Novos modos, mais velocidade e muito mais efeitos especiais no novo Geometry Wars.

Muitos não sabem, mas Geometry Wars nem sempre foi um título standalone — jogo lançado sozinho, sem depender de outros títulos. Na verdade, o jogo surgiu como um mini-game secreto dentro do jogo de corrida Project Gotham Racing 2, para o Xbox.

Muito brilho deixa os jogadores tontos em Geometry Wars: Retro Revolved 2. Entretanto, o sucesso do minigame dentro do jogo fez com que a Bizarre Creations lançasse Geometry Wars: Retro Evolved para a Xbox Live Arcade assim que o Xbox 360 cehgou às lojas.

Se o sucesso de Geometry Wars já era grande dentro do jogo Project Gotham Racing 2, A versão standalone se mostrou ainda mais chamativa. Ao invés de usar o visual clássico apresentado em PGR 2, o título apresentava inúmeros efeitos especiais que causavam uma sensação futurista, com um quê de psicodelia.

O jogo também estava disponível, em forma demonstrativa, dentro de Project Gotham Racing 3, e seu sucesso garantiu uma versão para PC disponível para download através de redes como MSN Games e Steam, bem como Geometry Wars: Retro Evolved Móbile, desenvolvido especialmente para celulares e dispositivos móveis.

Além disso, Geometry Wars: Galaxies foi lançado para o Nintendo DS e Project Gotham Racing 4 ganhou uma nova versão exclusiva do jogo: Geometry Wars: Waves. Após tantas versões, todas fazendo tanto sucesso, já era de se esperar que a Bizarre Creations lançasse uma versão mais completa, com novos modos de jogo e opção multiplayer.

Foi então que surgiu Geometry Wars: Retro Evolved 2, novamente para a Xbox Live Arcade, a rede online do Xbox 360. O jogo conta com um total de 6 modos de jogo, todos disponível no modo single player bem como no multiplayer, que é, por sua vez, dividido entre modo versus e modo cooperativo.

Mais que evoluído

A grande variedade de modos de jogo permite uma experiência duradoura raramente encontrada em jogos no estilo arcade. Em Geometry Wars: Retro Evolved, haviam dois modos de jogo disponíveis: o Retro e o Evolved. O primeiro apresentava a mesma ambientação simplificada presente no Geometry Wars original, que só pode ser encontrado em Project Gotham Racing 2.

Já o modo Evolved trazia novos adversários e uma área de ação maior, além de gráficos e trilha sonora aperfeiçoados. Ainda assim, o jogo enjoava rapidamente, por não possuir variação quanto à jogabilidade entre ambos os modos.

Para resolver este problema, a Bizarre Creations, em parceria com a Activision, produziu Outros 5 modos de jogo e aposentou o modo Retro. Os modos presentes em Retro Evolved 2 são: Deadline, King, Evolved, Pacifism, Waves e Sequence.

Modos de jogo

Cada um dos modos citados acima conta com particularidades próprias, como limitação dos tiros, tempo, vidas, modo de aparição dos adversários e muito mais. Saiba mais sobre cada um deles:

  • Deadline

com vidas ilimitadas e sem bombas, o modo Deadline termina somente quando o tempo disponível — que é de três minutos — se esgotar.

  • King

Aqui o jogador tem apenas uma vida e também não possui bombas. Existem áreas dispostas em forma de círculo na tela, e o jogador só pode atirar de dentro delas, onde os adversários não entram.

Além disso, as zonas de proteção são desativadas após alguns segundos, diminuindo até sumir. Então o jogador é obrigado a desviar dos adversários vivos, coletar mais multiplicadores de pontuação e entrar em outra zona, ativando-a.

  • Evolved

Com três vidas e três bombas iniciais, o modo Evolved não sofreu nenhuma modificação, a não ser no número de adversários diferentes e na forma de pontuação. Ao invés de avançar os multiplicadores de 2 em 2, agora eles avançam de um em um a cada geom (pequenas formas verdes) que o jogador adquire.

  • Pacifism

Sem dúvidas, este é um dos modos que mais chama atenção, devido à sua proposta inusitada. Existem barras de energia dispostas na tela pelas quais a nave do jogador pode passar.

Ao atravessá-las, ocorre uma explosão que destrói os adversários próximos. Esta é a única arma disponível no modo: tiros e bombas estão desativados, e o jogador conta com apenas uma vida.

  • Waves

Este modo esteve disponível no já citado Geometry Wars: Waves, lançado dentro do jogo de corrida Project Gotham Racing 4. Nele, os adversários atacam em ondas que percorrem o campo de batalha na horizontal e na vertical. Sua missão é desviar dessas barreiras de inimigos, destruindo-as.

  • Sequence

Este é um dos modos mais complexos de Retro Evolved 2. Nele, o jogador deve avançar por 20 níveis diferentes, sendo que cada um deles possui uma seqüência de adversários pré-definida.

Ao morrer, o jogador passa automaticamente para o próximo nível, até que se extingam todas as vidas disponíveis. Além disso, cada nível deve ser concluído em até 30 segundos: caso contrário, o tempo acaba e isso equivale a uma vida perdida.

Até quatro naves lutando entre si ou em parceria

Cores, cores, coooreees! Além dos 6 modos de jogo apresentados acima, outra novidade de Retro Evolved 2 é o modo multiplayer para até quatro jogadores simultâneamente. Infelizmente, o jogo só oferece multiplayer offline, porém existe a possiblidade de jogar em modo cooperativo ou competitivo.

todos os 6 modos de jogo estão disponíveis em ambos os modos multiplayer e, além disso, existem duas opções cooperativas: jogar com duas naves ou no chamado modo co-piloto. Nele, ambos os jogadores controlam a mesma nave: o primeiro movimenta o veículo enquanto o segundo toma posse do canhão deste.

Apesar de não haver opção para multiplayer online, o modo para múltiplos jogadores confere ainda mais diversão ao título da Bizarre Creations, oferecendo uma vida útil muito maior para um jogo já viciante no modo para um só jogador.

Jogabilidade impressionante e variada

Qualquer fã da franquia Geometry Wars irá se surpreender ainda mais com Geometry Wars: Retro Evolved 2. O jogo apresenta uma variedade de experiências que há muito era esperada pelos fãs da série.

Se o principal ponto negativo de toda a franquia Geometry Wars era a repetitivadade, desta vez a Bizarre Creations se superou e venceu o obstáculo: os 6 modos diferentes, aliados às duas opções de multiplayer diferentes deixam essa desvantagem bem longe de Retro Evolved 2. O resultado é uma variedade tão grande e impressionante que deixa qualquer crítico da série boquiaberto e interessado em jogar.

Psicodelia gráfica e sonora numa Rave virtual das estrelas

Os fãs de psicodelia irão divertir-se muito com Geometry Wars: além de sua trilha sonora eletrônica pulsar num ritmo bastante semelhante ao dos tiros e explosões do jogo, os gráficos apresentam inúmeras variações de cores extremamente brilhantes.

O modo pacifism desativa o canhão principal e põe o jogador numa guerra sem armas. O resultado é um verdadeiro show de psicodelia, que vai muito, mas muito além do nível já psicodélico de Geometry Wars: Retro Evolved.

Apesar de ser desenvolvido a partir de formas geométricas bastante simplificadas, o resultado final do jogo é tão impressionante que o título ganhou 8,5 na nota dos gráficos nesta análise.

Já a trilha sonora é uma compilação de efeitos eletrônicos cativante: os fãs de música eletrônica — e mesmo aqueles que não admiram tanto este gênero musical — irão se impressionar com o resultado obtido pela equipe de Retro Evolved 2.

Por outro lado, os efeitos gráficos exagerados impedem os portadores de epilepsia de se aventurar por muito tempo seguido em Geometry Wars: Retro Evolved 2. Na verdade, qualquer pessoa com certa sensibilidade a excesso de brilhos deve tomar um cuidado redobrado com o título, devido aos efeitos especiais tomarem conta de toda a experiência.

O que já era bom está ainda melhor!

Desde o lançamento do mini-game Geometry Wars, em PGR 2, passando pela aventura standalone no Xbox 360, bem como no PC, em celulares e no Nintendo DS e de volta para o minigame Geometry Wars: Waves, em PGR 4, o jogo tem sido um sucesso de público e crítica.

É provável que nenhum título do estilo arcade lançado nos últimos anos tenha feito sequer metade do sucesso que a franquia Geometry Wars representou para os donos de Xbox e, posteriormente, de PCs e Nintendo DS.

Inúmeros efeitos especiais preenchem Geometry Wars: Retro Evolved 2.

Entretanto, se o jogo já fazia muito sucesso na versão antiga, Geometry Wars: Retro Evolved 2 leva a franquia para um outro nível, eliminando o principal defeito da série: a repetitividade.

Além disso, todos os efeitos sonoros e gráficos que já eram bastante chamativos em Geometry Wars: Retro Evolved, no novo título vêm muito aperfeiçoados, oferecendo uma experiência ainda mais profunda para os jogadores.

Concluindo, qualquer fã do estilo arcade tem como obrigação experimentar mais este título da série Geometry Wars, que nesta nova versão vem mais aprimorada do que nunca.
92 xbox-360
Excelente