Ministério das Comunicações adia novamente o fim da TV analógica

1 min de leitura
Imagem de: Ministério das Comunicações adia novamente o fim da TV analógica

O Ministério das Comunicações (MC) anunciou na última segunda-feira (25) uma nova mudança no cronograma para a transição do sinal de TV analógico para a tecnologia digital no Brasil. A portaria n° 378 estabelece que a implantação do sistema vai começar com um projeto-piloto na cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro e que, ainda em 2016, Brasília deve ser a única capital a migrar completamente para a tecnologia.

Segundo o MC, a previsão é a de que a capital federal e as cidades do entorno do Distrito Federal iniciem a transição a partir de outubro deste ano. A partir de 2017, todas as capitais da Região Sudeste, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza devem realizar a transição, assim como algumas cidades do estado de São Paulo e do Nordeste.

Em 2018, a tecnologia deve ser implementada nas capitais e cidades importantes das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte e em todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O MC promete publicar no futuro novas portarias para tratar dos demais municípios federais afetados pela transição para o sinal digital.

Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Roberto Pinto Martins, a portaria faz ajustes que levam em consideração os grandes eventos que vão ocorrer até o ano de 2018. “Teremos as eleições municipais e Olimpíadas neste ano, além de novas eleições e outra copa em 2018. Todos esses eventos têm uma participação fundamental da TV aberta”.

Você já começou a se adaptar ao universo da TV digital? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.