Alunos goianos criam método para tratar água e ganham prêmio da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Alunos goianos criam método para tratar água e ganham prêmio da Samsung
Imagem: Samsung

Foram anunciados os vencedores da segunda edição do “Respostas para o Amanhã”, prêmio educacional promovido pela Samsung e coordenado do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O concurso tem como objetivo estimular os alunos do Ensino Médio a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas de sua região.

Os vencedores desta edição foram 23 estudantes do Colégio Estadual Dom Veloso, localizado na cidade de Itumbiara, em Goiás. Cerca de 25% dos 100,5 mil habitantes da região moram em áreas rurais e não possuem fácil acesso à água potável. Pensando em uma forma de reverter essa situação, os alunos projetaram um método sustentável e de baixo custo para tratamento de água: utilizando sementes da planta Moringa Oleífera (Acácia-branca), que possui um alto potencial antimicrobiano.

O grupo projetou um extrato que, ao entrar em contato com a água em cisternas, resulta em uma reação biológica que “suga” as impurezas do local. Como gratificação, o colégio será equipado com 40 notebooks da Samsung. Além disso, a professora responsável pelo gerenciamento do projeto e a diretora da escola serão presenteadas com um tablet, e todos os alunos finalistas levam para casa um smartphone Galaxy J5.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.