A franquia FIFA Manager dá um salto de qualidade e promete brigar pelo título de campeão

A franquia FIFA Manager vinha acompanhando de longe a concorrência, digamos que habitasse a parte inferior da tabela, sem medo do rebaixamento mas sem aspirar sequer uma vaga na Sul-Americana.

Final inusitadaCom o lançamento da versão 2008, que inicia-se na temporada atual (2007-2008) a série alcança um novo patamar, melhorias drásticas na jogabilidade tornaram o jogo mais acessível e a expansão do conteúdo tornam esse um dos simuladores mais completos do mercado.

Em uma recuperação incrível, a franquia conseguiu subir várias posições a já figura entre os classificados para a Copa Libertadores da América, ao mesmo tempo que promete melhorias para a próxima versão, mostrando que ano que vem está com o foco em nada menos que o título de campeão.

Apito inicial

A jogabilidade de FIFA Manager 08 foi incrivelmente melhorada, os menus estão mais acessíveis, e o próprio design da tela principal facilita a gestão das principais informações.

No início do jogo você cria o seu treinador, escolhendo nacionalidade, língua nativa e segunda língua, além de escolher se quer ser casado, ter filhos, idade e outras informações pessoais que incluem inclusiva o seu clube preferido e o que mais odeia.

Você também deve escolher o seu grau de envolvimento com o clube, apenas treinado a equipe, coordenando todos aspectos relacionados ao time ou ainda assumindo todas as tarefas do clube.

Além disso você terá a opção de jogar não apenas como um treinador mas como um atleta, essa opção está disponível desde o inicio do jogo, e você deve escolher se quer participar de todos os jogos como atleta, não participar de nenhuma partida ou decidir a cada jogo se participará ou não.

Penalidade Máxima

Por melhor que sejam as novidade o jogo ainda peca em alguns aspectos. A tonelada de informação requer uma busca infindável por diversos menus e sub-menus, o que pode se tornar cansativo e pouco eficiente.

Apesar do grande número de línguas disponíveis o português não é uma delas, ou seja você terá que lidar com termos estrangeiros para acessar todas as guias e opções de jogo.

O jogo peca por não proporcionar uma gestão rápida de todos esses aspectos que tornam o jogo tão completo. Além destes problemas as partidas 3D em tempo real continuam estranhas e pouco envolventes.

Vida pessoal

Um aspecto interessante que dá outro âmbito ao jogo é a possibilidade de gerir não apenas a sua vida profissional, mas também a pessoal. Você terá que equilibrar seus passatempos (jogar golf e velejar) com suas atividades profissionais e amorosas.

Contrato assinadoIsso mesmo além de controlar uma equipe de futebol, você também terá que gerenciar uma família, escolhendo uma parceira ou parceiro (isso mesmo relacionamentos homossexuais estão liberados), não se esquecendo dos filhos, que podem ou não gostar de futebol, quem sabe o seu filho pode ser o futuro craque do seu time.

Essa opção do jogo não serve apenas de enfeite, pois influenciam diretamente no seu desempenho como treinador. Conforme sua habilidade no golf e na vela seu relacionamento com os dirigentes torna-se mais estreito, melhorando suas chances de negociar novos contratos, assegurar seu emprego, ou pedir aquela verba extra para contratar uma estrela internacional.

Além disso você também poderá aprender novas línguas, isso irá influenciar o rendimento do seus treinos e conversas motivacionais. Além do que adianta esbravejar na bera do campo se ninguém pode te entender, você não consegui-rá extrair o melhor do seu grupo falando apenas um “luxenhol” básico.

Balcão de negócios

Atualmente a compra e venda de jogadores tornou-se um negócio extremamente lucrativo para o mundo da bola. Tão lucrativo que chamou a atenção de pessoas de índole questionável, que utilizam tais negócios para lavar dinheiro sujo, oriundo de outras atividades ilegais.

Evasão de divisas a parte, em FIFA Manager 08 você também terá a oportunidade de participar deste grande balcão de negócios. As negociações estão mais elaboradas do que nas versões anteriores da franquia, agora além dos valores do passe, salário, porcentagem em vendas futuras, bônus ao jogador por participações internacionais, gols, etc, você também poderá fazer promessas ao atleta.

A turma do D.M.Agora a negociação está mais flexível e você terá muito mais influência no resultado final. Negocia-se primeiro o passe (caso seja necessário) e depois o contrato com o jogador. Você poderá discutir os valores da transferência adoçando suas propostas com possíveis participações no lucro das próximas vendas do atleta.

Para fechar um contrato basta alcançar as exigências do jogador, seja a camisa número 10 ou a faixa de capitão, prêmios por gols, classificações ou número de participações em jogos da liga nacional, internacional ou outras competições.

Com o desencontro das datas de início e termino das competições européias e brasileira, todos fãs de futebol acabaram tornando-se bem familiarizados com a famosa “janela de negócios” do mercado europeu.

Todas as transações deve ser realizadas em datas pré-fixadas, sendo que após a data limite nenhuma transação pode ser realizada. Mas não se preocupe, o jogo traz um cronometro que anuncia a aproximação do prazo final. 24 horas antes de encerrar as transferências uma janela irá abrir mostrando minuto a minuto quanto tempo falta para fechar aquela ultima contratação.

Promessa é divida

Ao longo de FIFA Manager 08 você se verá obrigado a conversar com a imprensa, com seus jogadores, diretoria ou com os próprios fãs. Nestas conversas você poderá realizar promessas.

No início da temporada a diretoria e jogadores esperam que você estipule metas para o ano, por exemplo que o time não será rebaixado, que alcançará a zona de classificação para uma competição internacional, ou quem sabe afirmar que serão campeões ao final do campeonato.

Psicologia do esporteConforme suas metas o seu trabalho será avaliado pela diretoria e pela imprensa que irá cobrar os resultados prometidos.

Além das metas iniciais você poderá ter conversas pessoais com cada jogador, podendo cobrar maior comprometimento nos treinos, elogiando sua performance em determinada partida, prometendo uma vaga no time titular, ou quem sabe garantindo a faixa de capitão. Essas conversas podem motivar o seu jogador e fazer com que ele renda mais em campo trazendo aquela vitória tão necessária.

Tudo muito bom, mas o tiro pode sair pela culatra, lembre-se promessa é divida. Quanto mais alto você tentar subir maior será o risco de cair. As promessas feitas aos jogadores deverão ser cumpridas, caso contrário eles irão revoltar-se contra você, ficando desmotivado, o que irá causar uma queda no seu rendimento e consequentemente do grupo inteiro.

Estrutura de primeira

Uma das funções do administrador de clubes é cuidar do patrimônio físico, da estrutura do clube. Caso você escolha o modo de jogo de participação completa na vida do clube, você deverá administrar a construção e manutenção do patrimônio do time.

São campos de treinamento, alojamentos para os jogadores, departamento médico, departamento de recuperação física, sala de imprensa, sede administrativa, loja de conveniências, etc.

Ao construir novas edificações o valor do seu clube irá crescer bem como o rendimento da sua equipe. Mais campos e alojamentos permitiram a expansão das suas equipes de base, um centro de imprensa acomodará melhor as suas coletivas e a cobertura dos jornais (destacando o seu clube na mídia), os departamentos de medicina esportiva reduzem o surgimento de novas lesões ao mesmo tempo que diminuem o tempo de recuperação dos atletas.

Cuidado com que você falaNão podemos esquecer dos fãs, uma loja repleta de merchandising irá agradar aos fãs ávidos por produtos que levam a marca do seu clube do coração, além é claro, de gerarem mais dinheiro (procedente das vendas) para o caixa do clube.

Por fim, um clube bem estruturado irá chamar mais atenção dos investidores, o que irá facilitar a sua procura por novos patrocinadores, ao mesmo tempo que irá elevar o valor das
ofertas de propaganda e direitos de título, prática comum no exterior mas pouco explorada no Brasil, onde o clube vendo os direitos do nome do seu estádio e/ou de algumas seções, como as arquibancadas ou camarotes, um bom exemplo é o Clube Atlético Paranaense que vendou os direitos de nome do seu estádio para a empresa Kyocera, agora o estádio chama-se Kyocera Arena.

A vez da garotada

Outra novidade no jogo é a expansão do sistema das equipes juvenis, os jovens talentos devem ser observados com cuidado, você pode construir uma estrutura de apoio aos atletas que suportará até três equipes, Sub-20, Sub-17 e Infantil.

A renovação do seu elenco e a revelação de novos talentos depende fundamentalmente da observação e apoio a garotada que treina no seu clube, para isso você pode agendar vários treinos mistos, onde as promessas do futuro poderão sentir o gostinho de treinar com seus ídolos do time principal e conforme o calendário permitir você poderá inclusive realizar partidas amistosas da sua equipe principal contra a garotada. O que serve não apenas para motivar os atletas tanto profissionais quanto juvenis, como também para verificar os destaques das categorias de base.

E não podemos esquecer das grandes “peneiras”, uma opção inteligente é reservar dias do calendário para observar novos jogadores que pretendem ganhar uma chance no seu clube. As peneiras podem revelar alguns talentos que poderão ser contratados para integrar as equipes de base.

As equipes de base participaram de competições nacionais, internacionais e até mesmo da copa do mundo Sub-20, nestes eventos você poderá enviar “olheiros” que ficaram atentos aos melhores prospectos presentes nas competições.

Um olho na bola...

O sistema de “olheiros” está muito mais aperfeiçoado, primeiramente está mais realista já que nem todas as informações do jogador estarão disponíveis desde o início, para saber mais sobre cada atleta você deverá enviar um olheiro que irá estudar o atleta até que possa retornar com maiores informações.

De olho na bolaPara não comprar gato por lebre, você também pode contar com a ajuda de um sistema informatizado (semelhante ao utilizado por clubes reais) que acompanha o rendimento de determinados jogadores conferindo seu rendimento e estabilidade. Para isso você terá que comprar o software.

Entretanto nada bate o olho treinado de um agente experiente, entretanto quanto mais apto maior será o salário do funcionário. Olheiros experientes possuem salários maiores do que aqueles recém iniciados na profissão, além de nem sempre fornecerem informações confiáveis ou acabam levando mais tempo para chegar a uma conclusão a respeito das reais habilidades de um atleta.

Fora de foco

Mesmo tendo como foco principal a gerencia administrativa e técnica de um clube de futebol, FIFA Manager tornou-se popular por oferecer a opção de participar ativamente das partidas 3D.

Nesta versão a opção de jogo está de volta, entretanto ainda sofre com a jogabilidade desse mini-jogo. Os controles não respondem apropriadamente, os jogadores parecem pesados e não permitem qualquer controle mais refinado da bola.

Segundo os próprios desenvolvedores as partidas em tempo real sofrem com problemas de jogabilidade, e só não foram abordados nesta versão por falta de tempo (foi dado prioridade no aprimoramento dos bancos de dados e outros aspectos do jogo). Entretanto já anunciaram que a próxima versão do jogo contará com um sistema de jogo mais aprimorado. Talvez essa novidade seja o fator que eleve a série para a liderança do gênero.

Grito da torcida

Não há muito a se dizer do som do jogo, a não ser o fato de que a trilha sonora original é repetitiva e pouco envolvente, mas não se preocupe, pois você pode alterar essa trilha. O jogo permite que o usuário utilize as música, formato mp3 para compor a música de fundo.

Já os gráficos estão muito bons, as partidas 3D estão mais trabalhadas (somente na parte gráfica) e os jogadores comportam-se de forma mais realista do que nas versões anteriores. O design dos menus está bem atraente e o título ainda conta com fotos oficiais de vários jogadores das principais ligas mundiais, além de trazer imagens reais de
37 estádios oficiais.Galeria da fama

Apito Final

FIFA Manager 08 consegue elevar a barra de comparação, mesmo ficando abaixo do jogo que tornou-se referência nos simuladores de gestão, Football Manager, a nova versão da franquia lançada pela EA ultrapassa os concorrentes e deixa uma impressão de que com algumas melhorias poderá competir pelo título no próximo ano.

E é exatamente isso que o time de desenvolvedores promete. Com a melhoria do sistema de partidas 3D em tempo real, neste jogo as paridas não foram mexidas, apesar de terem recebido algumas melhorias gráficas, continuam extremamente “desajeitadas” e pouco fluidas.

No momento em que alguns recursos de micro gestão forem implementados e a jogabilidade das partidas em tempo real for melhorada FIFA Manager certamente irá superar seus adversários e celebrar o título de campeão, por enquanto ficamos com a versão 2008 do jogo que mostra o grande potencial da franquia.

80 pc
Ótimo