Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Geometry Wars 3: Dimensions
COMUN.
85
VOXEL
Geometry Wars 3: Dimensions
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Mais explosões e desafios que vão dominar totalmente seu tempo livre

Felipe Gugelmin

A série Geometry Wars sempre foi calcada em uma fórmula simples e viciante. No comando de uma pequena nave restrita a um ambiente quadricular, cabe ao jogador atirar em inimigos com comportamentos diferentes de forma a aumentar sua pontuação — entrar em contato com qualquer um deles custa ao jogador uma das vidas que surgem de forma limitada.

Enquanto o segundo capítulo da série, Retro Evolved, aprimorou essa fórmula ao adicionar certas condições à vitória (como só ter uma vida ou possuir uma quantidade limitada de tempo, por exemplo), Dimensions segue um caminho parecido. No caso, a maior adição feita pela Lucid Games é uma engine adaptada aos consoles de nova geração que brinca com ambientes tridimensionais — solução que muda muito a dinâmica do jogo.

Aventura desafiante

Geometry Wars 3: Dimensions mantém todos os modos de jogo encontrados em seu antecessor direto (com exceção da opção “Sequence”), que são encontrados na opção “Classic”. No entanto, o ponto central do game é a nova opção “Adventure”, que reúne 50 desafios com regras e condições específicas — incluindo novos estágios focados no combate contra chefes.

Nesse modo, o painel quadriculado tradicional que serve como fundo para a jogatina clássica da série é abandonado em favor de formas geométricas variadas. Círculos, quadrados e triângulos, entre outras opções, desafiam a maneira como você interage com os cenários e enfrenta inimigos, mexendo constantemente com seu senso de direção.

Embora a solução funcione bem na maior parte do tempo, em alguns momentos os desenvolvedores parecem não ter tido cuidado suficiente para equilibrar a experiência. Dependendo do cenário, é difícil ter uma noção do ponto exato em que inimigos vão surgir na tela (o que resulta em mortes acidentais constantes), algo que obriga o jogador a recorrer a táticas pouco divertidas para sobreviver.

Felizmente, esses cenários são minoria em um game que se destaca pela inventividade de seus desafios. Mesmo que o nível de inspiração de cada fase varie, é difícil encontrar dois ambientes que exijam exatamente as mesmas habilidades para serem vencidos — e você vai precisar treinar bastante seus reflexos, visto que o nível de dificuldade geral do título é bastante elevado.

Além de tiros convencionais, o modo “Adventure” permite que você escolha entre cinco opções de drones e cinco alternativas de ataques especiais (além das tradicionais “smart bombs”). Enquanto os drones realizam ações como perseguir inimigos, efetuar disparos teleguiados e coletar gemas que multiplicam sua pontuação (entre outras funções), os especiais atiram uma série de mísseis e criam um buraco negro defensivo, só para citar alguns exemplos.

As gemas que você coleta durante as fases podem ser usadas para aprimorar a efetividade desses poderes especiais — algo necessário para conquistar as classificações de três estrelas disponíveis em cada fase. Obter uma pontuação alta é uma tarefa praticamente impossível de realizar em um momento inicial, então se prepare para repetir várias vezes cada cenário caso seu objetivo seja completar tudo o que o game oferece.

Multiplayer cooperativo e competitivo

Embora o modo single player seja o centro de Geometry Wars 3: Dimensions, o jogo também apresenta algumas opções para quem deseja cooperar ou competir contra outras pessoas. Além dos quadros de pontuação online (que comparam automaticamente seu desempenho com o de outros jogadores), você pode se unir até outros três jogadores localmente para vencer um total de 10 fases.

O game também oferece algumas opções competitivas online, nas quais você deve lutar pelo controle de áreas específicas de um mapa ou simplesmente tentar obter uma pontuação maior que a de seus competidores. Embora sejam satisfatórias, essas opções acabam se mostrando secundárias e não possuem o mesmo capricho ou variedade vistos na aventura individual.

Prepare-se para se viciar novamente

Expandindo a base sólida estabelecida por seus antecessores, Geometry Wars 3: Dimensions é um pacote completo para os fãs da franquia. Apresentando gráficos atualizados e uma boa dose de desafio, o game possui atrativos suficientes para mantê-lo entretido durante centenas de horas.

Embora no início o título pareça excessivamente complicado, basta um pouco de prática para que você comece a se sentir realmente habilidoso. Assim que você atinge uma zona de concentração específica, realizar desvios e tiros que parecem impossíveis se torna tarefa relativamente simples — contanto que você não se distraia com algo, o que geralmente vai causar sua morte.

Mesmo que nem todos seus pontos sejam igualmente cuidadosos em sua apresentação — como algumas fases do modo “Adventure” —, o game possui qualidades inegáveis para o fã do gênero. Caso você tenha dedicado algumas horas aos jogos anteriores, vale a pena dar uma chance para as novidades que Dimensions tem a oferecer.

85 pc
Ótimo
"Expandindo as mecânicas estabelecidas por seus antecessores, Dimensions é uma ótima adição à série Geometry Wars"

Pontos Positivos

  • Novo modo Adventure
  • Tão viciante quanto os jogos anteriores
  • Gráficos renovados tornam o game bastante atraente

Pontos Negativos

  • Algumas fases possuem um design duvidoso
  • Modos multiplayer não possuem muita variedade

Outras Plataformas

85 ps3
85 xbox-360
85 ps4
85 xbox-one