O simulador de corridas número 1 para computadores.

GTR 2 é a seqüência de GTR, jogo que abalou no segmento de simuladores de corrida ao inovar com novidades condizentes com a realidade. O maior destaque deste novo título é o impacto renovador no mundo da simulação para sua época. Logo, GTR 2 está muito mais realista e atrativo do que antes, com muitos carros, diversas pistas oficiais, variações de circuitos e um multiplayer com até 24 jogadores.

O melhor da simulação só poderia ser para PC!

Com toda a febre de jogos de corrida, como Gran Turismo, Forza Motorsport ou até o Project Gotham, a concorrência dos simuladores ficou acirrada. Provavelmente um dos fatores mais determinantes é que este gênero acaba sendo vendido mais para consoles, uma vez que os videogames possuem adaptação mais fácil, pois são poucos que podem se dar o luxo de comprar um volante.

O principal destaque do jogo é uma escola automobilística, a qual possui lições teóricas e básicas (bem parecidas com as licenças de carteira de Gran Turismo), como acelerar e reduzir na hora certa, tangenciar a curva de modo correto, completar seções inteiras de uma pista, entre outras coisas. Conforme são completadas as aulas, novos modos e campeonatos são habilitados.

É evidente, nas corridas, que GTR 2 explorando todas habilidades necessárias dos pilotos com o máximo de realismo possível para esta época. Mesmo na dificuldade mais baixa, é necessário ter algum treino para não fazer feio nas corridas. Para quem não está acostumado com simuladores, é adequado treinar bastante nos tutorias. Aliás, um volante deixa o jogo extremamente mais empolgante e próximo da realidade.

No total são 3 modos de corrida: corrida de fim de semana (race weekend), campeonatos (championships) e o modo 24 horas, o qual exige o máximo de esforço, visto que a corrida realmente demora um dia para ser completada. Contudo, não se assuste, pois existe uma opção para colocar o veículo em piloto automático e também é possível salvar o jogo para continuar mais tarde. Os níveis de dificuldade também se dividem em 3: novato (novice), semi-pró e professional. A diferença entre eles é bastante perceptível.

Com os motores à toda, é possível perceber as menores nuances sonoras

A qualidade gráfica está de ótimo nível, apesar de não existirem muitas diferenças para com a primeira versão. A sensação passada é que faltou tempo para o polimento e acabamento do jogo. Contudo, apesar de não ter os gráficos mais maravilhosos do planeta GTR2 é rico em detalhes, especialmente nos carros. Efeitos do asfalto, impressão de velocidade e até os tremores do carro são transpassados quando se pisa fundo no acelerador.

O que chama mais a atenção durante as voltas é a entrada nas subidas, onde os efeitos do sol refletem no rosto, dificultando a visão. Desnecessário dizer que, para aproveitar dessa qualidade toda, é preciso obter uma placa de vídeo das mais atuais.

A sonoplastia é uma das mais empolgante e perceptível de todos os jogos de corrida. Os roncos para cada carro são distintos, tais como barulhos no cano de escape, troca de marchas, derrapagem, aceleração etc. Com certeza todos que gostam destas características ficarão apaixonados pelo que GTR 2 consegue oferecer.

A visão interna do veículo é de cair o queixo

A jogabilidade de GTR 2 é, sem dúvida, complexa e realista ao extremo. Se você entrar numa curva com excesso de velocidade, a caixa de brita vai abraçá-lo, ao passo que você perderá algumas posições, assim como avariações no veículo. Em geral, esta regra aplica-se a quase tudo no game, logo um pequeno erro pode custar caro.

Pilotar através da visão cockpit (câmera interna do carro) é um dos principais atrativos, pois temos um campo de visão dos mais idênticos ao mundo real. Até mesmo os pneus, conforme ficam carecas, ficam instáveis para segurar o carro nas curvas e nas horas que se precisa de uma resposta rápida. São 19 pistas diferentes, sem contar as alterações dos trajetos. Ao todo, existem 144 carros, todos com possibilidade de personalização e configuração das peças que os compõe.

Ser o rei das pistas é para poucos


O multiplayer não podia ficar de fora. Por conseguinte, partidas com até 24 jogadores simultâneos são suportadas. Afinal, jogar com os amigos é muito mais divertido do que contra o computador. A lentidão que acontecia nas partidas do primeiro título diminuíram drasticamente, tornando este modo de jogo o mais divertido. No entanto, existem muitos trapaceiros que jogam sujo. Obviamente, como em quase todas as comunidades online, fazer colegas e clãs para realizar ótimas corridas é sempre a melhor solução.

Definitivamente, não é um jogo para todas as pessoas, sendo dedicado a quem realmente gosta do esporte. Os jogadores acostumados com Ridge Racer, Need For Speed e similares devem, antes de aventurar-se em GTR 2, praticar as aulas para não considerarem o game frustrante. Enfim, GTR2 é um dos melhores simuladores existentes, extremamente recomendado para os amantes da velocidade.

90 pc
Excelente