Defenda seu castelo atirando os inimigos longe!

O Nintendo Wii é um videogame simples que foca, principalmente, em títulos casuais. O console possui um número incontável de jogos para passar o tempo, onde o jogador deve executar tarefas muito curtas e que não levam a lugar nenhum.

Defend Your Castle é mais um jogo nesse estilo: Vendido através do canal WiiWare, que permite a aquisição de jogos bastante simples através do uso de WiiPoints (adquiridos via cartão de crédito). O único objetivo do jogo é defender seu castelo dos ataques inimigos.

O título é baseado em um jogo online gratuito, lançado originalmente para flash, porém a versão do Wii possui gráficos bastante piorados e nenhum aperfeiçoamento que faça valer os 500 WiiPoints (US$ 5,00) que ela custa.

Gráficos melhores no Flash

Por incrível que pareça, os gráficos da versão em Flash de Defend Your Castle são muito melhores que os da versão para Wii. Fica evidente que a versão do Wii visava um visual muito mais arrojado, porém o resultado não foi nada agradável, lembrando colagens infantis de péssima qualidade.

Talvez o objetivo fosse esse, entretanto, o jogo poderia ter desenvolvido o mesmo objetivo de maneira muito mais agradável visualmente, a impressão que ficou é que a companhia quis apenas aproveitar que seus programadores estavam aprendendo a desenvolver para o Wii, desenvolvendo um jogo simples que possibilitou um lucro fácil.

Antes o jogo fosse mudo

Muitos jogos precisam, essencialmente, de uma boa trilha sonora: é o caso de títulos como God of War, no qual a música clássica orquestrada remete ainda mais a um clima de destruição e guerras. Entretanto, outros jogos não focam tanto na imersão, e sim na casualidade.

É o caso de Defend Your Castle, e devido à companhia desenvolvedora saber disso, sua trilha sonora recebeu ainda menos atenção que o visual gráfico. A verdade é que, levando em conta a qualidade das músicas, seria mais vantagem se elas nem sequer estivessem lá.

Jogabilidade ruim por esforço repetitivo

Um aspecto bastante negativo do Wii-mote é a repetitividade dos movimentos, que ocasiona dores na musculatura dos jogadores em pouco tempo. Essas dores são perceptíveis em inúmeros jogos para Nintendo Wii, entretanto raramente um título causa tantas dores como Defend Your Castle.

O que acontece é que o jogo requisita apenas um movimento: pressionar “A” e arrastar os adversários, jogando-os para cima para que caiam no chão. Esse clicar e arrastar, somado ao peso do controle e à direção para qual é feito o movimento causa dores iniciais em menos de 30 minutos de jogo, sendo que em uma ou duas horas o jogador já não estará mais suportando a dor.

Mais uma vez voltamos à versão em flash do jogo, que por utilizar o mouse, torna a experiência muito mais fácil e bem menos dolorosa. Aliás, a conclusão básica da análise de Defend Your Castle é justamente essa: para que pagar por uma versão piorada de um jogo gratuito?

Jogue de graça e divirta-se muito mais!

Não é um nem são dois jogos para inúmeras plataformas que possuem versões gratuitas em flash: bons exemplos são Patapon e flOw, para o PSP, bem como diversos jogos de grande porte para PC, como Counter-Strike, Splinter Cell e outros, que contam com minigames gratuitos em flash.

Em todos os games citados, a versão em flash serve como um exemplo, uma espécie de demonstração que visa prender a atenção do jogador e fazer com que ele decida-se mais rapidamente por comprar o jogo completo.

Infelizmente, porém, não é isso que acontece com Defend Your Castle. A versão para o Wii possui exatamente as mesmas funcionalidades que a versão gratuita em flash, além de contar com gráficos de muito melhor qualidade.

Portanto, se você gosta de games casuais no estilo de Defend Your Castle, não perca seus preciosos dinheiro e tempo, pagando e baixando a versão para Wii do jogo. Ao invés disso, Clique Aqui e jogue gratuitamente no BaixakiJogos Flash.
39 wii
Vergonhoso