninha” Daxter. Antigamente, Jax era o grande héroi das aventuras da dupla. Agora, Daxter rouba a cena. Num bar de Haven City, o fanfarrão conta suas histórias, exagerando em seus feitos e lutas. Logicamente, atrapalhado como ninguém, o animalzinho acaba espantando a platéia. Apenas um único velho homem, Osmo, que é meio surdo, permanece no bar, e, numa conversa onde nenhum dos dois se entende, acaba contratando Daxter para sua companhia de exterminação de insetos (Kridder Ridder Extermination Company).

Mesmo em sua forma animal, Daxter é uma figura. Boçal, sarcástico e bem-humorado, o animal diverte o jogador freqüentemente com suas piadas, cantadas e deboches. Então, nesta parte da história (onde Jak está aprisionado), Daxter se dedica à matança dos insetos em Haven City. A praga assola a cidade inteira, e Daxter deve ir a diversos locais e limpar tudo. Por fim, deve enfrentar Kaeden, enviado às companhias de exterminação para fechá-las e deixar os “cabeças-de-metal” (guardas Krimzon) tomar conta.

Daxter: o exterminador

No início do jogo, Jak é aprisionado pelos guardas Krimzon e Daxter consegue escapar. Quase dois anos depois, sem sorte no resgate de Jak, o animalzinho embarca em diversas missões à parte do enredo principal da série (tornando o jogo uma aventura em torno de Daxter). Somente no final do enredo que o chefe que detém Jak aparece (Kaeden) e deve ser derrotado por Daxter.

O centro do game é a exterminação de insetos. Daxter é equipado primeiramente com um mata-moscas elétrico fornecido por Osmo e depois com uma arma de gásVasculhe diversos locais em busca de moedas. (mais parecida com um spray), que é fornecida por Taryn, mulher que aparece em algumas cenas do jogo. O uso principal da arma é deixar os insetos atordoados durante um curto período de tempo para facilitar os golpes de Daxter.

A arma de gás recebe algumas atualizações no desenrolar da trama. Um dos aparatos freqüentemente utilizados no jogo permite ao personagem realizar um curto vôo de baixa altitude, que é constante no trajeto de Daxter mas pode ser variada de acordo com a elevação do terreno inicial do vôo. Além disso, o gás pode ser incendiado (com o uso de chamas do cenário) para novos lugares serem abertos, como incendiar teias de aranha que barram algumas passagens. O jogador pode receber, também, um boost de altura caso o gás seja incendiado em modo de “vôo”. Mais tarde, Daxter recebe um anexo ultra-sônico no spray, que dispara um projétil semelhante a uma granada azul e atinge os inimigos em área, mas gasta um quinto do tanque de gás da arma.

Esmagar insetos e percorrer as fases de maneira prática e divertida

A jogabilidade do game é boa. Com combos instintivos e simples no uso do mata-moscas, o jogador pode combinar também o uso do spray de gás venenoso com seus golpes, o que possibilita muita criatividade na hora das lutas.
 
O gás se torna um potente lança-chamas.

Estilo do jogo: terceira pessoa. Agir instintivamente é um recurso utilizado a favor do jogador. Pular na hora certa e desviar de obstáculos por impulso podem ser recursos importantíssimos para obter facilidade nos movimentos certeiros do personagem.

Além do estilo tradicional do encaminhamento de missões na cidade e lutas durante as missões, o jogo exibe outros métodos para testar a capacidade do jogador. Há slides (cabos deslizantes) onde o jogador pode deslizar com Daxter e desviar de obstáculos (pegando itens ou não) balançando o bichinho para a esquerda e para a direita. O personagem pode se pendurar em determinados locais com duas patas. Algumas paredes específicas podem ser escaladas, e pulos estratégicos de uma parede para outra, ou de uma parede para uma superfície, são essenciais para obter sucesso em pegar alguns itens ou chegar em locais difíceis.

Passagens “secretas” podem ser encontradas. O jogador deve ser bem observador para encontrar os itens em lugares inesperados e achar o caminho e jeito corretos de ir buscá-los nestes lugares inoportunos. Um ponto fraco do jogo, neste aspecto, é que os controles poderiam ser através do d-pad (controle digital com o uso de botões) ao invés de ser pelo analógico. Depois de muito tempo vasculhando lugares e procurando passagens escondidas, o jogador pode se cansar com o pequeno controle analógico do PSP.
 

De maneira fácil e envolvente, o jogador pode explorar os mapas em busca dos orbes e moedas, que são os itens principais procurados no jogo. Objetos como sacos e vidros podem ser destruídos na tentativa de encontrar itens (orbes ou medkits – itens restauradores de vida).

Tudo isto ocorre também enquanto Daxter não está em nenhuma missão ativa. Em Haven City, os orbes e moedas também podem ser coletados, e a cidade pode ser explorada igualmente. O personagem, depois de um certo andamento do jogo, utiliza uma scooter para percorrer a cidade (BEM mais veloz e fácil do que ficar andando).

Desafios de vários tipos na trama de Daxter

Além das lutas contra os curiosos insetos, outros desafios são encontrados no jogo. Em determinadas fases, o personagem utiliza veículos para seu auxílio, como, por exemplo, no combate ao primeiro chefe do jogo. Um ponto importante é que, na medida em que o jogador avança no jogo, os monstros vão ficando mais difíceis, tornando as brigas melhores ainda e usando tudo que o jogador aprende até então.

Os minigames do jogo são aspectos engraçadíssimos da aventura de Daxter, pois são paródias explícitas de filmes famosos de Hollywood. Por exemplo: "sonhando" em uma cama, localizada na casa de seu chefe, Daxter participa de um minigame (dream level) do estilo de luta do famoso filme Matrix. Cada botão deve ser pressionado na hora certa para que o jogador tenha sucesso no minigame e bata os recordes atuais. Animações bem engraçadas e convincentes fazem parte dos plágios divertidos e convincentes que são os minigames.

Resumidamente, diversão no PSP

Os gráficos do jogo são muito bons, pois há vários detalhes nos ambientes, e, como mencionado anteriormente, ocorre a interação do personagem com alguns objetos. Há várias pequenas animações enquanto Daxter está parado; movimentos divertidos como morder a cauda colaboram para que o ambiente não fique totalmente estático enquanto o personagem está sem se mexer. Infelizmente, o movimento de Daxter deixa de ser totalmente smooth (estável, natural) enquanto ele está no ambiente externo de Haven City, pois há detalhes demais para que o hardware do PSP suporte tranqüilamente.
 

Muitos detalhes gráficos com Daxter.


Sonoramente falando, o game é bem completo. As falas dos personagens são envolventes e dinâmicas (para quem compreende bem inglês, é claro). As músicas variam de acordo com os ambientes e com as lutas. Curiosamente, há até músicas típicas de elevador, enquanto Daxter utiliza os elevadores que aparecem em alguns ambientes.

O game é muito bem “sacado”, como vários aspectos comprovam. Há diversas oportunidades para o jogador se divertir sem arriscar o jogo inteiro. Por exemplo: há quicksaves automáticos durante o jogo, sem necessidade de o jogador ficar salvando seu andamento a cada passo importante que considera realizado; não há limite de "vidas" – se Daxter morre, volta no último quicksave; as fases (lojas, casas, lugares da cidade em geral) podem ser percorridas novamente em prol de fechar o progresso em 100%. Ainda assim, há o recurso de salvar seu progresso manualmente na aventura de maneira rápida na memória do PSP.

Um dos únicos pontos fracos influentes no jogo é como os quicksaves são realizados. Alguns quicksaves que o jogo realiza automaticamente podem fazer com que o jogador perca uma boa quantia de tempo (não muito grande, mas que começa a chatear depois de várias repetições do trecho atual) e tenha que refazer partes um tanto demoradas do jogo. Um fato importante: os quicksaves que o jogo realiza durante as etapas NÃO SALVAM na memória do PSP dedicada para o jogo. Ou seja, se o jogador avançar em boa parte da história e não salvar seu progresso, vai voltar na última vez que salvou manualmente.

Ao todo, muitas risadas e um bom entretenimento aguardam o jogador no jogo Daxter.


Compre com o menor preço:
89 psp
Ótimo