Desinstalar os apps do Facebook pode deixar seu celular 15% mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Desinstalar os apps do Facebook pode deixar seu celular 15% mais rápido
Imagem: The Next Web

Não há dúvidas de que o aplicativo do Facebook é bastante versátil e permite que você faça praticamente tudo que poderia desejar. Ainda assim, também é inegável que o app da rede social de Mark Zuckerberg é muito pesado e pode apresentar uma lentidão extremamente irritante em alguns momentos. Agora, usuários do Reddit realizaram testes e constataram que o programa faz seu smartphone funcionar muito pior do que deveria.

Ao longo das últimas semanas, um grupo de internautas vem discutindo os efeitos do app do Facebook na duração da bateria de dispositivos móveis, e alguns deles chegaram a sugerir que desinstalar o aplicativo aumenta o desempenho dos celulares em geral. Para resolver a discussão de uma vez por todas, o usuário pbrandes_eth decidiu adotar um método “científico” para avaliar os efeitos da remoção do programa.

Antes e depois de desinstalar o Facebook – e o seu mensageiro –, pbrandes_eth usou o aplicativo de benchmark DiscoMark para fazer testes de velocidade de inicialização de 15 apps diferentes em seu LG G4, abrindo cada um deles 15 vezes e traçando uma média do tempo gasto. Os resultados indicam que a remoção dos softwares da empresa de Zuckerberg realmente deixaram o celular mais rápido – em significativos 15%.

Prioridades

Embora seja possível argumentar que qualquer aplicativo rodando em plano de fundo vai fazer com que seu smartphone funcione um pouco mais devagar, o fato de o Facebook causar um impacto de 15% por conta própria é algo que não pode ser ignorado. Caso o teste seja realmente preciso, isso significa que a redução do peso do app deveria se tornar uma das prioridades da empresa responsável.

Obviamente, tomar a decisão de desinstalar o aplicativo do Facebook é algo que exige bastante consideração, já que ele é uma forma bastante prática de manter contato com seus amigos e parentes. Entre os usuários do Reddit que acreditaram no teste de pbrandes_eth, a maioria parece ter optado por utilizar a versão de navegadores da rede social, evitando ter que abandoná-la totalmente.

Você estaria disposto a desinstalar o Facebook para deixar seu celular mais rápido? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.