Entre em fervorosa com o novo DJ Max para PSP.

Com a crescente ascensão de jogos rítmicos no mercado de videogames (como é o caso das famosas franquias Guitar Hero e Rock Band), diversas desenvolvedoras aproveitaram o embalo e criaram títulos de peso, mas menos conhecidos que a série da Harmonix, por exemplo. Bem, DJ Max é uma franquia bastante conhecida no Oriente, mas só criou raízes na América com o aparecimento de DJ Max Fever.

DJ Max Fever é um agrupamento dos títulos DJ Max Portable e DJ Max Portable 2. O resultado? Sucesso total. É muito fácil se divertir com as músicas envolventes do jogo, que, apesar de assumirem uma tendência mais techno, possuem uma variedade interessante, pois abordam gêneros musicais como pop, rock e jazz.

Imagens interessantes na tela de Loading Sendo assim, um jogo para PlayStation Portable (PSP) com uma proposta rítmica e "simples" poderia ser considerado por muitos como algo bastante trivial. Mas não: DJ Max Fever mostra que uma idéia relativamente simples pode se transformar em um game completo, diversificado e curiosamente divertido.

Escolha um dos modos e divirta-se!

O menu principal de DJ Max Fever agrupa cinco itens principais: Portable, Network Battle, Collection, MV Edition e OST. Cada um deles leva o jogador a conhecer novos aspectos do game e das músicas contidas nele.

Vamos começar pelo fim. OST faz com que o gamer acesse um player de músicas bem prático. A ideia é que o jogador possa escutar as músicas livremente através desse modo. Enquanto isso, MV Edition apresenta clipes das trilhas sonoras que os modos Portable e Network Battle abordam.

Collection, por sua vez, mostra todos os dados referentes ao personagem escolhido pelo jogador. É isso mesmo: há a possibilidade de escolher um DJ com características variadas para a execução das músicas. Nessa tela, é possível visualizar as marcas atingidas pelo gamer, como Gear, Note, Disc, Image e Media, que são os itens desbloqueáveis do jogo.

Um prato cheio para os fãs de anime

Ainda em Collection, também há a possibilidade de acessar os próprios itens que o jogador conseguiu desbloquear até o momento. O Ranking Password, por exemplo, exibe a senha de acesso de cada nível do jogo (4B, 5B, 6B, 8B ou Free Style). O menu Disc exibe os discos — símbolos de diferentes recordes atingidos ao longo das músicas — adquiridos, enquanto os itens Image e Media apresentam as imagens e os clipes que foram desbloqueados até o momento.

Network Battle é o modo multiplayer de DJ Max Fever. Não há como competir musicalmente com outro jogador através da web, mas o game oferece suporte à conexão sem fio do PSP para até dois jogadores. O modo multiplayer, em geral, é simples e divertido, pois faz com que dois amigos disputem emocionantes embates musicais.

Diversão Max Portable

O grande destaque de DJ Max Fever vai para o modo Portable, que se ramifica em várias seções: 4B (modo com quatro botões para iniciantes), 5B (cinco botões para jogadores medianos), 6B (seis botões para experientes), 8B (oito botões, um alto nível de desafio), Free Style (brincar com as várias músicas do jogo emendando combos entre elas), XC (Xtreme Challenge, que propõe missões variadas e muito interessantes) e Option (opções gerais do game).

O nível de desafio do game é bastante avançado para aqueles que gostam de se aventurar em níveis mais elevados de dificuldade. Dessa forma, quem não tem paciência para treinar ritmo e perseverar em uma mesma música para vencer não consegue jogar DJ Max Fever por muito tempo.

Combo! Mas é interessante constatar que o título oferece uma diversificação muito ampla nesse aspecto. Pois, além de conter desafios propostos com quantidades de botões variadas, o menu Option apresenta alterações básicas de nível de dificuldade: Easy, Normal ou Hard. Elevando o nível de dificuldade, o jogador assume um grande risco, pois cada erro equivale a uma grande perda na barra indicadora de progresso musical dentro da tela de execução.

Enfim, a proposta é a seguinte: acerte o botão correspondente na tela com a maior precisão possível, ganhe pontos e supere as músicas. Mais de 50 faixas conseguem entreter os jogadores de diferentes maneiras, pois, além de haver diferença na quantidade de botões pressionados (dependendo da escolha do gamer), algumas trilhas possuem características específicas de desafio, tais como efeitos (por exemplo: velocidade) e estilos (Normal Style, Hard Style e MX Style).

A diversificação das características básicas de DJ Max Fever não para por aí. Assim que o jogador progride no game, quantidades variadas de ouro e pontos de experiência são adquiridos. Enquanto a experiência faz o personagem subir de nível (como ocorre em RPGs), o ouro serve para a compra de equipamentos, como personagens extras, estilos de tela e estilos de notas que aparecem na tela principal de exibição das músicas. Cada item comprado possui bônus específicos que satisfazem perfeitamente as necessidades do jogador.

Tolerância extrema

Com tantas características diferentes de desafio, muitos poderiam pensar que DJ Max Fever é um jogo "difícil demais". Felizmente, os desenvolvedores da Pentavision tentaram fazer com que os erros se transformem em acertos, na maioria das vezes. É claro que há um limite, pois o gamer deve acertar um botão no mínimo próximo ao correto para obter sucesso na nota atingida.

Escolha cuidadosamente a música

Em contrapartida, quanto maior o nível de dificuldade, maior o risco. Cada nota que o jogador deixa passar (não, não há nenhum problema em apertar freneticamente os botões, pois o jogo não prejudica o gamer por "botões apertados no momento errado") causa uma redução drástica na barra de progresso. Nem mesmo o Fever — poder especial que duplica o indicador de combo de notas consecutivas acertadas — é capaz de salvar os jogadores em certas ocasiões.

Nem tudo é alegria, é claro. DJ Max Fever possui uma interface muito poluída para uma proposta tão simples. Algumas vezes é realmente complicado enxergar e executar todas as notas que aparecem na tela.

Entretanto, os visuais gerais do game não deixam a desejar. O jogo é sólido e bonito, mesmo apresentando uma forte tendência anime (visto que boa parte das músicas é composta por músicos orientais).

Os visuais impressionam, mesmo que um tanto estáticos

O som, sem dúvida, é o pilar de DJ Max Fever. A qualidade sonora é muito boa, sendo que as músicas, por mais frenéticas que possam parecer, são executadas de acordo com cada botão que o jogador pressiona. A fidelidade da execução das notas, portanto, é algo que não é encontrado em games da franquia Rock Band, por exemplo.

Por fim, se você gosta de ritmo e músicas dinâmicas, DJ Max Fever é uma parada obrigatória. O PSP foi condecorado com um game direto e extremamente divertido.
87 psp
Ótimo