Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Football Manager 2014
COMUN.
85
VOXEL
Football Manager 2014
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Reforços pontuais dão mais força a um time já vitorioso

Douglas Ciriaco

Com o anúncio de que FIFA Manager, outro grande nome do gênero, terá suas atividades encerradas em breve, parece que Football Manager não tem um trabalho muito difícil para perdurar a sua hegemonia nos gerenciadores de futebol.

Mas mesmo assim a versão 2014 do game consegue incrementar ainda mais a experiência de comandar um clube, aderindo ainda alguns detalhes visuais que aprimoram a jogatina. Cuidar do seu clube é algo trabalhoso neste tipo de jogo, pois são dezenas de funções e detalhes que acabam fazendo a diferença, mas aqui também há espaço para os “apressados”.

Um jogo para todos os amantes de futebol que querem se envolver não com as questões de dentro das quatro linhas, mas sim com os bastidores da bola. Se FM construiu uma carreira gloriosa até agora, seu último lançamento consegue surpreender e empolgar. Confira agora a nossa análise completa.

Se você gosta de futebol além das quatro linhas, Football Manager 2014 é feito especialmente para você. Isso pode ser dito sem pestanejar e sem medo de errar, pois aqui está um grande jogo, provavelmente o melhor da Sports Interactive até agora. O mundo construído pela companhia funciona bem e tem regras bastante conhecidas por quem acompanha o “planeta bola” na vida real.

As novidades não sobrecarregam o jogo, mas permitem que os veteranos tenham ainda mais recursos para trabalhar. Mas ainda assim FM 2014 não é um jogo “exclusivo” no sentido de não levar em conta aqueles que estão começando ou que simplesmente não têm condições de investir muito tempo no game, pois ele oferece um modo simplificado igualmente divertido.

É como se dois jogos coexistissem dentro de um: um completo, repleto de detalhes que fazem a diferença e que permitem a você controlar absolutamente tudo em sua equipe; outro, reduzido, garantindo uma experiência de jogo prática e dinâmica. E tudo isso sem que um interfira no outro.

Além disso, há aqui um sistema online que não traz grandes recursos, mas também não decepciona, apresentando uma plataforma interessante para você se divertir em modo multiplayer. Enfim, as novidades são mais pontuais do que estruturais, o que não é problema algum, pois não é de hoje que FM é um grande jogo.

Mais realista do que nunca

Quando você começa a jogar FM 2014, percebe que o toque de realismo adicionado ao jogo foi um dos grandes ganhos desta versão. Seguindo uma linha evolutiva coerente em seu desenvolvimento, o game apresenta um mercado de transferências mais fiel ao que se vê atualmente no futebol mundial.

A ação de empresários e agentes, os detalhes e até mesmo a frequência das negociações vão dar um toque muito especial à experiência de jogo. As transferências em tempo real, que podem modificar bastante a configuração das equipes, criam possibilidades de jogo bem interessantes.

A relação do time com todo seu elenco, com as categorias de base, os reservas e o time principal também acaba por esbarrar nessa questão do volume de compra e venda de atletas. Os contratos estão mais detalhados e cheios de pormenores que podem ser o fiel da balança na hora de fechar um negócio ou não, deixando tudo até mesmo mais desafiador na hora de montar uma boa equipe.

Treinador e psicólogo

A influência psicológica do treinador também está mais pesada do que jamais esteve por aqui. A maneira como os atletas respondem dentro de um sistema bem elaborado de relação entre treinador, comissão técnica e plantel dá outro viés realista ao Football Manager 2014.

A personalidade dos atletas está mais viva e, a partir disso, as reações às falas do treinador antes de uma partida ou no começo da temporada, por exemplo, podem causar bem mais impacto. Esse quesito, aprimorado nesta nova versão de FM, dá ao jogador a chance de experimentar ainda mais um ambiente de vestiário de futebol.

Uma das novidades nesse sentido é a possibilidade de usar os jogadores-chave de sua equipe para tentar amenizar alguns conflitos e insatisfações do elenco. Além disso, as dicas do treinador em um fim de temporada serão usadas pelos atletas para uma melhoria no ano seguinte, outra responsabilidade de peso que fica em suas costas.

Para quem não quer perder tempo

Não é de hoje que o Football Manager traz um modo de jogo tradicional e outro clássico, sendo o segundo um pouco mais reduzido, ideal para quem quer jogar sem ter que se preocupar com dezenas de detalhes. Neste ano, o modo clássico foi aprimorado e você pode carregar quantas ligas desejar, ou seja, é tudo o que pode ser acessado no modo tradicional, mas sem tantos problemas.

Além disso, o modo clássico permite que você finalize um jogo a qualquer momento, simulando o restante e indo direto para o resultado final. É mais uma característica que confere agilidade ao game, mas não penaliza em nada aqueles que pretendem ter uma experiência completa.

Tanto no modo convencional quanto no clássico, muitas coisas podem ser decididas de forma mais ágil, diretamente pelo sistema de mensagens que chegam à sua caixa de entrada no FM 2014. Aceitar ou rejeitar um pedido de transferência ou empréstimo, renovar um contrato, finalizar um negócio e mais uma série de tarefas podem ser concluídas diretamente dali, garantindo a agilidade das suas decisões.

Partidas em 3D aprimoradas

O visual geral de FM 2014 está melhor, especialmente as partidas tridimensionais. Claro que os gráficos aqui não chegam nem perto dos mais recentes lançamentos de futebol para PC e consoles, mas é preciso levar em conta que isso é um “bônus”, não o foco principal deste game.

De qualquer maneira, o novo motor gráfico permite movimentações mais fiéis dos atletas, muitos deles inclusive com o visual semelhante ao da vida real. Nem alguns bugs que aparecem por aqui tiram o brilho do jogo — e, pelo contrário, alguns tornam tudo ainda mais interessante de ser visto.

Sem licenças

Atualmente, o mundo dos games de futebol está cada vez mais repleto de realismo também no que diz respeito às licenças de ligas e clubes. As duas principais séries ludopédicas do momento, Pro Evolution Soccer e FIFA, trazem bastante conteúdo licenciado, com destaque maior para a série da EA Sports, que se dá melhor nesse sentido.

Infelizmente, FM 2014 sofre com os mesmos problemas dos últimos anos quando o assunto é conteúdo oficial. Há sim alguns times e ligas com seus logotipos e uniformes completos presentes aqui, mas isso ainda não é majoritário, o que acaba diminuindo um pouco o charme que o game poderia ter.

Em nenhum momento isso vai inviabilizar a jogatina, pois não faltam atletas e nem mesmo equipes. Mas as questões visuais são alguns detalhes que, quando ausentes, acabam sendo significativas.

85 pc
Ótimo