Pronto para retornar ao Santuário? [vídeo]

Videoanálise

Quase um ano e meio depois de Diablo 3 ter chegado ao PC, é a vez dos consoles da Sony e da Microsoft receberem uma versão do game. Em vez de simplesmente portar o jogo original para as novas plataformas, a Blizzard garante que o recriou praticamente desde o início para se adequar ao PlayStation 3 e ao Xbox 360.

Isso é possível de ser notado em diversos de seus aspectos. Para começar, um novo sistema de controles adapta para os joysticks o que era baseado no esquema "mouse e teclado". Além disso, novas interfaces e comandos ajudam o jogador a acostumar-se rapidamente com os novos controles.

Outra novidade apresentada nos consoles é a presença de um modo multiplayer local com suporte para até quatro jogadores simultâneos – ideal para quem deseja se divertir de maneira despretensiosa com os amigos pelas terras do Santuário. Será que com isso esta versão consegue obter o mesmo sucesso que a sua irmã do PC?

Diablo 3 é um grande jogo que aproveita toda a mitologia da franquia para contar um novo capítulo da história do Santuário. Durante essa jornada, os jogadores têm a chance de testar as habilidades da classe que escolheram enquanto enfrentam uma série de desafios e criaturas infernais. Tudo isso, no entanto, já estava disponível nos PCs.

O grande diferencial de Diablo 3 nos consoles, além das facilidades proporcionadas pela ausência da Casa de Leilões, é o seu multiplayer local. Claro, enfrentar hordas de oponentes acompanhado de seus amigos já era possível antes, mas fazer isso com eles ao seu lado é algo completamente diferente.

Esse aspecto, contudo, deve boa parte do seu sucesso à competência da Blizzard em criar uma experiência acessível aos novatos e sem complicações para os descompromissados. Ao mesmo tempo, jogadores que quiserem explorar todas as sutilezas do jogo também podem fazê-lo, uma vez que o game está bastante versátil.

Tanto para quem gosta de uma boa experiência multiplayer como para aqueles que, por qualquer motivo, deixaram de jogar Diablo 3 em sua plataforma original, a versão dos consoles criada pela Blizzard é uma ótima pedida.

Diablo 3 foi avaliado utilizando uma edição física para PlayStation 3 cedida pela Blizzard.

Offline para a nossa alegria

A exigência de uma conexão à internet constante juntamente com a Casa de Leilões de Diablo 3 certamente são dois dos aspectos que mais geraram polêmica quando o jogo foi originalmente lançado no ano passado. Problemas como o temido Erro 37 fizeram com que muitos jogadores tenham decidido evitar o título até agora.

Na nova versão do game, no entanto, a Blizzard decidiu limar isso, fazendo com que seja necessário apenas que seu console esteja funcionando para poder aproveitar o jogo. Isso traz algumas consequências diretas na forma como o jogador se desenvolve.

Sem a preocupação de alimentar a Casa de Leilões e manter uma economia que envolve dinheiro de verdade, ficou mais fácil encontrar equipamentos melhores para o personagem utilizado no momento. Ao mesmo tempo, treinar o ferreiro e o joalheiro, coadjuvantes importantes na evolução dos seus heróis, também ficou mais simples (e barato).

Diversão descomplicada

A novidade mais marcante que a versão dos consoles de Diablo 3 apresenta é o multiplayer local para até quatro pessoas. O antigo multiplayer online continua lá, sendo que a qualquer momento da partida é possível enviar convites para amigos jogarem com você ou então tornar público o seu jogo (com direito a utilização de tags para marcar um objetivo aos visitantes, como matar monstros ou buscar chaves).

Ainda assim, poder explorar as dungeons com amigos ao seu lado, desde os fanáticos pela série até quem (como o Gabriel) mal tem ideia de quem seja o tal do Diablo, é algo completamente diferente – e muito bem vindo.

Várias adaptações na jogabilidade podem ser sentidas neste aspecto como, por exemplo, a introdução de um sistema de troca rápida de equipamentos capaz de agilizar a manutenção dos personagens ao evitar que os jogadores tenham de pausar o jogo para isso.

Além disso, pequenas sutilezas, como o acompanhamento automático de personagens parados, garantem que a diversão não pare em nenhum momento – mesmo se um dos jogadores tiver de atender ao telefone ou ir ao banheiro durante  a partida.

Repaginado para os consoles

É importante também frisar o sucesso da Blizzard na transposição do jogo para os consoles. Tanto os controles adaptados para os joysticks como a interface mais acessível para as novas plataformas fazem com que o game pareça outro. Novidades como a nova esquiva com o analógico direito também tornam a experiência de Diablo 3 muito mais dinâmica e acessível.

Além disso, se no PC muitas das habilidades exigiam precisão na hora de sua ativação, isso foi resolvido de maneira interessante nas novas plataformas. Por padrão, todos os projéteis são disparados na direção que o seu personagem está apontando. No entanto, é possível também travar a mira utilizando o gatilho direito, facilitando bastante o combate, especialmente no caso de oponentes como os monstros Elite ou chefes.

Por fim, Diablo ainda chega ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 com muitos recursos que demoraram alguns meses para aportar em sua plataforma original. Desse modo, os jogadores podem encontrar nos consoles todo o conteúdo adicionado até o patch 1.0.7, como o sistema Paragon, o Poder de Monstro (convertido nas dificuldades do jogo) e a tão esperada arena PvP.

A batalha do Nefalem é a mesma

Apesar de todas as mudanças, tudo aquilo que contribuiu para o sucesso de Diablo 3 em seu lançamento original também continua presente. Os jogadores ainda têm a disposição cinco classes (Arcanista, Feiticeiro, Caçador de Demônios, Bárbaro e Monge) para atravessar quatro atos em quatro modos diferentes.

Se o fato de o jogo ter se tornado mais acessível pode ter preocupado alguns jogadores mais hardcore, saiba que nenhum elemento foi limado do jogo. Um bom exemplo é o fato de os equipamentos ainda contarem com diferentes modificadores, como bônus para encontrar ouro e itens mágicos.

Se você é do tipo que gosta de prestar atenção a todos os mínimos detalhes, os atributos completos e detalhados de cada personagem ainda podem ser acessados a qualquer momento – algo que torna a versão dos consoles bastante versátil e voltada para um grande leque de jogadores.

Leah, I can't hear you

A localização de Diablo 3 para o português brasileiro foi bem recebida já no PC, e os fãs que quiserem aproveitar o game nos consoles também podem contar com o recurso, que inclui legendas e dublagem em nosso idioma. Infelizmente, no entanto, a versão nacional de Diablo 3 está disponível apenas em português e espanhol.

Se no PC o idioma original (assim como qualquer outro dos disponíveis para o jogo no mundo todo) podia ser acessado desde o dia do lançamento, ao menos em um primeiro momento, o mesmo não pode ser realizado nos consoles.

Lag offline

Partindo para o lado técnico, o game também enfrenta alguns pequenos problemas. Se o jogo geralmente consegue aguentar grandes quantidades de elementos na tela, às vezes é possível perceber um pouco de lentidão.

Em vez de isso estar relacionado com o excesso de oponentes no cenário, como se poderia esperar, o fenômeno costuma acontecer em eventos específicos como a passagem de nível dos jogadores ou a conclusão de missões. Por sorte, isso não chega a durar mais que um segundo, mas em dificuldades mais avançadas (ou no modo Hardcore, em que a morte dos personagens é definitiva), isso pode se tornar bastante significativo.

Preste atenção às pequenas letras

Apesar de todas as facilidades para os consoles, alguns complicação surgiram durante a adaptação do game para as novas plataformas. Um bom exemplo é a quantidade de textos em letras pequenas, como as descrições completas dos equipamentos presentes na tela maior de inventário ou mesmo as próprias legendas do jogo.

Enquanto não é problema lê-las em telas maiores (como está cada vez mais comum), aqueles que tiverem a disposição apenas uma televisão pequena terão de forçar um pouco a vista para poder completar a leitura – um grande problema para quem gosta de planejar todos os detalhes da aventura.

95 pc
Excelente