Simulação e descontração se misturam em um jogo que agrada a todos os gostos.

As edições sazonais da franquia FIFA (ou FIFA Soccer) se transformaram em uma das séries esportivas de maior expressão na atualidade. Dessa forma, fica difícil para que a Electronic Arts reapareça todo ano com novidades futebolísticas realmente interessantes.

Ainda assim, a grande empresa de jogos consegue deslumbrar os fãs do simulador a cada nova edição. É verdade que a série enfrentou um marasmo durante os últimos anos, entretanto o salto de qualidade apresentado nas versões mais recentes (a de 2008 e 2009) é indiscutível.

As inovações de FIFA 08 elevaram a franquia a um novo patamar e acirraram a inda mais a briga com o outro grande título futebolístico da atualidade, Pro Evolution Soccer.

Agora, o jogo de 2009 promove uma imersão ainda maior para os jogadores em uma experiência extremamente realistas dentro do mundo do futebol de campo. Lembrando que desde o início da produção a EA Sports deixou bem claro que estava investindo pesado, principalmente nas grandezas físicas do jogo e no nível de personalização das táticas em equipe. Será que a promessa foi cumprida?


Placar adverso

Apesar de o futebol ter nascido o ocidente, há algum tempo quem domina o esporte bretão são os olhos puxados do oriente. Quando se trata de jogos de futebol é impossível não mencionar a grande disputa entre as franquias FIFA e Pro Evolution Soccer. Será possível que o Japão compreenda melhor o esporte a ponto de representá-lo de forma mais interessante nos videogames?

Na realidade a comparação é um pouco injusta, já que historicamente a série PES tem um viés menos realista, deixando a sua jogabilidade mais fluída e divertida, enquanto a franquia FIFA opta por trazer as telas uma simulação mais fiel a verdadeira dinâmica do jogo (mesmo que ainda esteja muito longe dos campos de futebol atual).

Fato que não incomoda nem um pouco aos usuários que a cada nova edição das duas séries optava pelo futebol de olhos puxados em detrimento dos títulos produzidos pela EA Sports.

Todos jogam
Corre Ribery!

As tradicionais franquias de títulos esportivos da EA Sports receberam um cuidado todo especial nas edições para o Nintendo Wii. O ano de 2009 marcou a estréia da linha All-Play, que acompanhou todos os lançamentos para o console da Nintendo.

A idéia por trás do nome é simples, transformar os títulos do Wii o mais acessíveis possíveis (para uma nova leva de jogadores) sem perder a qualidade e profundidade esperada pelos fãs de longa data.

Assim, no jogo, antes de começar uma partida ou um torneio, você poderá optar entre um estilo ou outro,, uma mais série e outro mais simplificado, sendo que a grande diferença entre estes, reside na interação do jogador com os controles e o jogo em si.

Como o próprio nome da linha já sugere, o modo de jogo All-Play é voltado para as partidas multiplayer, apesar de contar com suporte para partidas single player — entretanto estas disputas apresentam uma jogabilidade trivial e pouco desafiadora.

Em contraste com o modo de jogo profissional, no qual você conta com uma gama de movimentos muito maior, apontando com o Wii Remote, o lugar para o qual você deseja que o jogador de um passe.

Além de escolher um dos dois estilos, também podemos escolher o tipo de controle que deseja usar. Uma vez que o jogador pode optar por jogar com o combo, Wii Remote e Nunchuk ou através dos controles clássicos do Wii ou do Game Cube. As três formas respondem com perfeição e a escolha vai depender exclusivamente do gosto de cada jogador.

Liga dos campeões

As licenças oficiais e os modos de jogo têm sido, tradicionalmente, dois dos principais pilares da série FIFA e neste momento elas estão maiores e mais firmes do que nunca.

RRrrrrrrrrronaldinho! O jogador contará com a Primeira Divisão do campeonato brasileiro (contando inclusive com a recriação da tabela oficial do Brasileirão 2008) a liga espanhola e a primeira e segunda divisão da Itália, Alemanha e França, além dos turnos Apertura e Clausura do torneio mexicano e a Premier League, Coca-Cola League 1 e 2 da Inglaterra.

Além disso, o jogador poderá encarar as ligas nacionais da Polônia, Portugal, Irlanda, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia, Austrália, Áustria, Bélgica, Coréia, Dinamarca, Escócia e Holanda.

Ao todo são mais de quinhentas equipes licenciadas no âmbito das respectivas ligas, bem como uma vasta galeria de seleções nacionais. Todos devidamente trajados com os uniformes oficiais.

Quem entra e quem sai

FIFA Soccer 09 All-Play incorporar esta quase os mesmos modos de jogo que as versões par ao PlayStation 3 de Xbox 360, com a sentida exceção do excepcional modo de jogo Be a Pro, que revolucionou o gênero ao apresentar uma perspectiva de jogo em primeira pessoa, além de proporcionar o advento das partidas online com suporte para até vinte jogadores (cada um controlando um atleta diferente).

Em contrapartida a linha All-Play apresenta algumas opções no estilo mini-game (típico dos títulos do Nintendo Wii) que devem suprir muitas das suas necessidades de diversão multiplayer. De disputas de pênaltis a partidas de futebol de mesa (popularmente conhecido como pebolim ou totó), além de partidas caricatas (com direito a participação de Miis) com suporte para oito usuários simultâneos.

Estes mini-games já estavam presentes na edição anterior. O Footii (como é descrito dentro do jogo) não é necessariamente um divisor de marés, mas certamente confere um toque todo especial ao título, além de agradar em cheio aos jogadores ocasionais que desejam experimentar o jogo com um toque extra de humor.

Nó tático


Uma novidade nas versões de FIFA para o Wii é o estilo de jogo Manager (gerente), que oferece a experiência de jogo  já popular nos outros consoles de última geração e computadores, no qual você administra vários aspectos do clube, das contratações a ampliações do estádio, passado pela negociação de contratos de patrocínio e assim por diante.


Com essa marra toda nem parece português! Neste modo a chave para o sucesso está na administração consciente dos seus recursos em conjunto com boas atuações dentro de campo. Troféus são tão importantes quanto um bom contrato de patrocínio ou a revelação de um futuro craque.

O que nos leva a outra faceta interessante do jogo, a planilha tática. Armar a sua equipe e preparar o time para diferentes situações da partida é essencial para um bom rendimento ao longo dos duros campeonatos nacionais e internacionais.

Clássico internacional

Mesmo que o modo Be a Pro e sua variação online não constem em FIFA 09 All-Play, isso não significa que o jogo não conte com um bom sistema de partidas multiplayer via conexão Wi-Fi do Nintendo Wii.

Muito pelo contrário, utilizando o sistema de emparelhamento você poderá competir com usuários do mundo inteiro, podendo escolher qualquer uma das equipes disponíveis e escolhendo inclusive o seu estilo de jogo (All-Play ou Profissional).

Você também encontrará as Interactive Leagues (ligas interativas), nas quais os jogadores podem representar o seu clube favorito, jogando as mesmas partidas da tabela real, sendo que os resultados combinados de todos aqueles que optaram por este clube vão decidir a posição da equipe em um campeonato mundial.

Equilíbrio técnico e tático

Fifa 09 All-Play parece ter herdado algumas das boas possibilidades apresentadas em Pro Evolution Soccer 08 para o Nintendo Wii. Um bom exemplo é o sistema de controle de passes e chutes controlados através do Wii Remote.

Ser capaz de passar normalmente, ou de procurar um lançamento em profundidade são executados de forma mais simples (e em alguns casos mais realista) do que nas versões para as outras plataformas.

É verdade que apontar para o gol e sacudir o controle para disparar um chute é um tanto desafiador, mas mesmo com alguns empecilhos práticos, o sistema de controles desta versão de FIFA é muito intuitiva muito bem adaptada para as singularidades do console da Nintendo.

Jogando por música

Variedade é a palavra de ordem no que diz respeito a trilha sonora, são 42 canções diferentes, originárias de 21 países, passando de artistas conhecidos a expoentes do pop-rock, música eletrônica e alternativa. Nomes como Duffy, Junkie XL, The Kooks, Tom Jones e Najwajean ditam o ritmo das jogadas.

Outra faceta do som é o trabalho dos comentaristas — infelizmente o console ainda não conta com a participação das vozes brasileiras, já disponível nas versão para PS3 e Xbox 360 — que acompanham lance a lance com maestria, acrescentando muito ao realismo do jogo.

Infelizmente os efeitos sonoros, como por exemplo o som da bola sendo chutada através do campo, permanecem um tanto artificiais, bem como o grito da torcida, mecânico e com poucas variações.


Olho no lance
 
No quesito gráfico a versão para o Wii realmente leva outra goleada das outras plataformas. Mesmo com os incríveis avanços desta edição, que está melhor do que a versão 08, os gráficos do jogo continuam fracos se levarmos em consideração o poderio do videogame.

Entre os pontos mais decepcionantes está o principal elemento do jogo, a bola, que além de parecer estranha também se comporta de forma irreal. Parecendo não interagir corretamente com o ambiente.

O gramado é um plano verde com algumas linhas brancas, sem qualquer detalhe mais aprofundado. As modelagens são ridículas e os jogadores parecem “achatados”, pequenos e troncudos.

Entretanto tudo muda se observamos o jogo através do viés All-Play, voltado para os usuários casuais, os gráficos apostam alto no humor e nos traços caricatos. Desta forma as modelagens acabam ficando melhores do que as vistas no modo profissional.

As tradicional cabeças inchadas e os corpos desproporcionais conseguem recriar de forma cômica todos os grandes astros dos gramados atuais. Além disso, a falta de detalhes dos estádios e campos acaba passando despercebida por conta do tom pastelão e das cores fortes.

Marca da cal

Em linhas gerais FIFA 09 All-Play é um bom título para o console da Nintendo. Suas melhorias em relação a edição anterior certamente valem a “atualização”. A mistura entre jogos casuais e a simulação de alto nível que caracteriza a série FIFA concedem uma grande versatilidade ao jogo.

Os gráficos podem sofrer um pouco com a falta de cuidado dos desenvolvedores que acabam menosprezando o poderio do Wii, entretanto o tom alegre e caricato do modo All-Play sobrepuja qualquer reclamação neste quesito.

As funções online e o modo Manager acrescentam muito ao valor final do produto e fazem de FIFA 09 All-Play uma boa escolha para os fãs do esporte bretão.
74 wii
Bom