Louco e divertido, Excitebots leva muitos jogadores ao delírio.

São vários os games que fazem jus aos diferenciais do Nintendo Wii. Bem, Excitebots: Trick Racing é um deles. Simples, bizarro e intensamente divertido, o título desenvolvido pela Monster Games leva os jogadores a um mergulho de ponta em um festival de cores e velocidade. E tudo, é claro, com base na fantástica jogabilidade propiciada pelos controles sensíveis a movimento do Wii.

Logo de início, é possível perceber que o game é direcionado para pessoas de todas as idades. Comandos fáceis e precisos — incline o Wii Remote ou encaixe-o em um Wii Wheel para dirigir os veículos — formam um dos melhores aspectos da jogabilidade. E Excitebots não é apenas uma continuação bem sucedida de Excite Truck: é um game completo e muito contagiante.


Chegar em primeiro não é o suficiente

De forma semelhante ao que ocorre em Excite Truck, vencer não basta para obter o primeiro lugar nas pistas. Em Trick Racing, os jogadores devem realizar manobras, completar minigames (durante as corridas, é claro) e transpor obstáculos da forma mais perfeita possível em prol da coleta de estrelas. As estrelas são os pontos do game e determinam, após o término de uma etapa, quem realmente venceu.

Antes de mais nada, deve-se observar que, para conhecer mais sobre o jogo, o gamer deve primeiramente se familiarizar com a mecânica básica dos controles e obter sucesso na School Cup, o primeiro conjunto de pistas disponível. Somente superando a School Cup que os demais modos de jogo (como Poker e Nintendo WFC) são desbloqueados.

Para isso, Excitebots esbanja em modos de treinamento. Há explicações sucintas e esclarecedoras sobre cada possibilidade de manobra, uso de turbo (mas cuidado, o motor superaquece se você utilizar o turbo de forma exagerada) e outros comandos. Como qualquer "drift" — derrapada — ajuda na aquisição de estrelas, é muito interessante que o gamer conheça intimamente a dinâmica do game antes de embarcar nos desafios propostos.

Velocidades extremas

Há um mínimo de estrelas que o gamer deve adquirir para vencer, mas, de acordo com o desempenho total do jogador, o "rank" varia. A e S são os melhores resultados que podem ser conquistados após o término das corridas, sendo que B e C, por exemplo, muitas vezes não são o suficiente.

Veículos nada convencionais

"Animais robóticos". Sapo, tartaruga, besouro, joaninha, morcego, centopéia... Todos esses animais aparecem como robôs que ganham rodas e partem em alta velocidade por pistas ao redor do mundo. A proposta é surpreendentemente absurda, mas, pouco a pouco, é capaz de cativar até mesmo os jogadores mais hardcore.

Cada veículo possui características únicas que influenciam no desempenho do jogador. Peso, velocidade do turbo, duração do turbo são algumas delas. Portanto, tome cuidado ao escolher seu animal, pois cada pista possui elevações inusitadas e obstáculos desafiadores. Isso, entretanto, não é possível no modo online, pois os cenários são sorteados após a escolha dos veículos.

O gafanhoto é ligeiro Pode-se observar que há um equilíbrio entre os veículos, por mais diferentes que eles possam parecer. O sapo é o mais balanceado, ideal para os iniciantes. Para uma simples personalização dos carros, é possível definir uma cor para o veículo escolhido. Há, no total, 12 cores (muitas devem ser compradas com estrelas), sendo que a décima segunda é uma personalização especial do veículo e custa caro para desbloqueá-la.

De modo geral, os bots contêm animações simples e cativantes dentro das corridas. A interação entre as patas, as rodas e as asas dos veículos é muito interessante. Considerando que há a chance de contemplar até seis dessas criaturas nos cenários, o espetáculo fica ainda mais bizarro... E atraente.

"And the race begins!"

As corridas de Excitebots, como o nome sugere, proporcionam experiências simplesmente frenéticas. A própria música eletrônica que auxilia na ambientação mostra que, se o gamer for suscetível a fortes dores de cabeça, o jogo não é recomendado. Os visuais vibrantes são fortemente coloridos e a movimentação dos veículos e objetos na tela é muito intensa.

Aqui vão algumas amostras de diferenciais que o game apresenta. Primeiramente, há a possibilidade da utilização rápida de itens encontrados em pequenas caixas ao longo da pista. Enquanto o martelo esmaga os adversários próximos, a dentadura sai furiosamente em busca do oponente logo atrás do jogador e morde furiosamente a carcaça do veículo. Nada que um rápido chacoalhar do Wii Remote (ou do Wii Wheel, se utilizado) resolva.

Pelas barbas do profeta! O que mais pode impressionar (tanto que há um modo de jogo só para isto) é a variedade de minigames. Durante as corridas, encontrar uma bola de futebol e "chutá-la" para dentro de um gol é bastante comum. Derrubar pinos de boliche também. O mesmo vale para o arremesso de dardos em um alvo e a fuga de grandes luvas brancas que achatam os corredores com fortes tapas na pista. Quase tudo isso, obviamente, rende estrelas.

As manobras realizadas pelos veículos, muitas vezes, não dependem apenas do movimento realizado pelos jogadores. Há objetos estrategicamente posicionados nas pistas para que os bots possam girar, voar e arrancar de maneira ainda mais impressionante. Exemplos? Uma barra vermelha bem no meio de uma pista obriga todos os corredores a executarem movimentos circulares com o Wii Remote de forma progressiva até os veículos decolarem e planarem por longas distâncias.

A quantidade de nuanças presentes nas corridas é muito intrigante. Quando você pensa que já viu de tudo, há sempre mais algum item ou obstáculo que pode surpreendê-lo. Excitebots não é apenas correr: é realizar manobras e superar desafios da forma mais bizarra, dinâmica e precisa possível.

Ah, não podemos esquecer do Poker Race, é claro. Esse modo de jogo é ainda mais absurdo que os demais (como se isso fosse possível). Durante as corridas, o gamer deve coletar cartas e trocá-las em prol das melhores "mãos" dentro das regras de pôquer. Enquanto um par oferece poucos pontos, uma quadra oferece a incrível quantidade de 75 estrelas. Sim, correr e pensar em todas as possibilidades é difícil.

Multiplayer, uma bênção dos desenvolvedores

Se Excitebots não tivesse um modo multiplayer, muitos jogadores protestariam interminavelmente. Mas o jogo conta tanto com um modo multiplayer local quanto com um modo online muito interessante para quem procura desafios ainda mais frenéticos.

Planar é comum

O modo Versus, infelizmente, é limitado. Apenas dois jogadores disputam nas pistas e a escolha de carros e cores é muito mais limitada em comparação com os demais modos de jogo. Excitebots poderia apresentar um modo local que suportasse corridas com veículos controlados pela inteligência artificial, por exemplo. Um modo cooperativo também seria interessante.

Mas o modo online apresenta compensações. Até seis corredores malucos podem embarcar em Excite Races ou em Poker Races. Não há grandes problemas de conexão nesses casos, e apenas algumas quedas na taxa de quadros por segundo (FPS) foram experimentadas pelo Baixaki Jogos. Competir com corredores que dominam a jogabilidade é algo muito atraente.

Os visuais do jogo são compatíveis com o potencial do Nintendo Wii. Se os desenvolvedores resolvessem investir em gráficos mais elaborados, não haveria como apresentar nem metade das inovações oferecidas durante as corridas. No geral, Excitebots é visualmente agradável e colabora no envolvimento do jogador com as experiências diversificadas. Não há nenhum destaque sonoro no jogo, mas a música eletrônica auxilia na ambientação "lunática" do game.


Excitebots: Trick Racing é um título excelente, digno do Wii. O game continua a proposta oferecida por Excite Truck de maneira espetacular e apresenta uma jogabilidade muito boa. Imperdível para quem gosta de injetar adrenalina no sangue através de corridas frenéticas e avassaladoras.
83 wii
Ótimo