Conheça Greed Corp, um jogo de estratégia inteligente e descomplicado

Apostando na mesma dinâmica inteligente de domínio do mapa de velhos jogos de tabuleiro alemães como Carcassone e Catan — que já receberam adaptações para os video games — Greed Corp fascina pela simplicidade.

Desenvolvido pela W!Games, o título é mais uma bela adição a XBLA, PSN e PC, agradando tanto na campanha single player como nas disputas multiplayer (online e local).

A trama não é particularmente interessante ou importante para a apreciação do jogo. No entanto, passa uma mensagem direta sobre a exploração exacerbada dos recursos naturais e de como a ganância pode nos levar a destruição.

O grande feito de Greed Corp é o de ser um jogo simples em todos os aspectos. Todavia, ao mesmo tempo, a grande variedade de estratégias cria uma jogabilidade complexa e interessante. Greed Corp é um título de pequeno porte que acaba não recebendo a devida atenção dos jogadores, mas que certamente agradará em cheio aos fãs do gênero.

Greed Corp é uma excelente pedida para os fãs do gênero estratégia. Quem já está familiarizado com disputas táticas de alto nível certamente apreciará as peculiaridades do jogo. Enquanto isso, os jogadores inexperientes encontrarão uma boa porta de entrada ao complexo mundo dos jogos de estratégia.

A apresentação simplificada e o sistema de jogo descomplicado deixam toda a diversão por conta do próprio duelo de mentes. Você não precisa se preocupar com milhões de dados, estruturas, evoluções e afins, em Greed Corp, o foco é a estratégia pura e simples.

É verdade que esta mesma simplicidade é um ponto fraco do jogo, pois acaba deixando-o “raso” demais em comparação aos seus pares. No final das contas Greed Corp é um jogo muito bom, mas com data de validade.

O preço reduzido (800 MS Points ou US$ 9,99), tanto nos consoles como no PC, até vale a compra — especialmente para os fãs de estratégia que buscam por algo diferente (no melhor estilo Catan ou Carcassonne).

Quanto mais simples melhor

O cenário é composto por vários hexágonos em níveis diferentes (alguns estão mais altos do que outros). O objetivo, como todo o resto do jogo, é simples e direto, basta ser o último jogador vivo no tabuleiro.

Conforme você passa pelos hexágonos eles se transformam em seus territórios. Uma vez que a casa está dominada você pode interagir com o bloco durante o seu turno, mesmo que não haja nenhuma unidade estacionada sobre a mesma no momento.

Os combates são mais um bom exemplo de como o game aposta na simplicidade para tornar a jogabilidade mais ágil e envolvente. Para conquistar uma casa ocupada por um adversário, basta invadir o território com um número igual ou maior de unidades. Se o hexágono está ocupado por uma unidade adversária você deverá atacar com um ou mais “Walkers” (únicas peças móveis do seu exército). 

Img_normalO sistema de unidades também é reduzido e de funcionalidade direta. Os Walkers são os únicos capazes de se locomover pelo tabuleiro, ao lado dos canhões, eles compõem todo o seu arsenal. No entanto você também conta com duas estruturas, as colheitadeiras (que produzem dinheiro) e os quartéis — que produzem novos Walkers e transporte aéreo para os mesmos.

Os detalhes é que transforma toda esta simplicidade em algo muito mais complexo e desafiador. Os Walkers, por exemplo, só podem se locomover entre hexágonos diretamente conectados — ou com o auxilio de transporte aéreo.

Enquanto isto, as colheitadeiras produzem riquezas que servem para construção de novas unidades, mas a cada turno elas destroem o terreno que ocupam (e suas cercanias). A máquina não pode ser removida e eventualmente eliminará os hexágonos ao seu redor.

Os canhões por sua vez podem destruir as unidades inimigas, mas também enfraquecem a casa ocupada por eles. Assim, o equilíbrio estratégico entre exploração dos recursos, construção de unidades e análise do território — as casas estão em níveis diferentes, portanto alguns blocos serão destruídos antes dos outros — são essenciais para a vitória.

Com muita sede ao pote

Um dos elementos mais interessantes da jogabilidade de Greed Corp é o uso criativo das colheitadeiras. Ao mesmo tempo em que a exploração dos recursos naturais é vital para o desenvolvimento do seu exército, o uso insensato das máquinas pode trazer a sua própria derrocada.

Se você não estudar bem seus movimentos, pode comprometer posições estratégicas ao colocar uma colheitadeira no lugar errado — haja vista que a máquina irá eventualmente destruir os hexágonos em seu raio de alcance.

Img_normalAo mesmo tempo o uso inteligente desta máquina pode render uma valiosa ferramenta tática. Sabotar o terreno adversário é algo comum e muito simples.

Basta colocar uma colheitadeira próxima ao reduto do seu oponente que ela invariavelmente fará terminará o serviço para você, mesmo que ela passe a ser controlada pelo inimigo.

Sozinho ou com a galera

Ao contrário de muitos jogos lançados para a Xbox LIVE Arcade, PlayStation Network e Games for Windows LIVE, o elemento single player é tão envolvente quanto o componente multiplayer. A campanha se estende por aproximadamente 10 horas (mesmo que não haja uma história condutora muito elaborada).

Ao todo são 36 mapas e o melhor de tudo é que a inteligência artificial é extremamente competitiva. Já nas fases iniciais, você terá alguma dificuldade para alcançar a vitória — felizmente o jogo confere pontos mesmo que seja derrotado e permite o avanço mesmo que você não se sagre vitorioso em todos os mapas.

É interessante notar como a inteligência artificial desenvolve estratégias de jogo diferentes a cada partida. O início é quase sempre o mesmo, o computador parece seguir um padrão de expandir seu território, estabelecer uma base e explorar ao máximo as riquezas do território. No entanto, o desenvolvimento da partida é sempre diferente.Img_normal

Já nas disputas multiplayer, a ação fica ainda mais intensa. Na verdade, sugerimos que antes de embarcar nas partidas contra oponentes reais você jogue todo o tutorial e boa parte da campanha. Assim você terá uma ideia bem melhor das diferentes possibilidades estratégicas permitidas em Greed Corp.

Por sinal, um elemento interessante do multiplayer online é que você pode seguir jogando a campanha enquanto espera os outros jogadores. Você também pode configurar a sua sala com até quatro jogadores, sejam eles humanos ou comandados pelo computador.

Vale lembrar que o multiplayer não se limita a partidas online. Você também pode organizar disputas intensas no próprio console ou computador.

Simples ou simplório

A estrutura simplificada é um dos principais pontos positivos do jogo, no entanto, Greed Corp poderia se valer de algum aprofundamento.

Um bom exemplo é o fato de o jogo oferecer quatro facções diferentes, porém, todas são exatamente iguais variando apenas na cor e estilo visual. Seria interessante ver ainda mais possibilidades estratégicas emergindo de alguma variedade de armas ou recursos próprios de cada facção.

Além disso, se você busca por um jogo incrivelmente variado, Greed Cop vai frustrá-lo a cada desafio, pois as diferenças entre os níveis se resumem a composição do tabuleiro e da quantidade de integrantes na disputa.

Também vale ressaltar que a dificuldade pode ser muito elevada para os novatos no gênero estratégia em turnos. Mesmo os jogadores mais experientes gastaram algum tempo aprendendo as peculiaridades das táticas do jogo, o que pode ser um ponto positivo ou algo incrivelmente frustrante.

Img_normalOutro ponto negativo é trilha sonora repetitiva. Apesar do tema ao estilo jazz que embala as lutas ser muito bom, a repetição infinita da música acaba perturbando o jogador.

Em suma, o estilo minimalista de Greed Corp é atraente por descomplicar um gênero notadamente complexo.

Todavia, o jogo abusa da simplicidade em alguns momentos e não explora o grande potencial do título, deixando de lado possíveis expansões de equipamentos ou desbloqueio de novas unidades.

Conforme você avança pelos mapas, a única coisa que muda é a dificuldade, exponencialmente maior a cada desafio. Você jogará com as quatro facções, mas diferença entre elas se resume ao visual. O multiplayer e a campanha single player são interessantes, mas Greed Corp não oferece conteúdo suficiente para manter o jogador entretido por muito tempo.

80 pc
Ótimo

Outras Plataformas

80 ps3
80 xbox-360