TripAdvisor e Yelp reclamam de bug nos resultados de buscas no Google

1 min de leitura
Imagem de: TripAdvisor e Yelp reclamam de bug nos resultados de buscas no Google

No último final de semana, executivos das companhias Yelp e TripAdvisor utilizaram o Twitter para reclamar publicamente dos resultados de buscas relacionados às suas empresas no Google. Cerca de um terço das pesquisas relacionadas diretamente ao nome das duas companhias mostrava a ferramenta OneBox – que também pertence à Google – nas primeiras colocações.

Os links relacionados às empresas em questão vinham muito depois na lista de resultados, o que elas consideram ser uma forma de concorrência desleal. A companhia de Mountain View liberou uma nota esclarecendo que o problema está sendo causado por um código que foi modificado recentemente, mas que já está trabalhando para resolver a questão o mais rápido possível.

Jeremy Stoppelman, CEO do site Yelp, disse que “em vez de um glitch, isso é um padrão de comportamento da Google”. As duas empresas citadas no título desta matéria atualmente movem um processo contra a Google na União Europeia, onde esta última é acusada de práticas anticompetitivas.

O CEO do Yelp postou em sua conta no Twitter esta imagem, que mostra a diferença nos resultados das buscas antes e depois do suposto bug no código do buscador da Google - Imagem: Twitter/jeremys

Da mesma forma que o problema apontado no final de semana, a Gigante das Buscas é acusada de promover seus produtos à frente de seus concorrentes, mesmo que o usuário utilize termos específicos que definem qual site ou serviço está procurando. Não há uma previsão de quanto tempo levará para que o bug alegado pela Google seja resolvido.

Quando faz uma busca no Google, você costuma escolher cuidadosamente o resultado ou abrir o primeiro link que parece ter alguma relação com o assunto? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.