5 grandes invenções que foram feitas por adolescentes [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 grandes invenções que foram feitas por adolescentes [vídeo]

Você se lembra de quais eram as suas principais preocupações quando você tinha entre 11 e 18 anos? Ou, se você está nessa faixa etária, será que gerencia o tempo da mesma forma que Boyan, Aidan, Louis, Frank e Elif?

No vídeo acima e no que está a seguir, você conhece cinco adolescentes que são os inventores de técnicas, produtos e tecnologias completas em áreas como sustentabilidade, acessibilidade e alimentação. Será que, com tantas preocupações, dava tempo de fazer a lição de casa ou brincar com os amigos?

Boyan Slat

Com 18 anos, o holandês bolou um sistema de limpeza dos oceanos chamado de Ocean Cleanup. Ele é um conjunto de boias que concentra o plástico acumulado no mar usando a própria corrente da água. Boyan levantou alguns milhões em investimentos e, após comprovar que o projeto funciona, quer operar no oceano Pacífico em 2020.

Aidan Dwyer

Esse jovem tinha só 13 anos quando caminhava nas montanhas e observou o padrão de crescimento nos galhos das árvores – em espiral, para que a fotossíntese seja mais eficiente. Além disso, os números desse padrão são os mesmos da sequência numérica de Fibonacci. Tal coincidência foi usada para criar um painel solar em forma de árvore, que gera 20% mais eletricidade que um painel comum.

Louis Braille

O francês Louis Braille ficou cego quando criança depois de um acidente doméstico e isso o motivou a criar o braile, o sistema universal de leitura e escrita de pontos, que são sentidos com os dedos e se tornou uma das principais formas de comunicação para quem é deficiente visual. Ele tinha só 15 anos quando a ideia ficou pronta, em 1824, mas o primeiro livro só saiu cinco anos depois.

Frank Epperson

Tem gente que duvida dessa história, mas o sorvete de palito (ou picolé) nasceu sem querer em 1905 por conta de um jovem. Frank Epperson tinha 11 anos e morava em São Francisco, nos Estados Unidos, quando esqueceu um copo de suco com uma colher dentro na frente de casa. A noite foi fria e, no dia seguinte, ele encontrou o líquido congelado e experimentou. Ele só patenteou a receita anos depois e vendeu os direitos para a marca Popsicle, que popularizou de vez essa delícia.

Elif Bilgin

A jovem turca Elif Bilgin tinha 16 anos quando descobriu um jeito de substituir o plástico derivado do petróleo por um bioplástico feito a partir de cascas de banana. Ela apresentou a ideia numa feira de ciências do Google e, depois de dois anos tentando aperfeiçoar a técnica, encontrou um material com base em amido e celulose para ser usado na composição de vários produtos. O método não se popularizou ainda, mas já inspira cientistas e ambientalistas de todo o mundo.

O que você acha de adolescentes que são verdadeiros gênios da ciência? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.