Amazon Prime Air: veja detalhes do projeto de entrega com drones

1 min de leitura
Imagem de: Amazon Prime Air: veja detalhes do projeto de entrega com drones

Você se lembra daquela história de que a Amazon estava construindo drones para fazer o serviço de entrega da loja online? Parecia mais uma brincadeira de 1º de abril fora de época, mas acontece que o projeto está mesmo em andamento e até ganhou vídeo de protótipo operando. Agora, o vice-presidente de políticas públicas globais da empresa, Paul Misener, contou mais detalhes sobre o ambicioso serviço Prime Air.

Para começar, temos detalhes sobre os drones em si: eles pesam cerca de 24 kg e são capazes de carregar pacotes com até 2,26 kg. Pode parecer pouco, mas o executivo contou que a "vasta maioria" dos produtos que saem na loja pesam menos que isso. Por enquanto, a Amazon não sabe qual será o preço adicional cobrado pela entrega, que promete enviar em meia hora o produto solicitado — sendo que o usuário precisa estar a no máximo 16 km de um centro de entregas.

Se você não estiver em casa, o pacote será deixado na porta ou no quintal, com ordens dadas previamente (igual a um serviço de entregas com humanos). E, se você morar em apartamento, pode ser que um modelo diferente de drone faça uma visita. Isso é algo que ainda preocupa a companhia.

As pedras no caminho

Além disso, há a questão de regulação: a Amazon (e outros usuários de drones) precisam convencer a lei de que o processo é seguro. E se alguém atirar neles com uma espingarda? "Eu acho que pessoas podem atirar em caminhões também. Queremos fazer as entregas e acreditamos que, algum dia, o Prime Air será tão normal voando quanto ver um caminhão de entrega pela rua", disse o executivo.

Misener confirmou ainda que os drones são "altamente automatizados" e treinados para desviar de obstáculos, bem diferentes daqueles comercializados. Porém, a questão do barulho produzido ainda é um problema a ser vencido pela equipe técnica.

"Posso garantir a você, é bem real. Juntamos um grupo na Amazon Prime Air que inclui engenheiros aeronáuticos, roboticistas, um ex-astronauta da NASA. Eles estão totalmente focados em fazer disso realidade e demonstrar que é seguro antes de começar as operações. Desafios estão lá, claro, mas uma vez que demonstremos que isso é seguro, levaremos ele aos regulares e, se tudo der certo, entregar rápido aos consumidores. Eu vi. Vai acontecer. Está chegando", concluiu.

Alguém aí tem ou pretende comprar um Drone? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.