Nova função do Facebook Messenger detecta amigos nas suas fotos em segundos

3 min de leitura
Imagem de: Nova função do Facebook Messenger detecta amigos nas suas fotos em segundos

Embora o assunto tenha gerado uma certa polêmica quando foi anunciado, é inegável que a separação do Messenger do aplicativo original do Facebook foi uma jogada de muito sucesso por parte da empresa de Mark Zuckerberg. Basta conferir que o app ostenta uma média nada humilde de cerca de 700 milhões de usuários mensais. Pensando em uma forma de esse público interagir ainda mais através da plataforma, a companhia anunciou que está liberando uma nova ferramenta para compartilhamento de fotos chamada Photo Magic.

De uma forma resumida, a ferramenta roda nos bastidores do sistema mobile e analisa todas as fotos armazenadas no celular ou tablet, usando um recurso de reconhecimento facial avançado para definir quais dos seus amigos estão presentes nas imagens. Com esses dados em mãos, o software se prontifica a mandar os arquivos para essas pessoas, bastando que você confirme o envio. Pode parecer bobagem, mas uma função assim é essencial para um ecossistema que, apenas no último mês, foi palco para a troca de 9,5 bilhões de cliques.

O envio de selfies e fotos em grupo tem crescido mais do que o próprio envio de mensagens de texto no programa. Esse elemento fez com que a equipe de desenvolvimento acabasse trabalhando em conjunto com o time responsável pelo recém-lançado Moments – outro aplicativo com a marca Facebook – para a elaboração de um sistema mais robusto de detecção de rostos. A base do mecanismo, aliás, é a mesma utilizada no portal da rede social, que sugere nomes para as faces em cada imagem que você sobe para o seu perfil.

Inteligente e muito prático

A ideia é que, com o Photo Magic, as pessoas se sintam compelidas a usar o Messenger no calor do momento, evitando que o envio das fotos seja deixado para depois – quando dá aquela preguiça de fuçar em todo material para achar as capturas certas e fazer o upload. Isso porque os novos cliques feitos com o dispositivo são analisados em questão de segundos pelo software, que diz ao usuário quem é cada uma das pessoas na imagem por meio de alertas na bandeja de notificação do sistema operacional. Simples, fácil e rápido.

Outro ponto que deve agradar quem adora apertar o botão de disparo do smartphone em qualquer situação é o fato de que a utilização do novo brinquedinho não poderia ser mais fácil. Duvida? Assim que o app é atualizado, ele pede sua autorização para analisar o material guardado na galeria e marca os rostos conhecidos, permitindo que o conteúdo seja compartilhado diretamente com essas pessoas – criando até uma conversa em grupo caso haja mais de um colega no mesmo quadro.

É possível entrar nas configurações do Facebook para impedir que você seja marcado em fotos.

Claro que toda essa facilidade significa que o Facebook passa a ter acesso às suas fotos fora da rede social e ganha um conhecimento ainda mais aprofundado do seu círculo de amizades e rotina além da web. Para evitar qualquer tipo de polêmica envolvendo invasão de privacidade dos usuários, a empresa vai permitir que você entre nas configurações do site e bloqueie o reconhecimento facial em fotos em que você estiver presente – seja nos seus cliques ou no de amigos. Em tempo: a avalanche de notificações também pode ser desabilitada.

O Photo Magic já está disponível Android, mas, por enquanto, fica limitado aos moradores da Austrália. A expectativa é que, muito em breve, o update seja liberado para também para gadgets com iOS e se espalhe por outros mercados. No fim, o recurso parece ser interessante o suficiente para fazer com que o Messenger encare de frente gigantes como o Snapchat e o Google Fotos quando o assunto é compartilhamento de imagens. Afinal, quem não gosta de um pouco de praticidade na hora de marcar os amigos em cliques comprometedores, hein?

Facebook pode detectar amigos em suas fotos do celular com novo recurso do Messenger. Comente sobre o update no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.