TecMundo Entrevista: Johann Steffens fala sobre maquiagem artística

1 min de leitura
Imagem de: TecMundo Entrevista: Johann Steffens fala sobre maquiagem artística

O TecMundo Entrevista traz uma conversa com o maquiador, fotógrafo e professor Johann Steffens, que tem ganhado cada vez mais admiradores na internet graças ao nível de detalhes de suas maquiagens artísticas.

Steffens decidiu aprender maquiagem por conta de dificuldades que encontrava no trabalho de fotógrafo — segundo ele, era complicado executar as ideias que tinha, e os resultados não saíam no jeito que ele queria e no tempo dele.

A veia independente também falou mais alto neste momento de decisão. Sem um curso formal, Johann usou a internet para aprender. Autodidata, como muitos outros, ele se baseou em tutoriais no YouTube — segundo Steffens, um lugar muito rico para a aprendizagem.

Também como consequência do aprendizado — e da recusa em pagar caro por produtos de maquiagem —, Johann "se virou nos 30". Lembrando-se de atividades artísticas na escola, por exemplo, um plástico para cozinha com cola pode virar uma touca para maquiagem.

Johann se dedica à maquiagem artística e é a sua própria "cobaia", o que significa dizer que os trabalhos são feitos tendo como referência a imagem do espelho. Tudo tem que ser feito ao inverso, o que exige grande habilidade e concentração.

O momento da vida de Johann Steffens é o de sentir os efeitos da internet, para o bem e para o mal. De um lado, a boa recepção e a admiração pelas maquiagens que ele elabora; do outro, os famigerados comentários "haters" e muitas vezes caluniosos.

Pelo menos algo produtivo surgiu de tais comentários. Antes, Johann postava apenas fotos dos trabalhos já prontos. A partir do momento em que um comentário o acusou de fazer tudo com Photoshop, ele decidiu produzir e divulgar vídeos com todo o processo de execução de uma maquiagem — que começa bem antes do que uma câmera registra.

Com a frequência maior de postagens, o número de seguidores de Johann Steffens aumentou. E, com certeza, ele leva mais em conta o carinho da admiração do que a ignorância gratuita de quem apenas critica por criticar.

Com tanta dedicação às maquiagens, a fotografia não é mais a principal atividade de Steffens. Além das produções artísticas, Johann dá aulas de técnica de maquiagem no SENAC de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Confira o trabalho de Johann Steffens nas redes sociais e entre em contato

Facebook: /canaldojohann
Twitter: @iamsteffens
Instagram: @johannsteffens
Snapchat: Jaysteff
YouTube: /jsteffensoficial
E-mail: joohann.steffens@gmail.com

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.