Erga o sistema de defesa e salve o que restou da humanidade.

O gênero Tower Defense é tradicionalmente explorado por desenvolvedores de jogos em flash, voltados para o público casual, com sua proposta simples e jogabilidade descomplicada. Em linhas gerais a maioria dos títulos dessa derivação dos títulos de estratégia consiste em evitar que hordas inimigas alcancem determinados locais estratégicos.

Para tanto o usuário dispõem de uma sorte de ferramentas e recursos. A mais comum é a construção de torres de defesa (dotadas de diferentes atributos) colocadas ao longo do caminho para impedir o progresso dos oponentes. O equilíbrio estratégico da administração dos recursos, construção e posicionamento das torres são essenciais para o sucesso.
A cobra vai fumar!

Agora, com o advento das redes de distribuição digital dos consoles de sétima geração uma nova legião de fãs, que recebem diretamente em seus consoles caseiros novas leituras desse tradicional gênero de estratégia, mesmo que apenas alguns desses jogos realmente chamem a atenção dos usuários, entre esses está Defense Grid: The Awakening.

O jogo que despontou nos computadores no ano passado foi bem recebido pela crítica fato que credenciou uma adaptação para o Xbox 360, através de uma nova adição à Xbox LIVE Arcade.

O cenário futurista, que apresenta uma invasão alienígena, serve como pano de fundo para a diversão. Em Defense Grid você deve coordenar as forças de resistência dos últimos sobreviventes da raça humana e para isso contará com a preciosa ajuda de um narrador, que irá lhe auxiliar no aprendizado dos comandos básicos de batalha.

Os não iniciados no gênero poderão achar o jogo meio lento, mas, depois de algumas missões, a história muda e os desafios tornam-se consideravelmente mais inventivos e difíceis.

 

 

Aprovado!
 
O que nós gostamos

Ecos do passado

Apesar da premissa simplista o jogo esconde uma trama bem interessante. Você é incumbido com a ingrata missão de salvar a humanidade, já debilitada por conta de outra guerra contra a mesma horda alienígena.

Para tanto você deve restabelecer a rede de defesas (defense grid) de alta tecnologia, colocando-a em uso novamente e defendendo assim as colônias contra as hordas de seres alienígenas que têm como único objetivo roubar nódulos de energia, para seus próprios fins. 

As informações são transmitidas por uma antiga Inteligência Artificial que além de passar detalhes do passado também lhe dá algumas dicas de jogo e disponibiliza novas torres e armas. Para os interessados em algo mais do que devastar hordas invasoras isso é uma excelente adição.
Filma eu Galvão!

Tentativa e erro

Uma das características do gênero Tower Defence é o posicionamento estratégico de suas torres e a escolha de construir novas unidades defensivas ou aprimorar as já existentes. Em Defense Grid você terá que estudar essas alternativas (como na maioria dos jogos desse estilo) através da tentativa e erro.


No entanto o jogo oferece um sistema de checkpoints que minimizam significativamente as frustrações de ter que recomeçar o mapa por conta de uma escolha errada. 
 
Para gregos e troianos

A jogabilidade é simples e extremamente acessível. O jogo é construído de forma inteligente apelando tanto para os novatos como para os jogadores já habituados ao gênero (apesar de que estes devem achar o título relativamente mais fácil do que outros).

Bem na foto

Os gráficos também são destaque para uma produção desse estilo. Os visuais não são exatamente de ponta, mas em relação aos outros jogos do gênero Defense Grid está bem à frente, entregando algumas animações bem interessantes (assistir de perto as suas torres em ação é particularmente recompensador). 

Inventivo e desafiador

Os mapas são inventivos e em alguns deles você tem a opção de criar labirintos (conforme a disposição das suas torres), que além de retardar o progresso de seus oponentes ainda formam verdadeiros “corredores poloneses”, nos quais os adversários ficam expostos as suas torres de defesa.Senta a pua!

Além disso, as hordas invasoras são variadas e oferecendo uma sorte de unidades diferentes, cada uma com atributos singulares. Umas são rápidas e frágeis, enquanto outras são lentas e resistentes, no entanto todas sofrem com uma inteligência artificial pouco desenvolvida, o que de forma alguma afeta o desafio imposto pelo jogo.


 
 
Reprovado...

O que espantou o BJ... No mau sentido

Confusão no campo

Os alienígenas são imbecis. A inteligência artificial é pouco desenvolvida e mesmo que tal aspecto não diminua o desafio de forma significativa ainda é algo decepcionante ver o comportamento dos inimigos.


Sozinho no mundo

A ausência de uma modalidade de jogo multiplayer é outro ponto negativo do jogo. Certamente a inclusão de algum componente online também seria bem-vindo mesmo que se tratasse de uma simples tabela de pontuações.


Melhor mas nada inovador

Apesar de bem construído e divertido o jogo não inova em nenhum aspecto em particular. A jogabilidade é simples e acessível, mas também não traz grandes diferenças em relação a outros títulos do gênero. No final das contas Defense Grid é uma boa pedida, mas não é essencialmente diferente dos outros.


Avaliação Final

Vale a pena?


Defense Grid é mais um bom título da Xbox LIVE Arcade. Os gráficos são bem trabalhados (com direito a visualizações em três perspectivas diferentes), a jogabilidade é acessível e envolvente, a trama é interessante (mesmo que desnecessária para a apreciação do jogo) e no final das contas os seus méritos se sobrepõem aos defeitos.

O jogo não é realmente inovador, mas não precisa ser para. Os seus elementos são bem organizados o que acaba passando uma sensação de novidade. A verdadeira pergunta é será que realmente vale a pena comprar um Tower Defense na LIVE Arcade, quando você conta com títulos como Portal, Braid e outros ainda mais elaborados?


76 xbox-360
Bom